Índice

SÍNDROME DO CHICOTE – TUDO SOBRE WHIPLASH

Whiplash é um termo que descreve uma lesão no pescoço causada por um movimento súbito da cabeça para a frente e para trás ou para os lados.

O que caracteriza o chicote é que, em um acidente de trânsito, a cabeça vai para frente e praticamente com a mesma força volta para trás, como um chicote.

Isso geralmente ocorre após um impacto súbito, como um acidente de trânsito. O vigoroso movimento da cabeça movimenta além da amplitude de movimento normal e danifica os tendões e ligamentos no pescoço.

Os tendões são bandas fibrosas e resistentes que conectam os músculos aos ossos.

Os ligamentos são conectivos fibrosos que ligam dois ossos.

A cápsula articular também é formada por tecido fibroso e tem como objetivo permitir o movimento de dois ossos e conter o líquido sinovial (o líquido sinovial pode ser comparado com um óleo lubrificante para que as articulações possam ser usadas sem danificar).

Sintomas comuns da síndrome do chicote (whiplash)

  1. Dor no pescoço e rigidez;
  2. Tensão nos músculos do pescoço;
  3. Movimentos do pescoço reduzidos e dolorosos;
  4. Dores de cabeça;
  5. Após um acidente, pode demorar um pouco (6 a 12 horas) para os sintomas da síndrome do chicote (whiplash) se desenvolverem.
  6. A dor no pescoço e a rigidez são frequentemente piores no dia após a lesão e podem piorar durante vários dias.

CAUSAS DA SÍNDROME DO CHICOTE

  • Acidentes de trânsito são a principal causa da síndrome do chicote.
    Colisões de frente, de costas ou de lado. Colisões de baixa velocidade também podem causar chicotadas;
  • Quedas também podem provocar efeito chicote. Principalmente quando se cai para trás (de costas no chão);
  • Assim como os acidentes de trânsito, o efeito chicote também pode ser causado por um súbito golpe na cabeça – por exemplo, durante esportes de contato, como boxe ou MMA.
  • Um deslize ou queda onde a cabeça é subitamente e violentamente sacudida para trás também pode causar chicotadas.

COMO DIAGNOSTICAR SÍNDROME DO CHICOTE (WHIPLASH)

O diagnóstico é simples e é feito pela descrição do fato. Exames não são normalmente requeridos.

Visite o seu médico se você esteve recentemente envolvido em um acidente de trânsito ou teve um impacto súbito na sua cabeça e você tem dor e rigidez no pescoço, mesmo que seja leve.

Já vá preparado para contar como a lesão aconteceu e detalhe os seus sintomas.

Muito provavelmente o médico vai examinar o seu pescoço para sinais de espasmos musculares e sensibilidade e avaliar a amplitude de movimento em seu pescoço.

Exames como raios-X, tomografia computadorizada (T.C.) ou ressonância magnética (RM), geralmente só é solicitado em suspeita de fratura ou outro problema.

SINTOMAS DA SÍNDROME DO WHIPLASH

A síndrome do chicote (Whiplash) provoca dor, sensibilidade, rigidez e perda de movimento no pescoço.

Você também pode sentir dores de cabeça, espasmos musculares e dor nos braços ou ombros.

Hiperextensão e hiperflexão cervical (movimentos amplo de “dizendo que SIM”) são onde os tendões e ligamentos do pescoço são forçosamente estendidos ou flexionados além de seus limites normais. Embora o ligamento não esteja lesionado, a síndrome do chicote pode levar muito tempo (às vezes vários meses) para curar.

Depois de um acidente, os sintomas de chicotada geralmente demoram um pouco (seis a 12 horas) a se desenvolver. Qualquer inflamação e hematomas nos músculos do pescoço geralmente não são evidentes no momento do acidente.

A dor e a rigidez do pescoço são frequentemente piores no dia após a lesão e podem continuar a piorar vários dias depois.

