Índice

O QUE É FIBROMIALGIA?

A fibromialgia é uma doença que é diagnosticada em 2 milhões de brasileiros por ano, e se você procura informações sobre ela, leia o artigo completo a seguir.

A fibromialgia é uma condição de longo prazo que pode causar dor generalizada, “sensibilidade” emocional e insônia. Na verdade são os TENDER POINTS que são os pontos que estão na foto abaixo. Para um diagnóstico clínico o cliente precisa ter 11 pontos sensíveis dos 18 possíveis.

Tender Points

No passado, outros termos foram usados ​​para descrever a condição, incluindo reumatismo muscular e fibrosite. Inclusive, a condição pode ter sido diagnosticada erroneamente como doença articular degenerativa.

Sabemos agora que a fibromialgia não está ligada à artrite inflamatória ou degenerativa, embora os sintomas são muito semelhantes.

A fibromialgia em si não causa nenhum dano duradouro aos tecidos do corpo. No entanto, é importante manter-se o mais ativo possível para evitar o enfraquecimento dos músculos (descondicionamento), o que poderia levar a problemas secundários decorrentes do sedentarismo.

SINTOMAS CLÁSSICOS DA FIBROMIALGIA

Eu considero a tríade da fibromialgia:

  • Dor generalizada;
  • Cansaço extremo (fadiga física e mental principalmente);
  • Distúrbios de sono.

Os efeitos desses sintomas variam de pessoa para pessoa, assim como, de dia para dia. Muitas pessoas têm surtos de vez em quando, ao sentirem que os sintomas pioraram repentinamente.

As pessoas com fibromialgia costumam dizer que a fadiga é a pior parte da doença e que não conseguem pensar com clareza ou lembrar-se das coisas corretamente (em inglês chama-se “brainfog”, cuja tradução literal é “neblina no cérebro”, mas é possível entender como confusão mental).

A dor pode parecer que afeta todo o seu corpo, ou pode ser particularmente ruim em apenas algumas áreas. Entretanto, algumas pessoas acham que a dor torna-se pior em clima extremos (quente, frio ou úmido).

Outros referem o sono como a pior parte, obviamente cada um vai ter o seu ponto mais fraco.

SINTOMAS MENOS COMUNS

Sintomas menos frequentes de fibromialgia incluem:

  • Má circulação: formigamento, dormência ou inchaço nas mãos e pés;
  • Dores de cabeça;
  • Irritabilidade ou sentimento de infelicidade;
  • Sensação urgente de urinar, especialmente à noite;
  • Intestinos irritáveis ​​ou desconfortáveis, por exemplo, diarreia ou constipação e dor abdominal, às vezes, diagnosticados separadamente como síndrome do cólon irritável.

CAUSAS DA FIBROMIALGIA

Ainda não sabemos exatamente o que causa a fibromialgia, mas pesquisas sugerem que há uma interação entre fatores físicos, neurológicos e psicológicos.

A dor que sentimos é frequentemente afetada por nossas emoções e humores. Depressão ou ansiedade podem fazer a dor parecer pior. Ao mesmo tempo, sentir dor pode levar ao estresse, preocupação ou mau humor.

Geralmente, as pessoas sentem dor quando parte do corpo está danificada (como na artrite) ou sofre uma lesão física.

A dor que as pessoas com fibromialgia sentem não está diretamente relacionada por danos ou lesões na área que está doendo.

Ou seja, há um problema com o modo de como o cérebro e o sistema nervoso processam a dor daquela área.

Apesar de que, não significa que a dor será menos real, mas, como não há danos físicos evidenciados, não há uma maneira fácil de parar a dor. É por isso que a dor da fibromialgia pode ser duradoura (crônica).

Pesquisas mostram que as pessoas com fibromialgia são mais sensíveis à pressão física.

Por exemplo, o que seria uma batida simples para maioria das pessoas, pode ser extremamente doloroso para alguém com fibromialgia.

Essa sensibilidade aumentada não é totalmente compreendida, mas acredita-se que possa estar relacionada a mudanças na forma como o sistema nervoso processa a dor e a pressão.

Alguns pesquisadores mostraram que, usando exames especiais do cérebro, esses processos são alterados em pessoas com fibromialgia.

O distúrbio do sono também pode contribuir para a sensibilidade aumentada. Estudos de ondas cerebrais mostram que pessoas com fibromialgia geralmente não atingem algumas fases do sono.

Vários fatores podem levar a distúrbios do sono, como:

  • Dor derivada de uma lesão ou outra condição, como artrite;
  • Estresse no trabalho ou tensão nas relações pessoais e familiares;
  • Depressão causada por doença ou eventos infelizes.

