Índice

DOR CERVICAL – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Muitas pessoas visitam seus médicos a cada ano apenas devido à cervicalgia ou cervicobraquialgia, conhecida também como dor cervical. A dor pode ser fraca até uma condição grave em que não se consegue virar a cabeça de lado a lado.

E pode ser uma dor aguda no pescoço que pode solucionar por si, mas de outra forma, pode progredir para uma condição médica mais grave.

CONCEITO DE DOR CERVICAL

O termo dor cervical é usado para descrever a dor no pescoço e região dos ombros. E veio do termo do latim “cervic” que significa pescoço e a palavra grega “algos” que significa dor.
É também outra forma de descrever o desconforto intenso da região da espinha cervical que não irradia para fora. Quando a pessoa sofre desta condição, pode causar uma dor aguda mesmo quando passivamente move a cabeça, mas quando relaxa, a dor começará a desaparecer. Segundo American Chiropractic Association, a cervicalgia ocorre mais para mulheres do que para homens.
E pode ser classificada em 2 grupos diferentes como pela gravidade da dor:
– cervicalgia aguda, também conhecida como dor de pescoço aguda
– cervicalgia crônica, também conhecida como dor de pescoço crônica

A cervicalgia aguda é uma forma severa de dor no pescoço que aparece subitamente e forte. E exige atenção médica imediata. O paciente sente dor severa no pescoço que pode irradiar para os ombros e braços. Este tipo de dor dura por tempo prolongado e é muito debilitante.

Geralmente é causado pela hérnia de disco ou por nervo comprimido na região do pescoço que desencadeia dor maçante na região do pescoço que irradia para o ombro e braço correspondente.

CAUSAS DA DOR CERVICAL

Algumas das razões de as pessoas serem diagnosticadas com dor de pescoço aguda ou crônica são como segue:
– Ferimento ou um acidente
A cervicalgia pode ser resultado usual de alguém que foi ferido ou esteve em um acidente, especialmente aqueles envolvidos em acidentes de carro.

LESÕES CERVICAIS

Estas lesões levam à dor no pescoço. As lesões cervicais são comumente vistas em acidentes de carro. A pancada súbita durante o acidente causa hiper flexão da cabeça imediatamente seguida por hiper extensão, o que leva à lesão de pescoço resultando em cervicalgia. O paciente muitas vezes sente dor severa e rigidez após as lesões cervicais e precisa de atenção médica imediata.

LESÕES DE ESPORTE

Este tipo de lesão pode causar dilaceração microscópica nos músculos do pescoço que pode levar à inflamação, inchaço e rigidez. Às vezes, estas são curadas ao longo do tempo por descansar, mas muitas vezes causa dor crônica de pescoço.

TRABALHAR MUITO 

Sentar-se em uma cadeira por muito tempo pode causar dor de pescoço e das costas. É importante saber como fazer uma pausa adequada de vez em quando no ambiente de trabalho. Porque, do contrário, isso vai impactar em dor no pescoço e costas. Aqueles que passam muito tempo fazendo trabalho sentado e em que o trabalho demanda sentar-se por longas horas devem ter atenção para o fator ergonômico para evitar a dor no pescoço.

POSIÇÃO ERRADA PARA DORMIR

Dormir sobre o estômago pode aumentar o estresse sobre os músculos do pescoço. Se dormir nesta posição por longas horas, então os músculos do pescoço começarão a doer e pode ficar apertados. Dormir sobre as costas com um bom travesseiro que oferece amortecimento suficiente para a cabeça é uma solução.

STRESS 

O estresse é uma das causas comuns para dor no pescoço. O estresse gera músculos rígidos e com pressão nos ombros e pescoço. As pessoas estão sempre inconscientes em endurecer seus músculos nesta área levando à dor de pescoço. Assim, para evitar a dor de pescoço, se livrar do estresse, rir mais e viver uma vida saudável é o indicado.

ENVELHECIMENTO

Envelhecer é uma causa comum de muitas doenças degenerativas do osso como osteoartrite. Esta doença leva à dor de pescoço crônica. A osteoartrite, estenose espinhal e distúrbios de disco degenerativos são causa comum de dor de pescoço em idade avançada. E pode também causar dor irradiante para o ombro e sensação de formigamento nos braços. Além da perda natural de massa muscular, que diminui a estabilidade do pescoço.

PESCOÇO DOLORIDO E TENSO

Como afirmado, os músculos do pescoço estão mantendo a cabeça equilibrada. Mas quando o músculo está sendo contraído e muito usado, pode causar dor. Esta dor levará eventualmente à dor de pescoço. Isso acontece com uma frequência alta porque há um músculo mais forte que o outro, o que gera um desequilíbrio muscular e pode acarretar em um pinçamento do plexo braquial (conjunto de nervos que iniciam no pescoço e “nutrem” os braços)

SINTOMAS DA DOR CERVICAL

A dor de pescoço localizada é um sintoma importante de dor cervical. A gravidade da dor varia em condição diferente, já que uma pessoa pode sentir o “pescoço rígido” enquanto algum paciente pode sofrer de dor severa que não permite virar a cabeça de um lado para outro.

