Índice

O QUE SIGNIFICA MODIC TIPO 1, 2 E 3?

Se está lendo esse artigo, muito provavelmente leu o laudo da sua ressonância magnética e leu algo parecido com:

  • Alterações de Modic I em L5-S1
  • Alteração de Modic Tipo 1 em L4-L5
  • Alteração degenerativa de Modic II nas vértebras L5-S1
  • Modic 1 (ou 2 ou 3)
  • Alteração de Modic III – C4-C5

Modic é um termo usado para descrever as alterações da placa terminal vertebral que estão relacionadas com a degeneração da coluna vertebral.

Eles são chamados de “Modic changes” (Mudanças ou Alterações de Modic) após ser identificada pelo Dr. Modic, sendo ele o primeiro doutor a identificar e classificar as alterações degenerativas da placa terminal e as alterações da medula ao redor do disco intervertebral.

A ressonância magnética demonstra as mudanças na intensidade do sinal durante o processo de degeneração, seja gordura, edema ou esclerose (tipo 1, 2 ou 3 respectivamente).

TIPOS DE MUDANÇAS MODIC NA COLUNA

As alterações de modic são pensadas para ser um processo dinâmico que pode mudar e progredir, mas nenhum caso foi relatado onde as mudanças Modic desapareceram (Mann, et al., 2014).

Também pelo exame de ressonância magnética, as alterações de Modic aparecerão como uma alteração de sinal nas placas terminais paralelas ao disco.

Eles são mais comuns na coluna lombar e, embora possam ocorrer em qualquer nível, são mais comumente observados em L4 / L5 e L5 / S1, onde as mudanças que ocorrem também variam.

Existem três tipos de mudanças Modic (Järvinen et al., 2015; Mann et al., 2014).

TIPO 1

Representa alterações fibrovasculares na medula óssea subcondral, como edema e inflamação.

O tipo 1 refere-se a alterações degenerativas agudas frequentemente associadas à dor.

Informação técnica(veja imagem abaixo): Essas imagens mostrarão alta intensidade de sinal em T2 e baixa intensidade de sinal em imagens T1;

TIPO 2

Representa a substituição do osso por medula amarela gordurosa, ou seja, gordura.

Informação técnica (veja imagem abaixo): Ele pode ser distinguido com o aumento da intensidade do sinal em imagens T1 e T2;

TIPO 3

Representa a substituição do osso por esclerose óssea* onde há pouca medula residual. Alterações escleróticas também serão visíveis em exames de Raio-X.

Informação técnica (veja imagem abaixo): Há baixa intensidade de sinal nas imagens T1 e T2.

*Esclerose óssea, também pode ser conhecida como osteoclerose, que é uma condição onde a densidade do osso aumenta significativamente. É uma condição anormal, ocorrre um anormal endurecimento do tecido ósseo. Caracteriza-se por endurecimento, engrossamento ou aumento da densidade, principalmente causada por lesões como osteoartrite e osteoma. Fonte: https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/o-que-e-esclerose-ossea

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS IMAGENS T1 E T2 NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Informação técnica

A ressonância magnética(MRI) não tem cor, apenas tons de cinza, do claro ao escuro. Ao comparar as imagens T1 e T2, tente lembrar que no fluido T1 é escuro e no fluido T2 é brilhante. A matéria da medula espinhal e o osso cortical são um cinza mais escuro em ambos.

A gordura subcutânea é a cinza mais brilhante em ambos.

A principal diferença para a ressonância magnética é o brilho de cinza que o fluido irá refletir.

Muitas patologias têm fluido nelas, tornando-as mais fáceis de ver à medida que você compara cada imagem.

  • T1 – O líquido cefalorraquidiano é escuro;
  • T2 – O líquido cefalorraquidiano é brilhante.

MODIC E SUA RELAÇÃO COM A DOR

Há estudos que sugerem uma alta presença de Mudanças Módicas com lombalgia e cervicalgia, mas há incerteza sobre sua correlação com altos níveis de dor (Sheng-yun, et al., 2014).

Alguns estudos sugerem que as mudanças tipo I e II alta especificidade (> 90%), mas baixa sensibilidade (20-30%) para o disco lombar doloroso.

Isto significa que, apesar da alta prevalência de alterações Modic, há uma pequena porcentagem de pessoas com degeneração discal grave que têm níveis persistentes e altos de dor (TakataloESJ et al, 2011).

Por outro lado, há uma grande porcentagem de pessoas (35%) que apresentam alterações degenerativas do disco e ausência de dor.

 A degeneração do disco é um processo relacionado com idade e não um processo de doença e, portanto, não tem que ser um problema doloroso.

Ele pode ser acelerado em alguns casos e visto como uma patologia, mas, em geral, muitas pessoas experimentam mudanças associadas apenas à idade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As alterações de MODIC é um importante sinal para que o médico possa determinar um diagnóstico, porém sabe-se que só a ressonância magnética não é suficiente para um diagnóstico preciso e, consequentemente, a elaboração de um tratamento adequado e eficiente.

Para saber mais, clique nos links ao lado para ter mais conhecimento sobre a sua dor.

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Fonte: https://www.raynersmale.com/blog/2015/8/21/modic-changes

Comentário