Índice

Sabia tudo sobre Hérnia de Disco e como os exercícios podem te ajudar

À primeira vista, fala-se bastante a respeito do problema que é ter uma Hérnia de disco, mas, muitos desconhecem de como é composta a coluna vertebral, bem como, não entendem o funcionamento desta região do corpo.

A fim de trazer mais entendimento, sobre tudo que envolve Hérnia de disco, preparei um material para conhecer sobre as causas, sintomas e tratamento para este problema.

O Disco Vertebral – Anatomia da Coluna Vertebral

Antes de falarmos sobre a hérnia de disco, é preciso saber a região da qual se localiza este problema e consequentemente a dor. No caso, estamos falando do disco vertebral.

Discos vertebrais são como almofadas que servem de “amortecedores” entre as vértebras, que minimizam o impacto do movimento na coluna vertebral.

Cada disco é composto por uma espécie de rosquinha, onde o componente central é mais macio (núcleo pulposo) e a parede externa é fibrosa e inervada.

A Vértebra

As vértebras são os blocos ósseos da coluna. Entre cada uma das maiores partes (corpos das vértebras) estão os discos. Os ligamentos estão situados ao redor da coluna e dos discos.

A coluna vertebral tem 7 vértebras no pescoço (vértebras cervicais), 12 vértebras no meio das costas (vértebras torácicas) e 5 vértebras na região lombar (vértebras lombares). Além disso, na região mediana das nádegas, abaixo da quinta vértebra lombar, encontra-se o sacro, seguido do cóccix (cóccix).

A espinha óssea foi projetada de modo que as vértebras “empilhadas” juntas forneçam uma estrutura forte, segura e de suporte móvel, protegendo a medula espinhal (tecido nervoso que se estende pela coluna vertebral até o cérebro) de lesões.

Cada vértebra tem um processo espinhoso, que é uma proeminência (saliência) óssea atrás da medula espinhal que protege o tecido nervoso do cordão.

As vértebras também têm um forte “corpo” ósseo na frente da medula espinhal, para fornecer uma plataforma adequada dando suporte ao peso.

Os ligamentos são tecidos moles fibrosos e fortes, que fixam firmemente os ossos. Os ligamentos fixam cada uma das vértebras e envolvem cada um dos discos. Quando os ligamentos sofrem lesão, ​​à medida que o disco se degenera, pode ocorrer dor localizada na área afetada.

Caso tenha achado complicado o texto acima, por favor clique no vídeo abaixo e assista, acredito que não terá dúvida após assistí-lo.

O que é hérnia de disco?

É quando ocorre uma ruptura anormal da porção central do disco, sendo que,  o local mais comum para a ocorrência de uma hérnia de disco é no próprio disco, na foto abaixo segue um exemplo de hérnia de disco localizado entre a quarta e a quinta vértebras da coluna lombar.

Imagem de uma Hérnia de Disco entre L4 e L5

Se a hérnia de disco for grande o suficiente, o tecido do disco pode pressionar os nervos espinhais adjacentes, que saem da coluna ao nível da hérnia de disco.

Fatores de Risco para Hérnia de Disco

Alguns fatores de risco para uma hérnia de disco são:

  • Degeneração da coluna
  • Excesso de movimento ou nenhum movimento (sedentarismo)
  • Extensão ou flexão da coluna vertebral sem preparação (“aquecimento”).

Sintomas de uma hérnia de disco

Os sintomas de uma hérnia de disco dependem do nível exato da coluna onde ocorre a hérnia de disco e se o tecido nervoso está sendo ou não irritado.

Uma hérnia de disco pode não causar nenhum sintoma. No entanto, a hérnia de disco pode causar dor local ao nível da coluna afetada. Porém os sintomas tradicionais são dor na coluna com ou sem irradiação para o membro inferior.

Se a hérnia de disco for grande o suficiente, o tecido do disco pode pressionar os nervos espinhais adjacentes que saem da coluna ao nível da hérnia de disco. Isso pode causar dor em um lado do corpo e é referido como dor ciática.

Por exemplo, uma hérnia de disco no nível da quarta e quintas vértebras lombares da região lombar, pode causar uma dor na parte posterior da coxa e na perna. Às vezes, associada a dormência, fraqueza e formigamento na perna.

A dor muitas vezes piora ao ficar de pé e diminui com o deitar-se. Isso é muitas vezes referido como um “nervo comprimido”.

Se a hérnia de disco ocorre na coluna cervical, a dor pode abater um braço, causar um torcicolo e/ou espasmo muscular no pescoço.

Se a hérnia de disco for central, ela pode pressionar os nervos espinhais em ambos os lados do corpo. Isso pode resultar em dor severa em uma ou ambas as extremidades inferiores.

Pode haver acentuada fraqueza muscular das extremidades inferiores e até mesmo a incontinência intestinal e da bexiga. Esta complicação é medicamente referida como Síndrome da Cauda Equina.

como é diagnosticado uma hérnia de disco?

O médico suspeitará de uma hérnia de disco quando os sintomas descritos acima estiverem presentes e poderá solicitar alguns exames:

O exame físico neurológico pode revelar reflexos anormais. Muitas vezes, a dor pode ser provocada quando a perna esticada é levantada quando está deitado ou sentado. Isso é chamado de “teste de elevação de perna extendida (teste de lasegue) positiva”. Pode haver sensação anormal no pé ou na perna.

Alguns tipos de exames de sangue são solicitados para determinar se há sinais de inflamação ou infecção, porém isso não é muito comum e não considero muito relevante.