A síndrome de whiplash é geralmente de curta duração e melhora por conta própria, mas em um pequeno número de pessoas os sintomas persistem além de seis meses. Isto é conhecido como whiplash crônico ou síndrome do whiplash tardio (veja abaixo).

SINTOMAS MENOS COMUNS DA SÍNDROME DO CHICOTE (WHIPLASH)

  • Dor na região lombar;
  • Dor, dormência, formigamento e perda parcial de movimentos (parestesia) nos braços e nas mãos;
  • Tontura e/ou Vertigem (leia sobre Um Caso Incomum de Labirintite);
  • Cansaço;
  • A sindrome também pode causar perda de memória (amnésia), baixa concentração e irritabilidade.

Após essa lesão no pescoço, os sintomas de dores de cabeça e tontura devem durar pouco tempo (menos de 1 mês, mas o seu médico vai lhe avaliar porque cada caso é um caso).

SÍNDROME DO CHICOTE TARDIA (A LONGO PRAZO)

Os sintomas de chicotada podem, às vezes, durar seis meses ou mais. Há poucas evidências científicas dos tratamentos que são mais eficazes para o tratamento de chicotadas a longo prazo.

No entanto, recomenda-se manter o pescoço móvel e usar analgésicos para alívio da dor. Seu plano de tratamento deve ser baseado em seus sintomas específicos e se concentrar em lidar com a causa da sua dor (leia sobre DOR CERVICAL).

Se você tiver dor severa no pescoço, um analgésico mais forte, como a codeína, pode ser prescrito para usar sozinho ou com paracetamol ou ibuprofeno.

Siga sempre as instruções de dosagem do fabricante ao usar analgésicos e anti-inflamatórios.

Ao longo prazo, os sintomas associados ao efeito chicote de longa duração (crônico) são:

  • Dor no pescoço e rigidez;
  • Dor de cabeça persistente;
  • Tontura;
  • Formigamento e parestesia nos braços e mãos;
  • Sintomas psicológicos e emocionais, como ansiedade e depressão.

TRATAMENTO PARA A SÍNDROME DO CHICOTE (WHIPLASH)

MOVIMENTO DO PESCOÇO

Se você sofreu a síndrome do chicote, é importante manter o pescoço móvel fazendo alguns exercícios suaves no pescoço. Um bom fisioterapeuta vai saber como lhe orientar.

Seu pescoço pode ficar dolorido, mas mantê-lo móvel desde o início melhorará seu movimento e acelerará sua recuperação. Qualquer dor leve que você sentir ao mover seu pescoço é normal e não causará maiores danos.

Caso opte por manter o pescoço imóvel, é provável que ele prolongue seus sintomas e atrase sua recuperação. Portanto, usar um colar cervical ou colar não é recomendado, exceto por indicação médica ou nos primeiros dias.

Procure avaliar se a sua dificuldade em movimentar é por medo ou por dor.

ANALGÉSICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS

Analgésicos, como o paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, pode ser receitado pelo seu médico para aliviar a dor.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno, também podem ser usados ​​para ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Evite tomar ibuprofeno se tiver uma úlcera no estômago ou se tiver tido uma no passado. Você também deve evitar tomar ibuprofeno se tiver insuficiência cardíaca grave ou doença hepática.

Se a sua dor no pescoço for grave, o seu médico poderá prescrever um analgésico mais forte, como a codeína. Isso pode ser usado sozinho ou em combinação com o paracetamol para aumentar o alívio da dor.

Siga sempre as instruções de dosagem recomendadas pelo fabricante ou médico ao tomar analgésicos e AINEs.

Seu plano de tratamento deve ser baseado em seus sintomas. Por exemplo, se você tem dor severa, o seu médico pode prescrever um analgésico mais forte, como codeína ou pode recomendar fisioterapia.

FISIOTERAPIA PARA SÍNDROME DO CHICOTE

A fisioterapia pode ser recomendada se os sintomas de chicote persistirem por várias semanas.

Muitas vezes, ele pode ser usado para ajudar a restaurar a amplitude de movimento e a qualidade do movimento de uma pessoa após uma lesão no pescoço.

