Índice

O QUE É MIELOPATIA?

A mielopatia é uma lesão da medula espinhal devido à compressão que pode resultar de trauma, estenose congênita, câncer, doença degenerativa ou hérnia de disco.

A medula espinhal é um grupo de nervos alojados dentro da coluna que percorre quase todo o seu comprimento.

Quando qualquer parte da medula espinhal se torna comprimida, os sintomas resultantes são conhecidos como mielopatia.

Em vermelho na foto, vê-se a Medula espinhal, em azul o sistema nervoso periférico, ou seja, quando essa parte em vermelho é comprimida, o nome dessa patologia é mielopatia.


https://sites.google.com/site/functionsofthehumanbodysystems/our-story-2/about-the-bride

 MIELOPATIA VERSUS MIOPATIA

A miopatia é um distúrbio muscular e não deve ser confundida com mielopatia, que tem a ver com danos nos nervos, dentro da medula espinhal.

MIELOPATIA VERSUS RADICULOPATIA

A mielopatia pode às vezes ser acompanhada por radiculopatia. Radiculopatia é o termo usado para descrever a compressão das raízes nervosas à medida que elas saem da medula espinhal ou atravessam o disco intervertebral, em vez da compressão da própria medula.

Na foto acima, quando a parte comprometida do sistema nervoso central é o que está em vermelho, é MIELOPATIA, quando é a parte em azul é radiculopatia.

TIPOS DE MIELOPATIA

Essa doença pode ocorrer em qualquer área da coluna e tem um nome diferente dependendo de onde aparece.

Mielopatia Cervical

É a forma mais comum e ocorre no pescoço. A dor cervical é um dos sintomas da mielopatia cervical (clique aqui para saber sobre dor cervical), mas nem todos os pacientes sentem a dor cervical, abaixo vai ter os sintomas…

Mielopatia Torácica:

Afeta a coluna torácica, ou seja, na região média da coluna. A medula espinhal nessa área normalmente é comprimida devido a discos protuberantes ou herniados, esporões ósseos ou traumatismo da coluna vertebral (Clique aqui e leia sobre a coluna torácica).

Mielopatia Lombar:

A lombar é uma condição rara porque, na maioria das pessoas, a medula espinhal termina na parte superior da coluna lombar. No entanto, se a medula espinhal estiver baixa, ela pode ser afetada por mielopatia lombar (Clique aqui e leia mais sobre a DOR LOMBAR).

CAUSAS DA MIELOPATIA 

À medida que envelhece, a inflamação, a artrite, os esporões ósseos (que na coluna vertebral chama-se bico de papagaio) e o achatamento dos discos espinhais entre as vértebras podem pressionar a medula espinhal e as raízes nervosas.

A mielopatia tipicamente se desenvolve lentamente como resultado da degeneração gradual da coluna (espondilose), mas também pode assumir uma forma aguda ou se originar de uma deformidade da coluna presente no nascimento.

  • São condições degenerativas da coluna vertebral, como a estenose espinhal, um estreitamento das passagens ósseas da coluna através das quais a medula espinhal e as raízes nervosas viajam.
  • Hérnias discais centrais também podem resultar em compressão na medula espinhal, levando ao desenvolvimento de mielopatia.
  • Distúrbios autoimunes, como a artrite reumatoide na coluna, também podem levar a alterações degenerativas nas vértebras que resultam em compressão da medula espinhal e mielopatia.
  • Cistos, hematomas e tumores da coluna vertebral, incluindo câncer ósseo, também podem pressionar a medula espinhal e levar à doença.
  • A mielopatia aguda pode se desenvolver rapidamente como resultado de uma lesão medular, infecção espinhal, doença inflamatória, radioterapia ou distúrbios neurológicos.

Abaixo está um exemplo de como uma hérnia de disco pode pressionar a medula espinhal, levando à doença.

Mielopatia por Hérnia

Uma ilustração de como uma hérnia de disco pode exercer pressão sobre a medula espinhal, resultando em mielopatia

SINTOMAS DE MIELOPATIA

Quando a medula espinhal é comprimida ou lesionada, pode causar perda de sensibilidade, perda de função e dor ou desconforto na área, ou abaixo do ponto de compressão.