Pessoas com fibromialgia frequentemente relatam que seus sintomas começaram após uma doença ou acidente, ou após um período de estresse emocional e ansiedade. No entanto, outros não conseguem lembrar de nenhum evento em particular que levou ao início dos sintomas.

Em um experimento em que voluntários saudáveis ​​foram acordados durante cada período de sono profundo, vários deles desenvolveram os sinais e sintomas típicos da fibromialgia.

Logo depois, uma combinação de dor, perturbação do sono e ansiedade ou depressão pode se transformar em um círculo vicioso. O sono ruim contribuirá para o cansaço grave que frequentemente acompanha a fibromialgia.

Leia mais sobre o sono CLIQUE AQUI!

CONDIÇÕES RELACIONADAS À FIBROMIALGIA

Algumas pessoas com fibromialgia relatam sofrer dos seguintes problemas:

  • Cansaço crônico (fadiga);
  • Depressão e ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Dor nas articulações;
  • Espasmos em uma ou ambas as pernas;
  • Olhos secos – às vezes o seu médico pode recomendar testes para verificar se isso é causado pela síndrome de Sjögren;
  • Síndrome do intestino irritável (SII);
  • Problemas com a articulação que conecta o maxilar ao crânio, causando dor na mandíbula e áreas próximas (desordem da articulação temporomandibular ou DTM);
  • Tiroide hipoativa (hipotireoidismo).

Os sintomas da fibromialgia são frequentemente muito semelhantes aos sintomas da síndrome da fadiga crônica (anteriormente conhecida como encefalomielite miálgica ou ME).

Ainda não está claro se as duas condições estão relacionadas. Pessoas com síndrome da fadiga crônica podem lembrar-se de uma infecção viral antes do início dos sintomas da fibromialgia. No entanto, eles podem ter menos dor do que pessoas com fibromialgia.

DIAGNÓSTICO DO PACIENTE FIBROMIÁLGICO

Os sintomas de fibromialgia variam podendo ter outras causas. E ainda, podem ser semelhantes aos de uma glândula tiróide hipoativa (hipotireoidismo) ou condições autoimunes, como artrite reumatoide.

No momento, não há exames de sangue, radiografias ou exames específicos que confirmem o diagnóstico da doença, e muitas pessoas com fibromialgia terão resultados normais em todos esses testes.

No entanto, o médico pode sugerir exames de sangue para descartar outras possíveis causas dos sintomas e, assim, apoiar o diagnóstico de fibromialgia.

Até recentemente, o diagnóstico de fibromialgia foi feito com base em pontos dolorosos específicos em certas áreas do seu corpo.

Porém, as diretrizes lançadas em 2010 recomendam que os profissionais de saúde considerem os seguintes recursos ao fazer um diagnóstico:

  • Dor generalizada com duração de três meses ou mais;
  • Fadiga e/ou acordar sentindo-se incomodado;
  • Problemas com processos de pensamento como memória e compreensão (sintomas cognitivos).

MINHA FORMA DE DIAGNÓSTICO (NÃO É A CORRETA)

Na minha opinião, o diagnóstico de fibromialgia é feito quando a pessoa sente dor no corpo todo (dor difusa e imprecisa. Nota para quem é acupunturista: “DOR DE VENTO”), dorme mal (sintoma principal: acorda cansada ou acorda e parece que não descansou ou acorda e parece que levou uma surra) e sente-se muito irritada (pavio curto e se irrita de uma forma que não consegue se controlar).

Com essa tríade nas mãos, ela vai ao médico, ou melhor aos médicos, faz muitos exames e todos dão negativo.

Mais uma vez reforço, esse é o meu diagnóstico, com essas 4 características em negrito aparecendo simultaneamente o meu “diagnóstico” de fibromialgia está feito.

TRATAMENTO PARA FIBROMIALGIA

Ainda não há cura para a fibromialgia, mas existem maneiras de gerenciar seus sintomas. O médico poderá sugerir medicamentos, porém como não há cura é interessante evitá-los com o objetivo de evitar outras queixas (como queimação no estômago ou problema no fígado e rim devido ao excesso de medicamentos).

Abaixo segue algumas técnicas (minha sugestão: teste e veja qual ou quais se sente melhor e mantenha-se nelas):

FISIOTERAPIA

A fisioterapia tradicional, que faz alguns exercícios e coloca em aparelhos aparentemente não é tão eficiente para a fibromialgia.

PILATES

O Pilates tem resultados interessantes em paciente fibromiálgicos, uma vez que ele atua com a respiração e o movimento. Isso tende a aliviar mais as dores (vale lembrar que nessa doença não há inflamação nem lesão, mas pontos mais sensíveis, chamados de TENDER POINTS).

