Índice

Drenagem Linfática Manual – O que REALMENTE ela faz?

Todos sabem a Drenagem Linfática, mas poucos sabem o que realmente faz nossa circulação linfática! Aqui saberá o que acontece quando não temos uma circulação linfática eficiente.

PRIMEIRA SITUAÇÃO – INFECÇÃO

Imagine que você tem uma infecção em um determinado ponto do organismo. Esse microorganismo chega até o sistema linfático.

Mas você tem uma vida sedentária, não faz atividade física, trabalha sentado…

Nesse caso seu linfonodo irá demorar para perceber que seu corpo está sendo “invadido”, portanto demorará a reagir, e isso, com certeza, dará mais tempo para sua infecção progredir e você terá mais trabalho para combater essa infecção, tendo que tomar remédios…

Às vezes até aquele antibiótico de última geração que custam os “olhos da cara”.

Vale lembrar que o sistema linfático é muito lento e quanto mais imóvel ficamos, mais lento ele é!

Como a circulação linfática influencia em uma infecção
Como a circulação linfática influencia em uma infecção

EXEMPLO SOBRE A DRENAGEM LINFÁTICA:

Uma ambulância recebe dois pedidos de infarto cardíaco no mesmo local, mas em horários diferentes.

beneficios O primeiro pedido é às 18:00 de uma sexta-feira chuvosa.

beneficios O segundo pedido é às 02:00 de uma terça-feira sem chuva.

Obviamente o primeiro pedido a ambulância demorará a chegar e dificultará o atendimento, tanto que o paciente poderá ficar com sequelas o até ir a óbito.

No segundo pedido, a ambulância chegará rapidamente e o paciente terá muito mais chances de sobrevida e de ficar sem sequelas.

O nosso Sistema Linfático é assim, ele nos ajuda a combater as doenças! Acredito que todos os dias somos invadidos por alguns (ou muitos microorganismos) e uma circulação linfática adequada nos vai levar a manter a saúde!

Dica de ouro: faça Drenagem Linfática caso esteja em um período de muitas gripes, resfriados e infecções de repetição! Vai se espantar com a melhora!

OBS: Não se espante caso sua terapeuta não saiba que a Drenagem Linfática Manual tem essa função!

SEGUNDA SITUAÇÃO – EDEMA DE MEMBROS INFERIORES 

Imagine uma pessoa que fique muito tempo sentado ou em pé. Provavelmente o edema aparecerá nos membros inferiores, pois o líquido que precisa ser drenado não é drenado, porque sua movimentação depende da força da gravidade e da movimentação dos músculos, que nesse caso não colaboram (lembra da pasta de dente – veja esse artigo).

Também tem outros fatores, um deles acontece em dias muito quentes, fica-se mais inchado. Deve-se à vasodilatação que aumenta o plasma sanguíneo no interstício (espaço existente entre as células dos tecidos).

Circulação linfática e o Edema
Circulação linfática e o Edema

Na figura veja que há várias setas saindo do capilar, ou seja, há muito Plasma Sanguíneo, mas há poucas setas “entrando” nos Vasos Linfáticos.

Quando não há movimentação do sistema linfático, não há como o Plasma entrar no Sistema Linfático.

O Plasma Sanguíneo fica acumulado no interstício causando o edema.

EU E MEUS EXEMPLOS SOBRE DRENAGEM LINFÁTICA 🙂

Imagine que você está tomando banho e  o ralo fica parcialmente tampado. O chão ficará cheio de água!

Nesse exemplo, o chuveiro é o capilar (sistema circulatório), o ralo (e os canos para onde vai a água) correspondem aos vasos linfáticos e o interstício é o chão onde a água fica parada “esperando” para cair no ralo.

Ou seja, quanto pior for seu ralo (entenda: não movimentar seu corpo) mais água ficará no banheiro (entenda: mais edema).

TERCEIRA SITUAÇÃO – CELULITE X LINFÁTICO

A celulite é um edema nas células e esse edema irregular dá a forma da pele de “casca de laranja” (leia mais)

As celulites, como já descrevi em outro artigo (clique aqui) é, o inchaço das células e não inflamação.

E isso com certeza tem um componente linfático, que quando deficiente não consegue filtrar de maneira adequada o plasma, ficando acumulado ou no interstício ou no próprio sistema linfático.

Então um sistema linfático adequado dará uma pele com menos celulites, pois terá menos edema!

Caso interessante: Todas as mulheres tem celulite, até aí nenhuma novidade! Mas com certeza deve ter alguma amiga que faz academia todos os dias, alimenta-se bem, bebe muita água e ainda tem mais celulite que uma outra pessoa que não faz tanta atividade assim. O porque? Genética e/ou um sistema linfático deficiente, ou seja, que não funciona direito!

 GOSTOU DO ARTIGO SOBRE DRENAGEM LINFÁTICA? COMENTE, ELOGIE, CRITIQUE!

Comentário