Índice

SINTOMAS DE PROTRUSÃO DE DISCO E TRATAMENTO

Protusão Discal

Primeiramente, alguns sinônimos de protusão do disco: protusão discal da coluna vertebral ou “disco deslizado”).

Confira a seguir, o que é a protusão discal, sintomas e diagnóstico para este problema.

ANATOMIA

Os discos espinhais ou intervertebrais permitem o movimento entre as vértebras da coluna vertebral.

Eles têm um centro móvel macio e uma parede que consiste de cerca de 26 camadas.

Fonte:
https://youmemindbody.com/injuries/l5-s1-disc-protrusion

Na realidade, o termo protusão discal ou disco deslizado é “genérico” para uma variedade de problemas de disco. Uma Hérnia de Disco pode ser considerada uma protusão discal.

Ou seja, onde uma parte da parede do disco se enfraquece e incha ou finalmente se rompe com o “Núcleo Pulposo” estendendo-se para trás na coluna vertebral.

Normalmente, a parede do disco estica causando uma protuberância no disco (saliência), mas o disco rompido pode ser extraído ou um fragmento pode se separar do próprio disco quando é denominado “sequestrum disc” ou Disco Sequestrado, Nesse caso o núcleo pulposo invade o canal medular gerando “duas dores”, uma devida à compressão no nervo e outra devido às substâncias químicas do núcleo pulposo em contato com a medula.

LOCAL DA DOR NA PROTUSÃO DISCAL

Uma protuberância do disco pode ocorrer em qualquer lugar da coluna vertebral, ou seja, pode surgir no pescoço (coluna cervical), parte posterior do peito (coluna torácica) ou parte inferior das costas (coluna lombar) (Clique aqui e saiba mais sobre a coluna vertebral).

Os profissionais da saúde sempre usam essa terminologia para garantir precisão a fim de evitar erros de interpretação.

COMO UMA PROTRUSÃO DE DISCO É DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico é bastante difícil porque o importante é achar a CAUSA da DOR! Nesse caso é saber se a vértebra com a protusão discal é realmente a causadora da dor.

Visto que, se baseia em padrões de distribuição de dor relacionados aos níveis de disco baseados em deduções feitas a partir de fontes inertes, tais como:

  • Raios-x;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • EMGS (estudos de transmissão elétrica nos membros).

A maioria dos pacientes tem múltiplas fontes potenciais de irritação nervosa ou mesmo compressão em seus exames – mas qual é a CAUSA VERDADEIRA da dor?

O médico deve coletar todas as informações dos exames, somar à avaliação física e uma anamnese detalhada e com isso vai fechar o diagnóstico e concluir qual o melhor tratamento.

PROTUSÃO DE DISCO NA COLUNA LOMBAR

Combinações de dor na parte inferior das costas, nádegas, virilha ou perna podem surgir tanto da irritação no próprio disco ou quando o disco causa irritação física dos nervos adjacentes.

A dor, que quando se espalha abaixo do glúteo (região ciática), ocorre quando a protusão discal ou o “disco deslocado” pressiona um nervo na coluna lombar.

Isso pode causar dormência ou formigamento na perna e estar associado a fraqueza, como “pé caído” (dificuldade para levantar os dedos e o pé para cima) ou fraqueza ao empurrar com o pé (como ficar na ponta do pé).

Sabe-se que a pressão superficial em um nervo causa dor na região local da coluna.

A dor referida no braço, peito, flanco ou perna só ocorre quando a compressão afeta os elementos mais profundos do nervo (“mais profundos” entende-se como mais próximo da raiz nervosa).

Saiba mais sobre DOR LOMBAR clicando aqui

PROTUSÃO DE DISCO E A DOR NA REGIÃO DO PESCOÇO?

Dor no pescoço, dores de cabeça e dor no rosto, ombros, braços e mãos podem ser criados quando a Protusão Discal ou “Slipped Disc” pressiona os nervos do pescoço.

