Índice

HIPERLORDOSE PROVOCA DOR LOMBAR?

Algumas pessoas que sofrem de hiperlordose me perguntam sobre dor na lombar, e pensando nisto, criamos este artigo para esclarecer as dúvidas sobre hiperlordose e dor na região da lombar.

A princípio, a hiperlordose lombar é definida como uma curvatura anterior excessiva na região lombar da coluna vertebral.

Esse vídeo vai ilustrar bem o que é uma Hiperlordose Lombar.

Ou seja, estas duas regiões da coluna vertebral são notadas por terem uma curva natural, mas por vezes estas curvas tornam-se exageradas, mais frequentemente na região lombar.  

O QUE CAUSA HIPERLORDOSE?

Hiperlordose Lombar

A hiperlordose é, na maioria das vezes, causada por uma única condição:

A principal causa é de natureza muscular. Os músculos que cercam a área afetada fazem com que os ossos sejam retirados do alinhamento a um grau em que a curvatura normal se torna exagerada.

A consequência da principal causa da hiperlordose são mudanças estruturais reais nos discos ou ossos da coluna. Normalmente essa é uma consequência da principal (citada acima), ou seja, se você não cuidar da sua coluna, a sua curvatura vai se tornar praticamente irreversível e isso pode provocar muitas dores e outras complicações.

Não apenas estas causas, há outras a serem relacionadas:

SALTO ALTO

Um exemplo é o uso de salto alto. Ao ficar de salto alto a pessoa fica na “ponta dos pés” e isso joga o centro de gravidade para frente e, obviamente, para a mulher não cair, ela joga o tronco para trás, aumentando a lordose lombar, que vai receber o nome de Hiperlordose lombar.

Fonte:
http://www.melbourneosteopathycentre.com.au

Salto alto também causa dor na lombar

SEDENTARISMO

Um estilo de vida sedentário também é um fator significativo, especialmente para aqueles que passam muito tempo sentados, como motoristas de caminhão ou ônibus e funcionários de escritório.

Tanto o excesso de peso como o fraco tônus muscular devido à falta de exercício, fazem com que os músculos da região lombar se contraiam excessivamente por períodos prolongados de tempo, na tentativa de fornecer apoio e estabilização à coluna vertebral.

Os músculos gradualmente afastam a coluna do alinhamento normal, resultando em uma curva excessiva.

OBESIDADE

Muitas pessoas têm hiperlordose lombar devido a músculos abdominais fracos e obesidade, onde o excesso de gordura é encontrado residindo principalmente na região abdominal e nádegas.

OSTEOPOROSE

Algumas condições que podem agravar a estrutura da coluna vertebral são a osteoporose (enfraquecimento dos ossos com a idade), uma doença que causa a diminuição da densidade óssea. Só a osteoporose em si não provoca Hiperlordose, porém uma pessoa com hiperlordose e osteoporose tem mais chance de sofrer microfraturas, aí sim vai doer…

HEREDITARIEDADE

Algumas raças tem mais tendência a ter hiperlordose. A raça negra é a que mais tem hiperlordose e os amarelos são os que tem mais hipolordose (cujo nome mais popular é retificação lombar).

AGRAVAMENTO DA HIPERLORDOSE

HIPERCIFOSE

A Hipercifose é uma curvatura externa excessiva na parte superior das costas, clique aqui e saiba mais)

ESPONDILOLISTESE

Uma pessoa com hiperlordose também tente a provocar a espondilolistese.

A espondilolistese é uma condição em que uma ou duas vértebras da coluna vertebral saem da sua posição normal. Não é necessário falar que uma vértebra fora do lugar vai provocar dor.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO:

  • Dor na Coluna Lombar;
  • Formigamento ou dormência;
  • Dores na bexiga ou no intestino;

Acima citei alguns dos sintomas das Red Flags. Para saber sobre todas as RED FLAGs, clique aqui.

O médico pode inicialmente prescrever medicamentos com o intuito de aliviar a dor e inflamação. Mas um tratamento a longo prazo será necessário para reverter ou, pelo menos, evitar um aumento da curvatura.

MELHORES TRATAMENTOS

Fiz uma lista dos melhores tratamentos para Hiperlordose lombar baseado nas minhas impressões. Está na ordem dos mais eficazes para os menos eficazes.

EXERCÍCIO FÍSICO

Atividades físicas no geral vão fazer bem para pacientes com hiperlordose. Praticamente todas as atividades físicas vão trazer benefício para quem tem hiperlordose. Vale lembrar que o paciente deve saber o seu limite e respeitar a dor.

Se você tem Hiperlordose Lombar, sugiro também que faça os exercícios do APP Movimento Certo (clique aqui e baixe-o)Procure por “DOR LOMBAR” e siga as instruções do APP que sua dor vai aliviar.

RPG

O RPG com certeza é um forte indicativo para Hiperlordose Lombar e acredito ser uma das melhores soluções para isso. Geralmente não é uma atividade muito agradável, mas dependendo da sua afinidade com o profissional é possível fazer um manutenção quinzenal ou mensal e viver sem dor alguma.

PILATES

O Pilates também é uma ótima opção para quem tem Hiperlordose Lombar. Os exercícios, quando bem elaborados, promovem um equilíbrio muscular na região lombar que também vai lhe permitir viver sem dor.

FISIOTERAPIA

O tratamento provavelmente incluirá um plano exercício e alongamentos, projetados para alongar e fortalecer as regiões abdominal, do quadril e das nádegas e melhorar a postura.

MASSAGEM

A massagem é um excelente coadjuvante para quem tem hiperlordose. Uma coisa pouco percebida é que a massagem, quando bem feita, consegue fornecer uma diminuição no tônus muscular da musculatura mais “contraída”. No caso da coluna vertebral é, na minha opinião, a maneira mais eficaz! Veja esse vídeo onde explico exatamente o por que! Está no tempo certo já.

Porém a massagem, por si só, não vai resolver o problema!

QUIROPRAXIA

A Quiropraxia é também uma boa técnica para hiperlordose, mas acredito que seria mais indicada para uma pessoa com dor na lombar, mais para um padrão agudo. Após o alívio da dor, ela deixa de ser tão eficiente.

OSTEOPATIA E TERAPIA MANUAL

A Osteopatia e Terapia Manual se enquadra no mesmo caso da Quiropraxia e eu indico somente para quadros álgicos. Indico porque sei que são eficientes e conseguem aliviar quase que totalmente a dor em 2 ou 3 sessões. Após isso recomendaria outra técnica.

ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA

A Acupuntura e a Auriculoterapia não são muito eficientes para o tratamento da hiperlodose lombar. Esses dois métodos são fantásticos para alívio da dor, porém não tratam a causa, que é o desequilíbrio muscular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para a pessoa comum, que tem hiperlordose lombar mas sem uma dor contínua e sem as RED FLAGs o cuidado preventivo é a melhor maneira de evitar problemas.

Com toda a certeza, manter a flexibilidade e o equilíbrio muscular é importante para todos, mas fundamental para aqueles que trabalham com atividades mais sedentárias.

Para mais informações sobre como manter sua coluna forte e saudável por toda a vida, faça o DOWNLOAD do APP Movimento Certo.

Referência principal: http://telespine.com/could-hyperlordosis-be-causing-you-low-back-pain/

Traduzido e adaptado por : Thiago Nishida

Comentário