  • Dor nos membros (braços ou pernas) e na coluna (cervical ou lombar);
  • Formigamento, dormência ou fraqueza;
  • Dificuldade com habilidades motoras finas, como escrever ou abotoar uma camisa;
  • Reflexos aumentados em extremidades (isso é detectado pelo médico ou fisioterapeuta naquele exame neurológico na qual ele martela o joelho ou outra articulação e o membro move-se sozinho) ou o desenvolvimento de reflexos anormais;
  • Dificuldade para andar;
  • Perda de controle urinário ou intestinal;
  • Questões com equilíbrio e coordenação;

Os sintomas exatos dependerão de onde a doença está na coluna vertebral. Por exemplo, é provável que a mielopatia cervical tenha sintomas no pescoço e nos braços.

DIAGNÓSTICO

Os sintomas não são exclusivos dessa condição. O seu médico pode recomendar os seguintes exames para fechar o diagnóstico de mielopatia.

  • Um raio-X para descartar outros problemas;
  • Uma ressonância magnética para uma visão detalhada da coluna vertebral e do canal vertebral, que pode mostrar áreas de estenose;

A mielografia usa um material de contraste e uma forma em tempo real de uma radiografia chamada fluoroscopia para revelar anormalidades da medula espinhal.

A eletroneuromiografia mostra como seus nervos estão funcionando. Este teste mede como a estimulação nervosa em uma mão, braço, perna ou pé está se conectando através da medula espinhal ao cérebro.

O diagnóstico em si pode ser comunicado a você pelo seu médico de várias maneiras diferentes. Às vezes, a mielopatia é adicionada no final de outra condição subjacente para indicar o envolvimento da medula espinhal.

Por exemplo, seu médico pode dizer que você tem estenose cervical ou distúrbio de disco torácico com mielopatia. Da mesma forma, se a medula espinhal não estiver envolvida, seu diagnóstico pode ser dito sem mielopatia, como no disco intervertebral lombar deslocado sem a doença.

Se a mielopatia é uma complicação de outra doença, seu médico pode se referir a ela nos termos dessa doença. Por exemplo, a mielopatia diabética significa que a medula espinhal foi danificada devido ao diabetes. Mielopatia carcinomatosa significa que a medula espinhal sofreu danos devido a um carcinoma.

TRATAMENTO DE MIELOPATIA

O tratamento depende das causas da mielopatia. No entanto, em alguns casos, a causa pode ser irreversível, de modo que o tratamento só pode ajudar a aliviar os sintomas ou retardar a progressão desse distúrbio.

TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO

O tratamento não cirúrgico para mielopatia pode incluir fisioterapia e medicação. A fisioterapia visa restabelecer a mielopatia pelo posicionamento mais adequado das vértebras afetadas, reduzir a dor e ajudar você a retornar às suas atividades diárias.

Se for uma fisioterapia bem feita e se for uma mielopatia leve, seus sintomas não vão progredir e o paciente aprende a conviver com a doença sem problema.

Se você notar a progressão de seus sintomas, fale com o seu médico assim que possível.

Parte da progressão pode ser irreversível mesmo com o tratamento, e é por isso que é importante interromper qualquer progressão quando identificada nos estágios leves.

TRATAMENTO CIRÚRGICO 

Cirurgia de descompressão vertebral é um tratamento comum para aliviar a pressão na medula espinhal. Uma cirurgia também pode ser usada para remover esporões ósseos ou hérnias de disco, se eles forem a causa da doença.

Para mielopatia avançada causada por estenose, seu médico pode recomendar um procedimento cirúrgico para aumentar o espaço do canal da sua medula espinhal.

Este é um procedimento que restringe o movimento, o que significa que a medula espinhal vai ter espaço, mas o seu pescoço vai ter menos mobilidade.

Uma alternativa é a descompressão e a fusão espinhal que podem ser feitas anteriormente (pela frente) ou posteriormente (pelas costas). Durante a fusão espinhal, as vértebras são fundidas para eliminar o movimento no segmento afetado da coluna.

A cirurgia minimamente invasiva da coluna pode oferecer alívio com menor risco de complicações e uma recuperação potencialmente mais rápida do que os procedimentos convencionais de cirurgia aberta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Casos de mielopatia pedem uma boa avaliação médica, visto que, na maioria dos casos o tratamento indicado é a cirurgia, requer um profissional qualificado para o sucesso do procedimento e melhor condições de vida ao paciente.

Mas a fisioterapia bem feita, com técnicas como o RPG e Terapia Manual podem ajudar e te fazer não ir para o centro cirúrgico. Porém sempre é importante ficar atento que a cirurgia pode ser invevitável.

O seu fisioterapeuta vai lhe fornecer uma combinação de exercícios, terapia manual e mudanças no estilo de vida.

São bem vindos também, os tratamentos com calor e frio, injeções ou medicação oral podem ajudar você a controlar a dor.

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida.

Fonte: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/myelopathy

Comentário