 À medida que a compressão aumenta, isso pode causar dormência ou “formigamento” na face, ombro, braço ou mão e pode estar associado à fraqueza dos movimentos do ombro, cotovelo, punho ou mão.

Qualquer um desses sintomas, ou uma combinação deles, pode indicar a presença de uma protusão de disco (clique aqui para saber mais sobre DOR CERVICAL).

PROTUSÃO DISCAL: A DOR É NO PEITO OU NO ABDÔMEN?

A dor que se irradia em volta de um ou dos dois lados do tórax, flanco ou abdome pode estar surgindo de uma protusão de disco ou “disco deslizado” na coluna torácica.

Tem que ser diferenciado de problemas pulmonares normalmente provocados por respirar profundamente, de nervo intercostal (uma lesão do nervo entre as costelas que também provocam dor na inspiração) e queixas viscerais como dor no estômago.

À medida que a compressão aumenta, isso pode causar dormência ou formigamento ao redor da caixa torácica ou irradiar para próximo do umbigo.

Qualquer um desses sintomas, ou uma combinação deles, pode indicar a presença de uma protusão de disco.

COMO É TRATADO O “PRIMEIRO ATAQUE” (COMO É O INÍCIO DO TRATAMENTO)?

Os principais sintomas decorrentes do primeiro ataque geralmente se estabelecem nas primeiras 6 semanas e metade do restante geralmente se acalma nas próximas 6 semanas.

O tratamento durante este período é focado na redução da irritação prescrevendo:

MEDICAMENTOS

Medicamentos anti-inflamatórios (Esteroides ou terapia anti-inflamatória não-esteroide – ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno ou acetamcina), controle da dor com paracetamol e codeína separada.

FISIOTERAPIA

Correção postural, exercícios de equilíbrio muscular e exercícios de estabilização. As técnicas mais indicadas são: Acupuntura, Auriculoterapia, RPG, Pilates, Terapia Manual, Osteopatia, Quiropraxia e Massoterapia são indicadas.

AURICULOTERAPIA

TERAPIAS E TRATAMENTOS PARA PROTUSÃO DISCAL

Como as crises consecutivas da protusão discal são tratados?

Ataques repetidos ou sintomas duradouros necessitam de tratamento mais radical, e estes podem ser agrupados em três vias de tratamento;

  • Tratamento Conservador;
  • Cirurgia Aberta Convencional;
  • Cirurgia Endoscópica Minimamente Invasiva da Coluna.

A tratamento conservador consiste em fisioterapia, medicamentos e injeções de Bloqueio da Raiz Nervosa, conhecidas como infiltrações.

Além disso, um estilo de vida restrito em um primeiro momento, porém com um aumento das atividades até que não tenha praticamente nenhuma restrição.

MOVIMENTO CERTO

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

A Cirurgia Aberta Convencional, apresenta maior risco que a terapia conservadora e não pode garantir sucesso. As opções cirúrgicas estão tabuladas abaixo e os detalhes desses tratamentos podem ser explorados através da lista à direita.

A Cirurgia Endoscópica Minimamente Invasiva da Coluna (Foraminoplastia) tem mostrado resultados encorajadores em mais de 80% das 4.950 foraminoplastias realizadas na Fundação da Coluna Vertebral.

Como resultado de 10 anos de foraminoplastia, 72% foram bem-sucedidos. 50% deste grupo sofria de cirurgia lombar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devido a protusão discal, ser um termo genérico é cabível orientação médica especializada para que o tratamento seja adequado, a fim de garantir bons resultados e qualidade de vida satisfatória.

Contudo se ainda houver dúvidas, procure (se possível) uma segunda opinião profissional médica e inicie o tratamento conservador o quanto antes com um bom profissional.

Fontes: https://www.spinal-foundation.org/conditions/disc-protrusion-symptoms-and-treatment http://larryfrolich.com/anatomyphysiologyone/NervousSystemOverall/NervousSystemOverallHome2.htm

Traduzido por: Thiago Nishida

Comentário