Índice

Conheça Rapidamente 17 Doenças que afetam a Coluna Vertebral

Da ruptura da cartilagem à inflamação muscular – problemas que podem ser responsáveis ​​pela dor nas costas.

Muitas formas de artrite e condições relacionadas que afetam as articulações, músculos e ou ossos podem causar sintomas como dor, rigidez ou inchaço nas costas.

Embora qualquer parte das costas possa ser afetada, a parte inferior das costas é o local mais comum de artrite na coluna, provavelmente porque recebe mais peso do corpo.

Várias formas de artrite – coletivamente referidas como as espondiloartropatias (que significa artrite espinhal) – afetam principalmente a coluna vertebral. Esses incluem:

ARTRITE ENTEROPÁTICA

Esta é uma forma de artrite que ocorre em cerca de 5% das pessoas com doença inflamatória intestinal, que inclui colite ulcerativa e doença de Crohn.

Comumente afeta as articulações sacroilíacas, causando dor lombar.

ARTRITE INFECCIOSA

Também chamado de artrite séptica, artrite infecciosa refere-se à artrite que é causada por uma infecção dentro de uma articulação.

Pode ocorrer nas articulações da coluna vertebral. A artrite infecciosa é frequentemente causada por bactérias que se espalham pela corrente sanguínea até a articulação. Às vezes é causado por vírus ou fungos.

ARTRITE PSORIÁTICA

Artrite
Artrite

A artrite psoriática é uma forma de artrite acompanhada pela psoríase (doença de pele desencadeada por fatores emocionais).

A doença de pele frequentemente precede a artrite; Em uma pequena porcentagem, a doença articular se desenvolve antes da descamação da pele. Inclusive, cerca de 20% das pessoas com artrite psoriática, a doença afeta a coluna.

Em alguns casos, o crescimento ósseo excessivo pode fazer com que duas ou mais vértebras cresçam juntas ou se fundam, causando rigidez e imobilidade.

ARTRITE REATIVA

A artrite reativa é uma forma crônica de artrite que geralmente ocorre após uma infecção do sistema genital, urinário ou gastrointestinal.

As características da artrite reativa incluem inflamação das articulações, olhos e estruturas dentro dos tratos gastrointestinais ou geniturinários, como intestinos, rins ou bexiga.

ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica das articulações que ocorre quando o sistema imunológico do corpo – que normalmente nos protege da infecção – ataca erroneamente a sinóvia, a fina membrana que reveste as articulações.

Embora a artrite reumatóide acomete mais comumente os quadris, joelhos, mãos, punhos, pés, cotovelos e tornozelos, ela também pode afetar as articulações facetárias da coluna, causando dor e, em casos graves, destruição das articulações.

Isso pode permitir que a vértebra superior se deslize para frente no topo da vértebra inferior, uma condição chamada espondilolistese.

A vértebra escorregadia pode pressionar a medula espinhal e/ou as raízes nervosas, onde elas saem da coluna.

DOENÇA DE PAGET

A doença de Paget é um distúrbio crônico em que a destruição excessiva e a formação óssea fazem com que os ossos fiquem aumentados, deformados e enfraquecidos.

A doença geralmente não afeta todo o esqueleto, mas apenas um ou alguns ossos. As vértebras estão entre os ossos mais comumente afetados pela doença de Paget.

ENTESITE

A Entesite (inflamação da entese, ou seja, do local onde os ligamentos e os músculos se ligam aos ossos) é responsável por grande parte da dor e rigidez da espondilite anquilosante.

Esta inflamação eventualmente pode levar à fusão óssea das articulações (onde os ligamentos fibrosos se transformam em osso, e a articulação cresce permanentemente em conjunto).

Outras articulações também podem desenvolver entesite (inflamação do revestimento da articulação), com articulações dos membros inferiores mais comumente envolvidas do que as articulações dos membros superiores.

ESCOLIOSE

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral. A forma normal da coluna de uma pessoa inclui uma curva na parte superior do ombro e uma curva na parte inferior das costas.

A escoliose pode ser classificada como verdadeira (ou seja, tem a ver com o desenvolvimento anormal da coluna) ou funcional (ou seja, sua causa não está diretamente relacionada à coluna).

A escoliose funcional pode ocorrer quando uma discrepância no comprimento da perna faz com que a pelve se incline para um dos lados para compensar.

A causa da verdadeira escoliose é amplamente desconhecida, embora os médicos suspeitam que possa ser o resultado de um crescimento desequilibrado na infância.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente a coluna vertebral, particularmente a articulação sacroilíaca, articulação do quadril e coluna lombar.

Anquilosante é um termo que significa rigidez e espondilite significa inflamação da coluna vertebral.

ESPONDILOARTROPATIA JUVENIL

Também chamado de espondiloartrite de início juvenil (artrite espinhal), este termo é usado para descrever espondiloartropatias que começam antes dos 16 anos.

Além de afetar a coluna, elas podem causar dor e inflamação nas articulações da pelve, quadris, tornozelos e joelhos. Eles também podem afetar outros órgãos do corpo, como olhos, pele e intestinos.

