Índice

CONHEÇA O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PARA ESTENOSE ESPINHAL

Estenose Espinhal
Fonte: healthlifemedia.com

BREVE RESUMO

Estenose espinhal (ou estreitamento) é uma condição que ocorre quando o canal espinhal, que contém a medula espinhal e as raízes nervosas torna-se comprimido (sofre pressão).

Isso faz com que um “beliscar” da coluna vertebral cordão e/ou raízes nervosas, o que leva a dor, cãimbras, fraqueza ou dormência.

Dependendo de onde o estreitamento ocorre, você pode sentir esses sintomas na parte inferior das costas e pernas, pescoço, ombro e braços.

Geralmente, o estreitamento é causado pela osteoartrite da coluna vertebral e discos entre as vértebras.

Também pode ser causada por um espessamento de alguns ligamentos, bem como por um abaulamento dos discos que separam as vértebras.

Sintomas de estenose espinhal muitas vezes começam lentamente e pioram com o tempo.

A dor nas pernas pode se tornar tão grave que andar a distâncias curtas é insuportável.

O QUE É ESTENOSE ESPINHAL?

Estenose espinhal é um estreitamento de uma ou mais áreas da coluna vertebral.

Esse estreitamento, que ocorre mais frequentemente na coluna cervical ou lombar, pode colocar pressão sobre a medula espinhal ou nervos que se ramificam a partir das áreas afetadas.

Normalmente, uma pessoa com esta condição se queixa de dor severa nas pernas e na parte inferior das costas quando em pé ou andando.

A dor pode surgir mais rapidamente ao subir ou descer um degrau ou rampa. Geralmente, é aliviado quando a pessoa senta ou inclina-se.

No entanto, nem todos os pacientes com estreitamento da coluna vertebral desenvolvem sintomas – e ainda não sabe-se o porquê.

Por causa disso, o termo “estenose espinhal” na verdade se refere aos sintomas da dor e não ao estreitamento.

O QUE CAUSA A ESTENOSE ESPINHAL E QUEM AFETA?

Algumas pessoas nascem com um pequeno canal espinhal. Isso é chamado de “estenose congênita”.

No entanto, a estenose espinhal com estreitamento é mais frequentemente devido a mudanças relacionadas à idade.

Isso é chamado de “estenose espinhal adquirida“.

FATORES DE RISCO

  • Você nasceu com um canal espinhal estreito;
  • Você é do sexo feminino;
  • Você tem 50 anos ou mais;
  • Você já teve uma lesão anterior ou cirurgia na coluna.

CONDIÇÕES MÉDICAS QUE PODEM CAUSAR ESTENOSE ESPINHAL

Estenose Lombar

DIAGNÓSTICO DA ESTENOSE ESPINHAL

Um ortopedista ou reumatologista perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Caso de estenose espinhal fará um exame físico.

Sintomas que ele irá procurar:

  • Dormência, fraqueza, cãimbras ou dor nas pernas, coxas ou pés que dificultam a caminhada;
  • Dor “que desce” pela perna;
  • Função anormal do intestino e ou da bexiga;
  • Perda da função sexual;

Em casos graves, paralisia parcial ou completa das pernas. Isto é considerado uma emergência médica e você deve chegar a uma sala de emergência o mais rápido possível.

O médico também irá considerar outras condições que podem causar sintomas semelhantes, como:

EXAMES SOLICITADOS

Um raio-X da coluna vertebral para verificar osteoartrite, esporões ósseos e estreitamento do canal vertebral (bem difícil de ver). Também pode ser solicitado raio-X do quadril ou joelho.

Uma tomografia computadorizada (CT) ou ressonância magnética (MRI) vão fazer uma varredura da coluna vertebral e dar um diagnóstico preciso.

Uma eletroneuromiografia para verificar os nervos que vão para as pernas

Exames de sangue, bem como testes para verificar a circulação em suas pernas e descartar outras doenças.

TRATAMENTO

MEDICAMENTOS PARA ALIVIAR A DOR DA ESTENOSE ESPINHAL

Medicamentos de venda livre, como o acetaminofeno (Tylenol), ou antiinflamatórios não esteróides (comumente chamados de AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve, Anaprox), vão aliviar a dor.

Além disso, um médico pode prescrever outros medicamentos para ajudar na dor e/ou espasmos musculares.

INJEÇÕES DE CORTISONA (CORTICOESTERÓIDES)

As injeções diretamente na área ao redor da medula espinhal (conhecidas como injeções epidurais) podem fornecer uma grande quantidade de alívio, porém é temporário.

Essas injeções geralmente são administradas em nível ambulatorial em um ambiente hospitalar ou clínico.

CIRURGIA PARA ESTENOSE ESPINHAL

Alguns pacientes com sintomas grave podem ser candidatos a uma “laminectomia descompressiva”.

