Índice

Quando se preocupar com sua dor no pescoço… e quando não se preocupar.

cervicalgia
cervicalgia

Há um medo excessivo para dores no pescoço, isso é bem fácil de compreender, porque ele é a ligação entre a cabeça e o corpo, como não se preocupar.

Porém venho aqui dizer que há um excesso de preocupação com as cervicalgias! Você sabia que somente 1% das dores no pescoço são realmente graves?

Aqui vou falar das RED FLAGS! Traduzindo seria “bandeira vermelha”, mas acho que a palavra “alerta” ou “atenção” faz mais sentido.

Em resumo, você só deve se preocupar com cervicalgia quando presenciar as Red Flags.

Importante: esse vídeo é somente para pessoas que sentem dor no pescoço porém não relatam acidente ou trauma (trauma físico mesmo, como cair, bater o pescoço, etc). Nesse caso recomendo fortemente a procura de um médico.

Importante 2: caso não tenha as Red Flags, recomendo que procure um médico mesmo assim, porém sem urgência.

Importante 3: Mesmo que tenha as Red Flags, não se preocupe, não sofra por antecipação, somente procure um médico o mais rápido possível.

Fonte: Paul Ingraham (massoterapeuta e escritor)

As red flags são:

1) Sua dor no pescoço (cervicalgia) está incomodando por mais de 6 semanas

2) É uma dor severa e não está melhorando ou é uma dor que está piorando.

3) Também sente um dos sintomas abaixo (você pode ter mais de uma)

3.1) Batidas leves no pescoço são doloridas

3.2) Perda de peso sem estar fazendo regime (esse é um sintoma de alguns tipos de câncer)

3.3) Febres e calafrios sem causa específica (especialmente em diabéticos)

3.4) Dor de cabeça muito forte e incapacidade de flexionar (encostar o queixo no peito), isto é, rigidez nucal e/ou Febre e/ou condição mental alterada (esses são sintomas de Meningite)

3.5) “Thunderclap Headache”. É uma dor de cabeça que “começa do nada”, sem motivo aparente. Por apresentar vômitos, náusea, desmaio, “a pior dor de cabeça possível que já teve”, essa dor atinge qualquer região da cabeça e também pode doer no pescoço ou na coluna lombar.

3.6) Uma dor nunca sentida antes (é uma dor latejante e constritiva). Ela pode ser causada por uma lesão arterial e com alto risco de derrame. A dor é o único sintoma! A maioria dos casos, mas não todos, a dor é unilateral e súbita. O que é importante é ser uma dor estranha. Vá para o pronto socorro.

3.7) Os sintomas derivados de um problema na medula espinhal são muito variados e algumas vezes não relacionados. São eles: má coordenação das mãos, fraqueza, sensação de peso nos membros e atrofia; dormência difusa; dores agudas nos membros (especialmente ao inclinar a cabeça para a frente); um andar desajeitado. É comum as pessoas não associarem esses sintomas com dor no pescoço.

3.8) Episódios inexplicáveis ​​de tontura e/ou náusea e vômito podem indicar um problema com nas primeiras vértebras cervicais.

3.9) O uso de esteróides, outras drogas e o HIV são fatores de risco para uma causa grave de dor no pescoço.

3.10) Sensação estranha com a dor

3.11) Doença Autoimune: os principais sinais que a cervicalgia tem causa autoimune são: história familiar de doença autoimune, aumento progressivo dos sintomas antes dos 40 anos, rigidez matinal acentuada, dor nas outras articulações e na região lombar, erupções cutâneas, digestão difícil, olhos irritados e perda urinária (o líquido que nem sempre é urina pode ter cores diferentes da urina tradicional).

Sinais que não são RED FLAGS

O sintoma mais clássico é: dor + exame de imagem com alteração!

Vou traduzir literalmente o autor porque o jeito que falou, ficou demais:

“Faça um favor a si mesmo: não assuma que você tem um problema grave baseado apenas na dor e nos sinais de artrite. Dor é comum; degeneração grave não é.”

Esse artigo é uma revisão de outros artigos. No total foram analisados 3110 pessoas assintomáticas. A conclusão do artigo é:

“Os achados de imagem da degeneração da coluna estão presentes em altas proporções de indivíduos assintomáticos, aumentando com a idade. Muitas características degenerativas baseadas em imagens são provavelmente parte do envelhecimento normal e não associadas à dor.” (traduzi pelo Google Tradutor)

Fonte: W. Brinjikji

A Cervicalgia é um problema sério?

Conforme falei no início do vídeo, não. Cerca de 1% das dores cervicais são problemas sérios. Mesmo que reconheça as Red Flags, por favor não sofra por antecipação, agende um médico o mais rápido possível.

A internet é um mar de coisas boas e ruins. Por exemplo, uma pessoa tem uma “dor forte e pulsante no pescoço no lado direito” e usa esse termo na internet. Provavelmente quem também sentiu essa dor e sofreu por algumas horas, não vai publicar nada. Por outro lado, quem teve uma doença grave (está no 1%) que comecou com esse sintoma provavelmente vai querer contar a sua história…

O que eu acho sobre a Cervicalgia

Eu acho que a cervicalgia tem como maior causa um problema muscular. Sendo mais específico, problemas de origem postural (má postura), que pode ser no trabalho ou nas atividades da vida diária, também pode acontecer ao dormir (o famoso torcicolo matinal) ou em algum exercício mais vigoroso, como musculação, jiu-jitsu, crossfit, etc.

Mesmo a dor neural (quando o nervo está sendo comprimido), é na maioria das vezes a musculatura provocando uma má posição do Plexo braquial (conjunto de nervos do pescoço que vão para o membro superior) que o comprime e gera a dor.

Mesmo a dor devido à ATM (articulação têmporo mandibular), quem aumenta sua tensão são os músculos excessivamente contraídos. Nesse caso além do alongamento, executar alguma atividade que alivie sua mente ajuda muito. Exemplo: meditação, exercício físico, pescar (para alguns), ir ao cinema, etc

Por isso para mim é fundamental, para dores cervicais, a execução de exercícios e alongamentos. Movimentar mesmo todo o pescoço!

Lembre-se Disso: O pescoço dói de vez em quando

Isso acontece com todos, fique tranquilo e cuide-se quando acontecer. Procure seu médico se a dor não melhorar.

Aqui falo em 6 semanas, mas eu indico procurar após 1 semana com dor. E entenda que todos estamos sujeitos a isso algumas vezes na vida!

E, para concluir, eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

Não sei quando está lendo esse artigo, mas enquanto escrevo ele está disponível somente para Android, clique no link abaixo, instale e cuide da sua coluna cervical:

Clique Aqui
Clique Aqui e faça o Download

Comentário