TERAPIA MANUAL, OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA

Pessoalmente não acho que essas técnicas vão ajudar em pacientes com fibromialgia porque, como falei acima, é uma dor muscular que não é inflamação e sua causa não está na alteração da coluna vertebral.

Talvez, um ramo da osteopatia, que é a osteopatia visceral pode ajudar na fibromialgia, mas não tenho muito conhecimento sobre isso.

RPG

Uma técnica que pode ser boa ou não. Como falei, é interessante você se identificar com a técnica. Não só com a técnica, mas com o profissional também.

A causa da fibromialgia não tem relação com alteração postural, porém uma correção postural pode aliviar algumas dores musculares.

IOGA, MEDITAÇÃO OU OUTRAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Eu acho que elas são excelentes para quem tem fibromialgia. Sempre penso na tríade da fibromialgia. Portanto atuar na parte mental (que para mim também vai melhorar o sono) é fundamental. E pensando na pesquisa citada acima na qual as pessoas que ficaram sem dormir tiveram os sintomas da fibromialgia, me faz pensar que a insônia pode ser o mais importante sintoma a ser combatido.

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional é uma das profissões com maior discrepância no mundo. Na Austrália e Canadá são super reconhecidas e no Brasil alguns nunca ouviram falar.

A terapia ocupacional pode ajudá-lo a gerenciar suas atividades diárias sem aumentar sua dor ou se desgastar. Seu terapeuta ocupacional pode sugerir abordagens específicas de estimulação, mudar a maneira de trabalhar ou usar dispositivos que economizam mão-de-obra.

Se você está sofrendo no seu trabalho, seu terapeuta pode recomendar ajustes que ajudarão a facilitar sua rotina.

CLÍNICA DE DOR

São uma ótima opção porque vão focar na sua dor, sei que isso pode ter discrepância em relação ao primeiro item (fisioterapia), porém os aparelhos comuns de fisioterapia atuam na dor por meio da regeneração tecidual e diminuição da inflamação. Nas Clínicas há outros recursos.

Na fibromialgia tempos Tender points (pontos sensíveis) e não trigger points (pontos gatilho).

Um especialista em dor pode sugerir tratamentos específicos que podem ajudar a reduzí-la para que você comece as terapias de reabilitação oferecidas por outros membros da equipe.

As clínicas de dor geralmente oferecem um programa de controle da dor, geralmente em nível ambulatorial, durante vários dias ou semanas.

PSICOLOGIA

As sessões são frequentemente conduzidas por psicólogos que podem ajudá-lo a desenvolver maneiras de lidar com a dor e a ansiedade que ela pode causar. Também acredito ser fundamental para o paciente fibromiálgico.

EXERCÍCIOS

Se você está com dor, seu instinto pode ser evitar o exercício, mas a falta de atividade pode levar a problemas secundários à medida que os músculos enfraquecem.

Ou seja, manter-se ativo, com uma combinação de atividade aeróbica e exercícios para melhorar sua flexibilidade, ajudará a evitar que isso aconteça.

O exercício também pode ajudá-lo a ter um boa noite de sono e diminuição do stress.

A natação é especialmente recomendada para pessoas com fibromialgia, mas caminhar e andar de bicicleta também são benéficos. Enfim, vale o que você gosta.

Construa o seu exercício a um ritmo que você possa enfrentar e seja paciente. Faça no seu ritmo e aumente progressivamente.

Você pode achar que a dor e o cansaço se tornam piores quando começa a exercitar os músculos que não foram usados ​​por um tempo.

Tente fazer a mesma quantidade de exercício todos os dias para que você construa seu músculo com força e resistência. Aumente seu exercício pouco a pouco e assim, também melhorará sua aptidão e flexibilidade.

MOVIMENTO CERTO

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

TAI CHI CHUAN, LIAN GONG, QI GONG

Exercícios orientais também são uma ótima opção porque são feitos com movimentos lentos associados à respiração.

MASSAGEM

A massagem é uma boa opção quando a pessoa suporta a dor. Eu recomendo que seja feita uma massagem leve, podendo ser uma massagem relaxante ou até uma drenagem linfática.

ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma ótima opção por trabalhar na tríade sono, insônia e dor. Eu já tive ótimos resultados com uma paciente que atendi com acupuntura no início da carreira.

AURICULOTERAPIA

A Auriculoterapia também atua na tríade da fibromialgia, ou seja, a Auriculoterapia vai atuar diminuindo a dor, melhorando a qualidade do sono e atuando no emocional do paciente.

Eu acredito muito que todos os pacientes com fibromialgia deveriam receber Auriculoterapia porque é uma técnica de aplicação rápida, muito eficiente e controla de forma surpreendente o seu emocional.