Seu fisioterapeuta será capaz de lhe mostrar exercícios de pescoço que você pode fazer em casa.

Seu pescoço pode ficar doloroso, mas mantê-lo móvel desde o estágio inicial melhorará sua funcionalidade e acelera sua recuperação. Sempre respeitando a sua dor e a amplitude de movimento (já falei, mas é bom reforçar).

Você sabia: a Síndrome do chicote (whiplash) pode durar seis meses ou mais, é conhecido como whiplash crônico ou síndrome do chicote tardia.

CUIDADOS PESSOAIS

Além de manter seu pescoço móvel e usar analgésicos, as medidas de autocuidado abaixo também podem ajudá-lo a controlar a dor e a rigidez em seu pescoço e evitar que elas piorem.

  • Boa postura – mantenha sempre uma boa postura, mantendo as costas eretas, sentado, em pé e caminhando. Se você fica muito tempo usando um computador, ajuste a cadeira e a tela do computador corretamente.
  • Almofada de apoio – algumas pessoas acham que um travesseiro firme e de apoio ajuda a dormir, perceba qual travesseiro lhe traz mais conforto.
  • Exercícios e alongamentos – exercícios controlados, como os usados ​​em yoga, ajudarão a melhorar sua força e postura (enquanto sua dor não melhorar, não faça as posturas invertidas da Yoga).
  • Banho quente – veja se a água quente promove alívio. Caso sinta-se mais confortável após o banho, aplique calor na região. A bolsa de água quente também pode ser feita.

COMPLICAÇÕES DO CHICOTE

Na maioria dos casos, o efeito chicote melhora sem causar danos permanentes. No entanto, em um pequeno número de casos, a dor pode durar seis meses ou mais (whiplash crônico).

A dor intensa ou prolongada pode dificultar a realização de atividades diárias e aproveitar seu tempo de lazer. Isso também pode afetar seu trabalho. Visite seu médico se a dor no pescoço estiver causando problemas no trabalho ou nas atividades cotidianas.

Consulte o seu médico se tiver uma dor cervical crônica que esteja a causar problemas no trabalho e/ou impedir a sua realização de atividades normais e cotidianas.

Se a lesão foi o resultado de um acidente de automóvel, resolver os danos causados ​​ao seu veículo e lidar com os pedidos de indenização pode ser muitas vezes estressante e demorado e pode aumentar a sua dor!

Tente se manter positivo e se concentrar em seus objetivos de tratamento.

No entanto, se você se sentir deprimido, seu médico poderá recomendar um tratamento adequado. Eles podem encaminhá-lo a uma clínica especializada em dor para posterior avaliação e tratamento ou podem recomendar um psicólogo.

RECUPERANDO-SE DO WHIPLASH

O período necessário para se recuperar do efeito chicote dependerá da gravidade com que seu pescoço foi torcido.

Se os ligamentos e tendões do pescoço estiverem apenas levemente danificados, pode levar algumas semanas para se recuperar. No entanto, em casos graves, lesões cervicais e whiplash podem durar vários meses ou mais de um ano.

Um estudo (fonte descrita no final do artigo) descobriu que o tempo médio de recuperação para uma lesão de chicote sem outros sintomas associados foi de 32 dias, e que 315 de 2.627 participantes não se recuperaram seis meses depois (whiplash crônico). Ou seja, nessa pesquisa, 12% das pessoas que sofreram a Síndrome do Chicote tiveram a Síndrome do Chicote Tardia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Qualquer acidente que se tenha é recomendado uma consulta médica, bem como, a realização de exames, a fim de verificar qualquer eventual problema.

Para os demais casos, também é interessante a orientação de um profissional, para identificar a intensidade da chicotada e pedir encaminhamento ao fisioterapeuta para uma melhor recuperação.

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Fonte:https://www.nhsinform.scot/illnesses-and-conditions/injuries/head-and-neck-injuries/whiplash#about-whiplash

Comentário