Índice

DEGENERAÇÃO DISCAL

Degeneração Discal

A coluna vertebral  é composta de 33 vértebras que são agrupadas em divisões chamadas cervical (pescoço), torácica (parte superior das costas), lombar (parte inferior das costas), sacro e cóccix.

Cada par de vértebras é conectado por um disco intervertebral (um disco fibroso por fora e com um núcleo pulposo que é macio por dentro).

Em uma coluna saudável, esses discos intervertebrais amortecem as vértebras e permitem o movimento normal da coluna.

À medida que as pessoas envelhecem, no entanto, os discos sofrem alterações. Eles podem secar, diluir ou rachar.

O núcleo pulposo pode protrair ou herniar através da porção externa fibrosa do disco.

A degeneração discal é um termo genérico que descreve esses processos relacionados à idade.

A maioria dos discos da coluna vertebral se degenera com o tempo. Aos 35 anos, aproximadamente 30% das pessoas apresentam evidências de degeneração discal em um ou mais níveis.

Aos 60 anos, mais de 90% das pessoas mostraram evidências de alguma degeneração discal. (clique e saiba mais sobre a pesquisa que mostra isso)

Clique Aqui

A degeneração em si é normal e não causa necessariamente dor.

A degeneração indolor é chamada apenas de degeneração.

O termo “degeneração discal” descreve a degeneração do disco que causa dor e outros sintomas.


imagem courtsey de Anatoly Shevkunov | Dreamstime.com

SINTOMAS DA DEGENERAÇÃO DISCAL

A degeneração discal pode causar dor, fraqueza ou dormência. Os sintomas exatos variam dependendo da localização e do tipo de degeneração do disco.

No entanto, os sintomas primários da doença degenerativa do disco incluem dor aguda e/ou crônica nas costas ou pescoço.

À medida que os discos sofrem alterações, o corpo pode reagir e desenvolver crescimentos ósseos chamados esporões ósseos.

Em casos graves, estes esporões ósseos podem ocupar espaço necessário para a medula espinhal (mielopatia) e nervos circundantes (radiculopatia) para mover-se livremente no canal vertebral.

Se os nervos da coluna forem comprimidos (pinçados), os pacientes podem sentir fraqueza nos braços ou pernas e dormência nas pernas. Compressão da medula espinhal em si é referida como mielopatia. Um paciente com mielopatia pode ter dificuldade em andar e pode até sofrer perda do controle da bexiga e do intestino (veja também a Síndrome da Cauda Equina).

CAUSAS E FATORES DA DEGENERAÇÃO DISCAL

Os discos entre os ossos da coluna são compostos de cartilagem, tecido fibroso e água. Com a idade, esses discos podem se achatar, inchar ou quebrar.

A degeneração discal geralmente está associada aos efeitos normais do envelhecimento.

TESTES E DIAGNÓSTICO PARA DEGENERAÇÃO DISCAL

  • Raios X – embora os raios X não possam mostrar tecidos moles como discos, eles fornecem detalhes das estruturas ósseas na coluna;
  • Ressonância magnética (RM) – este tipo de exame fornece uma imagem detalhada dos discos, permitindo que os cirurgiões vejam como os nervos e o espaço do canal são afetados pela
    degeneração discal;
  • Tomografia computadorizada (TC) – fornece uma imagem detalhada das estruturas ósseas na coluna e é uma ótima opção para aqueles pacientes que não podem passar por exames de RM (por exemplo, aqueles que têm um marca-passo ou que têm tipos específicos de implantes metálicos).

TRATAMENTOS PARA DEGENERAÇÃO DISCAL

O tratamento da degeneração discal dependerá da gravidade da condição. Na maioria dos casos, o problema não é grave o suficiente para exigir cirurgia.

Antes de considerar a cirurgia como uma opção, o médico pode iniciar qualquer uma das seguintes medidas não cirúrgicas:

Medicação para dor

Injeções epidurais de esteróides

Fisioterapia

Com o foco de fortalecer os músculos das costas ou pescoço, melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento.

Movimento Certo

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

Acupuntura

A Acupuntura também consegue atuar rapidamente em casos de dor, porém ela não consegue mudar a estrutura muscular da região.

Auriculoterapia

Muita gente não acredita e eu não tiro o mérito disso, porém já que estamos falando de métodos não convencionais, insira seu email abaixo e conheça uma maneira na qual você poderá, agora mesmo e só com um lápis, aliviar a dor lombar através de estímulos na orelha. Como está escrito em algum lugar dessa página: “Melhore 80% da DOR em 5 Minutos”.

RPG

O RPG é uma boa técnica para alguns casos de doença degenerativa do disco intervertebral.

Pilates

Uma boa sessão de Pilates com certeza vai ajudar no fortalecimento e alongamento dos grupos musculares corretos para uma postura certa e consequente melhor posicionamento da coluna e diminuição na dor.

Osteopatia e Quiropraxia

A Terapia manual (osteopatia e quiropraxia são tipos de terapia manual) também é muito indicado. O terapeuta vai conseguir liberar e corrigir as articulações, porém quem as deixou lá foram os músculos, por isso as terapias citadas anteriormente são melhores. Ela são úteis quando associadas outras técnicas.

Massagem

Muitas dores são aliviadas e zeradas por longo períodos com Massagem. É comum relacionar massagem com algo relaxante ou estético, porém ela é extramemente eficiente quando aplicada por um profissional capacitado.

Cirurgia

Na maioria das vezes, essas medidas não cirúrgicas são eficazes no alívio da dor.

No entanto, a cirurgia pode ser necessária para alguns pacientes, incluindo aqueles que não responderam ao tratamento conservador, têm uma anormalidade estrutural identificada, e que pode ser efetivamente corrigida pela cirurgia.

Nesses casos, os pacientes geralmente apresentam déficits nervosos e/ou perda do controle da bexiga e intestinos com dor severa crônica.

O cirurgião pode realizar uma discectomia para remover o disco e os esporões ósseos associados que comprimem a medula espinhal e/ou os nervos circundantes.

Removendo o disco danificado abre espaço para a medula espinhal e nervos circundantes para se mover livremente no canal vertebral. Como resultado, a pressão que uma vez foi na medula espinhal é aliviada.

Em alguns casos, a coluna ficará instável após o disco danificado ser removido. Nestes casos, o cirurgião pode realizar uma fusão medular instrumentada para manter a estabilidade da coluna vertebral.

Neste procedimento, os dispositivos metálicos são usados ​​para estabilizar a coluna, e então o osso retirado de outra parte do corpo ou de um banco de osso é implantado para estimular o crescimento ósseo ao longo do vão.

A maioria dos pacientes que se submetem a cirurgia, vê uma melhora em sua condição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A DEGENERAÇÃO DISCAL

É interessante neste caso da doença degenerativa, um diagnóstico correto, a fim de descartar todas as outras hipóteses. A boa avaliação é essencial para um tratamento efetivo onde pode-se evitar muitas vezes a cirurgia.

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Fonte:  https://www.columbiaspine.org/condition/degenerative-disc-disease/

Comentário