As radiografias (raio X), podem indicar “desgaste” (degeneração) da coluna vertebral, mas não é possível “cravar” uma hérnia de disco somente pelo Raio X. Para determinar se um disco é ou não herniado, é realizada uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para diagnóstico.

Às vezes, uma Ressonância Magnética é solicitada e ela é considerada um padrão ouro de diagnóstico, devido à sua precisão.

O mielograma TC é usado para definir melhor as estruturas afetadas por uma hérnia de disco. Um mielograma de tomografia computadorizada é uma tomografia computadorizada que é realizada depois que o corante de contraste é injetado no canal espinhal.

Outro exame chamado de eletroneuromiografia pode ser usado para documentar precisamente se há condução nervosa ou não.

É possível evitar uma hérnia de disco

Sim, fazendo exercícios, alongamento e repouso de maneira adequada. Sempre digo que nosso corpo, diferente de uma máquina, precisa de quebrar para se consertar sozinho, porém o excesso de atividade física provoca hérnia (e outras doenças) da mesma maneira que o repouso.

Nem muito, nem pouco! Mais uma vez cai-se no equilíbrio para ter saúde!

Tratamentos para Hérnia de Disco

Cirurgia: o parecer médico sobre a cirurgia para Hérnia de disco

Do ponto de vista médico sobre a hérnia de disco, depende da gravidade e dos sintomas associados.

Cerca de 10% a 15% dos pacientes afetados, necessitam de procedimentos cirúrgicos para aliviar a dor, a maioria o tratamento conservador é a melhor opção!

Embora, muitas vezes seja possível obter uma recuperação completa com medidas tradicionais de tratamento, às vezes, a intervenção cirúrgica é necessária devido a sintomas persistentes.

As opções cirúrgicas incluem microdiscectomia usando pequenos instrumentos cirúrgicos e reparo cirúrgico aberto (seja de uma abordagem posterior ou anterior).

Atualmente, existe uma variedade de abordagens cirúrgicas para tratar a hérnia de disco. Cada tipo de operação é personalizado para a situação individual e depende muito da condição da coluna ao redor do disco afetado.

A operação urgente pode ser necessária quando a síndrome da cauda equina está presente (conforme dito acima).

Tratamento não cirúrgico para hérnia de disco?

Abaixo segue uma pesquisa científica onde foi feito ressonância magnética em pacientes assintomáticos (sem dor). Veja que há uma alta incidência de alterações e crescente de acordo com a idade. Isso demonstra que nem toda alteração no exame de imagem tem relação com a sua dor, mas pode ter relação com a sua idade mesmo.

Dependendo da gravidade dos sintomas, os tratamentos tradicionais para uma hérnia de disco incluem:

Fisioterapia

Medicamentos relaxantes musculares

Medicamentos analgésicos

Medicamentos anti-inflamatórios

Injeção local de cortisona (injeções epidurais)

Tratamentos não convencionais para hérnia de disco

Muita gente procura um remédio caseiro para hérnia de disco na coluna ou não sabe o que fazer em caso de crise de hernia de disco lombar e para essas pessoas, sugiro os métodos convencionais em primeiro lugar, enquanto isso veja se os não convencionais fazem sentido para você:

Exercícios e alongamentos para quem está com Hérnia de disco

Veja se esse trajeto faz sentido para você:

Pessoas com dor na coluna vão ao médico. Chegando lá, ele recomenda alguns remédios e diz que você talvez tenha uma hérnia de disco e que irá solicitar uma ressonância para ter certeza.

Você compra o remédio, toma e vai para o Google procurar sobre “Hérnia de Disco”. Chega até aqui…

O remédio promove um alívio na sua dor, porém você quer ter certeza que não tem nada grave e está lendo esse artigo até aqui. Como diria o “Casseta e Planeta”: “Seus problemas acabaram” (espero que sim).

Porque vou lhe dar uma lista de “RED FLAGS”. Essas RED FLAGS são uma novidade e tem se mostrado muito eficaz para determinar a gravidade de uma dor. Elas são o conjunto de sintomas importantes e que são indicativos de doenças graves na coluna lombar.

Caso a sua hérnia de disco seja cervical, eu fiz um vídeo sobre isso e tem um link aqui

Peguei como base um PDF do “ministério” da saúde australiano e fiz a tradução:

Espero que não tenha se deparado com nenhum dos sintomas acima 🙂

Se você não está enquadrado nas RED FLAGS acima, pode estourar uma champagne, (ah não não pode beber porque está tomando remédio, estoure uma água com gás) porque muito provavelmente sua dor na coluna é devido a fatores osteomusculares e eles são capazes de gerar dores fortíssimas!

O que fazer agora?

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

Auriculoterapia (Acupuntura Auricular) para Dor Lombar

Muita gente não acredita e eu não tiro o mérito disso, porém já que estamos falando de métodos não convencionais, segue abaixo uma maneira na qual você poderá, agora mesmo e só com um lápis, aliviar a dor lombar através de estímulos na orelha. Como está escrito em algum lugar dessa página: “Melhore 80% da DOR em 5 Minutos”.

Massagem (Massoterapia)

Muitas dores são aliviadas e zeradas por longo períodos com Massagem. O povo brasileiro sempre relaciona a massagem com algo relaxante ou estético, porém ela é extramemente eficiente quando aplicada por um profissional capacitado.

Considerações finais

Por fim, se você já foi diagnosticado com o problema de hérnia de disco não deixe de buscar um tratamento adequado.

E se você ainda tem dúvidas quanto aos sintomas que está sentindo, busque orientação médica para iniciar o mais breve possível, o tratamento e conseguir resultados satisfatórios.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nossos artigos e adquira mais conhecimento e saúde em nosso Blog.

Comentário