Essa cirurgia remove as esporas ósseas ou o acúmulo de osso no canal espinhal, liberando espaço para os nervos e para a medula espinhal.

Depois, os médicos geralmente realizam uma fusão espinhal para conectar duas ou mais vértebras e melhor suporte para a coluna.

Vários estudos recentes descobriram que a cirurgia produz melhores resultados do que o tratamento não cirúrgico a curto prazo.

No entanto, os resultados variam e, como todas as cirurgias, esta também traz riscos.

Alguns destes riscos incluem:

  • Trombose Venosa Profunda;
  • Infecção;
  • Lesão Na Raiz Nervosa.

Embora a cirurgia possa trazer algum alívio, ela pode não curar a estenose espinhal ou a osteoartrite e os sintomas podem recorrer.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia tradicional com muitos aparelhos é boa só para crises de dor. Caso esteja com uma dor leve, vale a pena procurar um fisioterapeuta que execute bastante exercício. Pilates também é uma ótima opção.

MOVIMENTO CERTO (CLIQUE AQUI E BAIXE O APP)

Recomendo o APP porque a nossa coluna é formada por várias vértebras e a posição delas pode aumentar ou diminuir o tamanho do canal por onde passa a medula espinhal. Essa é a razão na qual, em uma cirurgia, o médico faz a fusão de 2 ou mais vértebras. Primeiro ele posicional na melhor posição e as une com placa ou pino.

Nesse APP você vai ter 20 séries de exercícios graduais. A primeira série é bem fácil, mas a dificuldade vai aumentando. Basta seguir os passos o mais fiel possível. Também nós não usamos desenho, mas sim profissionais que executam o movimento, cabendo a você só copiar o mais fiel possível (como sempre falo, dentro do seu limite).

Baixe agora pelo seu android e siga as instruções pelo seu APP.

OSTEOPATIA, QUIROPRAXIA E RPG

Essas três técnicas podem ajudar a alinhar rapidamente as vértebras e aumentar o espaço para a medula espinhal. Com o espaço aumentado, a dor e demais sintomas diminui. Procure um profissional qualificado!

MASSAGEM

Para casos específicos de estenose as massagens podem não trazer tanto resultado. Caso tenha estenose cervical, sugiro que procure um ótimo profissional porque o risco de lesionar um pescoço já comprometido é grande.

Por outro lado a massagem atua tanto no físico como no emocional, por isso é interessante procurar um massoterapeuta, ele vai ajudar nas dores de fundo emocional.

AURICULOTERAPIA

A Auriculoterapia, assim como a massoterapia (massagem) não atua de forma direta no problema, porém ela vai ajudar a diminuir as dores e melhorar o emocional do cliente. Se quer testar, insira seu email no link abaixo:

ACUPUNTURA

A Acupuntura é fenomenal para inúmeras doenças. Não encontrei nenhuma pesquisa que relaciona acupuntura e estenose espinhal, porém recomendo que receba algumas sessões de acupuntura para ver se há melhora. É muito provável que sim.

VIVENDO COM ESTENOSE ESPINHAL

Não há cura para esta condição, mas existem passos que você pode tomar para se sentir melhor. Por exemplo:

Mexa-se: O exercício regular é muito importante, faça pelo menos três vezes por semana durante cerca de 30 minutos. Além disso, recomendo o App Movimento Certo.

Recomendo o APP Movimento Certo.

Modifique sua atividade: É possível que o seu médico diga que não pode fazer mais nada como levantar objetos pesados ou caminha por longas distâncias porque pode piorar a dor e gerar incapacidade.

Porém eu vou contra isso, sugiro que aprenda sobre o seu corpo, conheça suas limitações e vá aumentando-a a quantidade de atividade aos poucos, ou seja, vá fazendo um pouco a mais a cada dia e veja se foi bom ou não. Veja esse vídeo:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sendo uma condição incurável a Estenose Espinhal requer controle e acompanhamento de um ou mais profissional da saúde.

Após os devidos exames indicados pelo profissional, procure saber pelo mesmo se a fisioterapia pode ajudá-lo nesta fase, a fim de buscar qualidade de vida, menos ingestão de medicamentos e mais disposição para uma vida sem dor.

Converse com seu médico sobre medicamentos para a dor, bem como terapias alternativas, como acupuntura ou massagem, que podem aliviar a dor.

Explore as opções não cirúrgicas primeiro, exceto em casos raros, quando a dor, a fraqueza e a dormência aparecem rapidamente.

Fonte: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Spinal-Stenosis

Imagem: https://en.wikiversity.org/wiki/WikiJournal_of_Medicine/Medical_gallery_of_Blausen_Medical_2014

Traduzido e editado por: Thiago Nishida

Comentário