Isso especialmente por causa dos músculos rígidos e doloridos no pescoço. Alguns pacientes referem esta dor de pescoço como “torcicolo no pescoço”. Estas dores de pescoço podem aumentar quando mover a cabeça subitamente e desaparecer conforme descansar e relaxar os músculos do pescoço.

Em alguns casos, esta dor no pescoço e desconforto até se estendem para a parte superior das costas, deixando a região sensível. A rigidez, dor e desconforto geral ou localizado dos músculos do pescoço têm denominação como sintomas de cervicalgia clássica. Uma pessoa pode também sentir sensação de queimação na região do pescoço e dor de cabeça.

É fácil dizer quando se tem dor cervical. Um sintoma comum e “ter o puxão/fisgada”. O puxão é uma dor súbita ou solavanco que sente no pescoço. É difícil virar a cabeça e os músculos estão tensos também. Os sintomas da dor cervical também incluem ter uma sensação de queimação na região superior das costas e inferior, pescoço rígido, dor de cabeça, tontura, náusea, transpiração noturna e visão borrada.

Veja um case de tontura devido a um problema na coluna cervical

É possível também verificar se está sentindo rigidez nos músculos e sentir o estalo no pescoço. Estes sintomas podem ser simples e fáceis de ignorar, mas a orientação é não ignorar. O ideal é visitar o médico ou um bom fisioterapeuta.

TRATAMENTO DA DOR CERVICAL

O tratamento para dor no pescoço depende da causa. Para a grande maioria das pessoas, a dor de pescoço pode ser tratada de forma conservativa. As recomendações que ajudam aliviar sintomas incluem aplicar calor ou frio. Outros tratamentos comuns poderiam incluir medicamento, treino de mecanismos corporais, reforma ergonômica, e fisioterapia.
Há tratamentos especiais para o tipo de dor cervical que está sentindo. E tudo depende da causa e dor de pescoço. O que não pode acontecer é não tratar. Há também remédios caseiros para ajudar a curar se for um simples caso de tensão. O melhor a fazer se sentir e passar pelos sintomas da dor cervical é visitar o médico e discutir a melhor maneira de seguir a partir daí.
É sempre importante buscar opinião do especialista. Saber o motivo de sofrer de tal condição pode ser explicado pelos quiropratas. Ao visitar um quiroprata, este vai fazer exame do pescoço e das costas. E também indicará a uma terapia de gelo e calor dependendo do que precisar. Além disso, exercícios simples para relaxar os músculos.
Em casa, é possível também tratar cervicalgia através destes remédios caseiros eficazes abaixo:

AURICULOTERAPIA

Faça você mesmo, tente fazer Auriculoterapia com apenas um lápis, veja o vídeo abaixo:

RELAXAMENTO

Quando estiver estressado e sentindo peso na cabeça, pode ser apenas uma dor simples de pescoço. Tentar relaxar os músculos e se exercitar.

TERAPIA DE GELO (CRIOTERAPIA)

Quando tiver uma lesão, é possível optar por tentar colocar gelo no pescoço. Mas novamente, as lesões são cruciais. É necessário visitar um médico tão cedo para verificar.

COLAR CERVICAL OU IMOBILIZAÇÃO

Se desejar cura completa e estar livre de estresse, é possível comprar e colocar um colar cervical. E será colocado no pescoço, desta forma, o pescoço pode totalmente relaxar com uma grande melhora onde há dor.

ANALGÉSICOS

A dor no pescoço pode também ser inicialmente tratada através de analgésicos. E pode reduzir a dor, mas não sumirá imediatamente. Massagear os músculos do pescoço é uma forma de começar. Se estiver muito dolorido, não o fazer. É possível colocar uma almofada de calor no pescoço para reduzir o inchaço e dor.

EXERCÍCIOS (CASE DE SUCESSO)

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

PREVENÇÃO DA DOR CERVICAL

A prevenção é sempre melhor que a cura. Algumas maneiras fáceis para tentar em casa na prevenção de dor cervical:

– Certificar-se de usar uma cadeira que tenha suporte para as costas. Na generalidade, a dor cervical é por causa do uso excessivo dos músculos do pescoço. É necessário sentar-se de modo confortável e ter atenção para trabalhar ou digitar com as mãos não esticadas. O segredo é cadeira e postura adequada.

– Tentar exercitar o pescoço e músculos das costas tanto quanto possível. Quando estressado, tentar balançar as mãos e fazer exercício simples também.

– A melhor coisa a fazer é visitar o médico e ver que tipo de atitude se pode fazer para prevenção do problema que perturba.

Comentário