ESTENOSE ESPINHAL

Estenose espinhal pode ocorrer quando as alterações na artrite levar ao supercrescimento ósseo das vértebras e espessamento dos ligamentos.

Isso pode ocorrer com osteoartrite e espondilite anquilosante. Se ocorrer um supercrescimento significativo, a coluna vertebral pode se estreitar e pressionar os nervos.

Isso porque os nervos afetados têm muitas funções, a condição pode causar diversos problemas na parte inferior do corpo, incluindo dor nas costas, dor ou dormência nas pernas, constipação ou incontinência urinária.

Leia mais sobre Estenose Espinhal aqui.

FIBROMIALGIA

A condição não é tão relacionada à artrite, a fibromialgia é uma síndrome de dor e fadiga muscular generalizada e crônica, que pode ser debilitante.

A parte inferior das costas é um local comum da dor da fibromialgia.

GOTA

A gota é uma forma de artrite que ocorre quando o excesso de ácido úrico, um produto de resíduos corporais circulando na corrente sanguínea, é depositado como cristais de urato monossódico em forma de agulha nos tecidos do corpo, incluindo as articulações.

Para muitas pessoas, o primeiro sintoma da gota é dor excruciante e inchaço no dedão do pé – muitas vezes após um trauma, como uma doença ou lesão.

Podem ocorrer em outras articulações, principalmente as do pé e do joelho.

Menos comum, a gota pode afetar a coluna, causando dor extrema, dormência e formigamento. Pode ser confundido com uma infecção espinhal.

INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO

Inflamação do nervo ciático ou seja, o maior nervo do corpo humano, o nervo ciático, vai da parte inferior da medula espinhal, passando pela nádega e descendo pelas costas da perna até o pé.

As causas mais comuns de dor ciática incluem compressão do nervo onde existe a coluna vertebral por uma hérnia de disco, ou uma ruptura de uma das estruturas que amortece as vértebras da coluna vertebral.

A ciática pode ser sentida como uma dor aguda ou ardente que irradia do quadril. Também pode ser acompanhada por dor lombar.

OSTEOARTRITE

A forma mais comum de artrite das costas, a osteoartrite é uma condição crônica caracterizada pela quebra da cartilagem que amortece as extremidades dos ossos onde eles se encontram para formar juntas.

Na espinha, esta quebra ocorre na cartilagem das articulações facetárias, onde as vértebras se unem. Como resultado, o movimento dos ossos pode causar irritação, danos adicionais e a formação de osso, chamado osteófito (clique aqui para saber mais sobre bico de papagaio – osteófito).

Os osteófitos podem pressionar os nervos, causando dor. A formação de novos ossos também pode levar ao estreitamento do canal vertebral, conhecido como estenose espinhal.

OSTEOPOROSE

 A osteoporose é uma condição na qual os ossos perdem tanta massa que se tornam frágeis e propensos a romper com um trauma leve.

A condição, que pode ocorrer com o envelhecimento, a inatividade, uma dieta pobre em cálcio ou o uso de medicamentos corticosteróides e comumente afeta a coluna.

Quando isso ocorre na espinha, o osso esponjoso interno e a porção externa mais sólida das vértebras tornam-se porosos.

As vértebras enfraquecidas podem quebrar (uma lesão chamada fratura por compressão) e perder cerca de metade de sua altura.

Na maioria dos casos, as fraturas por compressão são dolorosas. Em alguns casos, a dor nas costas resultante é grave. Normalmente, a dor desaparece dentro de algumas semanas, mas para algumas pessoas é duradoura.

Leia mais aqui sobre a Osteoporose.

POLIMIALGIA REUMÁTICA

Um distúrbio inflamatório que provoca dor e rigidez generalizada, a polimialgia reumática afeta principalmente o pescoço, ombros, parte superior dos braços, parte inferior das costas, coxas e quadris.

A doença geralmente surge de repente e resolve sozinha em um ano ou dois.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE ARTRITE E OUTRAS DOENÇAS QUE AFETAM AS COSTAS

Neste artigo você conheceu sobre muitas doenças que afetam as costas.

Em nosso blog inclusive, há para cada uma delas, ou pelo menos para a maioria um artigo com mais detalhes, incluindo diagnóstico e tratamento.

Mas e o que fazer com toda essa informação?

Seja você paciente ou até mesmo estudante da área da saúde como fisioterapeuta, massoterapeuta etc.

Não importa, o conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo, faz com que tenha mais atenção sobre si mesmo e para com os outros.

Desde manter uma boa postura, passando por uma busca no equilíbrio do peso/ gordura e até sendo mais crítico com aquela simples dor na lombar, que te acompanha há cinco meses e que você nunca se importou em visitar um médico, por exemplo.

O conhecimento leva você a buscar qualidade de vida, que para mim e meus pacientes é primordial ter uma boa vida, de forma autônoma e com o mínimo de medicamento possível.

Se deseja saber mais como se cuidar de forma simples com resultados garantidos, clique aqui e conheça o aplicativo criado com base nos exercícios.

Eu desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Fonte: https://www.arthritis.org/about-arthritis/where-it-hurts/back-pain/causes/back-arthritis.php

Imagem: <a href=”http://www.freepik.com”>Designed by brgfx / Freepik</a>

Comentário