Como a Fibromialgia não tem cura, o seu controle deve ser constante, por isso acho interessante até que ou o paciente com fibromialgia ou alguém próximo aprenda Auriculoterapia para aplicar semanalmente. É um investimento que vale a pena não só pelo retorno finaceiro (economizar com o profissional), mas pela melhora da qualidade de vida do paciente!

Para saber mais sobre Auriculoterapia, inscreva-se no link acima para saber como aprender Auriculoterapia comigo no meu Curso Online de Auriculoterapia.

VIDA SOCIAL

Essa é a parte que eu considero fundamental não só para quem tem fibromialgia, mas para todos nós.

Fazer algo que lhe dê prazer, com pessoas que gosta e fazer isso sempre é uma obrigação e isso diminui as dores e demais sintomas dos fibromiálgicos.

ESTUDO DE CASO DE FIBROMIALGIA: A HISTÓRIA DE MARIA

Esse caso não é meu, o autor está no link no final desse artigo

Maria foi diagnosticada com fibromialgia em 2012 com sintomas, principalmente nas costas, pescoço e pés, por muitos anos.

Ela se sente desapontada por ter demorado tanto para obter um diagnóstico formal e para encontrar a melhor combinação de tratamentos.

Maria admite que tem altos e baixos com sua condição: “Eu tive que aceitar que minha vida mudou”, ela diz. Maria acha que essa é a chave para aprender a controlar a condição, mesmo que ela ainda precise de medicamentos às vezes para ajudá-la a passar por uma fase ruim.

“Eu tenho muita sorte que minha família e meu marido em particular são realmente compreensíveis ​​- e meu filho mais novo também, embora às vezes ele ache difícil entender por que nem sempre podemos fazer todas as coisas que gostaríamos juntos. Às vezes, tudo se resume a uma escolha entre sair e confiar nas minhas bengalas ou não sair de jeito nenhum. Mas à medida que cresce, ele começa a entender um pouco mais o tempo todo.’’

A fibromialgia de Maria foi diagnosticada por um especialista em dores – o segundo que ela havia visto – que sugeriu um programa de controle da dor. “Esses programas são fantásticos“, diz ela.

‘’ É muito fácil ficar isolado com essa condição, especialmente se você tiver que cancelar eventos sociais por causa disso. Conversar com outras pessoas que passaram por experiências semelhantes, que realmente entendem os problemas que você enfrenta, ajuda muito’’.

Maria está tão entusiasmada com os programas de controle da dor que se tornou uma professora voluntária.

‘’É tão bom ver pessoas nos cursos crescerem e seguirem em frente com suas vidas. Os cursos também são um bom local para você receber dicas sobre alimentação e exercícios saudáveis ​​- coisas que você não pensaria necessariamente se estivesse em casa se sentindo mal.’’

Falar sobre a condição às vezes pode trazer outros benefícios também:

“Eu fui muito aberto com a escola do meu filho sobre as dificuldades que minha fibromialgia causa – e eles têm sido muito bons em me deixar estacionar na escola quando eu for buscá-lo.’’’

Fadiga é muitas vezes o pior aspecto da fibromialgia para Maria e isso foi especialmente desafiador quando seu filho era mais jovem.

Maria diz que não dormiu bem por muitos anos e isso, sem dúvida, contribuiu para o esgotamento absoluto que ela experimentou às vezes. Contudo, ela diz que descobriu que as técnicas de relaxamento realmente a ajudaram a controlar o estresse.

Maria incentivaria fortemente qualquer pessoa com fibromialgia a considerar um programa de controle da dor:

“Não acho que haja conhecimento suficiente sobre a disponibilidade desses cursos, e é uma pena que os cursos às vezes precisem ser cancelados por falta de referências”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo tratamos de mencionar algumas informações, bem como, de relacioná-las a fibromialgia, que são necessariamente importantes: a dor, a questão psicológica e a insônia.

Tão importante quanto investigar uma causa física da dor, é também de tratar e a mente.

Visto que, algumas dores surgem após algum ‘’trauma’’, é interessante se auto avaliar e seguir orientação médica para acompanhamento psicológico, com o objetivo de investigar a causa, e substituir certos hábitos negativos, por prática de esportes, grupos sociais com ou sem aspectos em comum entre outras atividades.

Enfim, um corpo saudável, tem uma mente saudável e está sempre em constante movimento. Consulte um profissional e obtenha informações para mais qualidade de vida.

Fonte: https://www.versusarthritis.org/about-arthritis/conditions/fibromyalgia/

Traduzido e editado por:  Thiago Nishida.

Comentário