Índice

HIPERCIFOSE TORÁCICA: GUIA PARA TRATAMENTO DA HIPERCIFOSE

imagem retirada do site ncbi.nlm.nih.gov

imagem retirada do site ncbi.nlm.nih.gov

Neste artigo, traremos informações voltadas para o paciente e para o profissional fisioterapeuta, com dicas para tratamento da coluna vertebral mediante este problema e estudo de caso de uma paciente com hipercifose torácica.

O QUE É HIPERCIFOSE TORÁCICA?

A princípio, a hipercifose é uma deformidade da coluna vertebral, causando uma postura curvada para frente da parte superior das costas (coluna torácica).

A postura é a maneira característica de posicionar seu corpo, que ao longo do dia por vários fatores, incluindo o que você está fazendo e há quanto tempo você está fazendo isso.

No entanto, a postura de uma pessoa pode fazer com que a curvatura torácica se torne excessiva e rígida, dificultando a mudança.

Tal é o caso da hipercifose (às vezes chamada de “jubarte”, “volta para trás” ou “corcunda”).

Esta condição pode afetar pessoas de todas as idades, mas a curvatura torácica na maioria das vezes começa a aumentar em pessoas com mais de 40 anos e continua com o avançar da idade.

Acredita-se que 20% a 40% dos adultos mais velhos – homens e mulheres – desenvolvam hipercifose

Esta deformidade da coluna vertebral ocorre quando a forma natural de curvatura para a frente da parte superior das costas se torna excessiva.

Isso resulta no aparecimento de ombros arredondados com a cabeça e o pescoço posicionados à frente do tronco.

This photo of Museum of Osteology is courtesy of TripAdvisor

CAUSAS DA HIPERCIFOSE

  • Postura habitual ruim;
  • Fraqueza muscular;
  • Doença degenerativa do disco;
  • Degeneração Ligamentar;
  • Fatores hereditários.

SINAIS E SINTOMAS DA HIPERCIFOSE TORÁCICA

As pessoas com essa condição geralmente têm dificuldade e/ou dor em ficar em pé.

Já, o agravamento da curvatura está associado a um maior risco de problemas de saúde, incluindo dores nas costas e pescoço, dificuldades respiratórias e quedas.

Hipercifose
Fonte: http://www.clinic-hq.co.uk

O sintoma mais importante da hipercifose que você pode notar é a aparência de um dorso arredondado.

Você pode não reconhecer uma mudança em sua postura de costas porque, na maioria dos casos, ela é gradual, mas seus amigos e familiares podem perceber isso antes de você.

RED FLAG da HIPERCIFOSE: Se você notar um aumento repentino na curvatura de suas costas, ligue para o seu médico. Uma mudança súbita na curva da coluna pode estar associada a outros problemas de saúde.

  • Dificuldade no desempenho de tarefas normais, como tomar banho, sair de uma cadeira, dobrar-se ou caminhar;
  • Diminuição da flexibilidade e força dos músculos do tronco;
  • Alterações associadas no alinhamento que resultam em uma alteração no centro de gravidade do corpo e aumentam o gasto de energia necessário para concluir tarefas comuns;
  • Alterações no equilíbrio devido à mudança no centro de gravidade que pode aumentar o risco de quedas e lesões relacionadas;
  • Dor nas costas;
  • Fraturas da coluna vertebral à medida que a condição avança.

SE VOCÊ TEM HIPERCIFOSE AVANÇADA, PODE SENTIR:

  • Dificuldade em respirar, mesmo que você não tenha histórico de doença pulmonar ou cardíaca;
  • Uma diminuição da distância entre as costelas inferiores e os ossos pélvicos; neste caso, testes de função pulmonar podem ser prescritos, para medir se a hipercifose está restringindo sua respiração.

COMO É DIAGNOSTICADO DA HIPERCIFOSE TORÁCICA?

A hipercifose será avaliada primeiro com uma inspeção visual das suas costas. Sua curva espinhal pode ser medida usando uma régua flexível ou raios-X.

Se um raio X for tirado, um radiologista medirá os ângulos da coluna vertebral no raio X. Se uma curva mede mais de 40 °, a hipercifose é diagnosticada, porém normalmente o visual já é possível detectar alterações.

imagem retirada do site ncbi.nlm.nih.gov

Às vezes, as alterações da coluna vertebral ocorrem por causa de fraturas devido a osteoporose.

 As alterações da coluna também podem resultar de doença degenerativa do disco ou artrite. Esses problemas são comumente associados ao envelhecimento.

Outros problemas não associados ao envelhecimento também podem causar uma mudança súbita na postura; entretanto, problemas como tumor, infecção ou alterações neurológicas são incomuns.

Seu médico pode prescrever exames de imagem, como raios-X ou uma ressonância magnética da coluna torácica para determinar se você tem alguma dessas condições menos comuns que afetam sua postura.

Testes de função pulmonar podem ser prescritos para medir se sua hipercifose estão restringindo sua respiração.

COMO UM FISIOTERAPEUTA PODE AJUDAR NA HIPERCIFOSE?

Sim, um fisioterapeuta pode ajudar a reabilitar as alterações posturais e as limitações funcionais associadas à hipercifose.

Ele começará analisando sua história médica passada e presente com você, bem como os medicamentos que toma.

Se você relatar uma mudança súbita em sua postura, dor intensa ou uma alteração significativa em sua função física, você será encaminhado ao seu médico.

Um aumento súbito no arredondamento das costas pode indicar um problema de saúde mais sério (já falei, mas é bom reforçar).

Quando um problema mais sério é descartado, seu fisioterapeuta realizará testes especiais para avaliar sua condição única.

Seu fisioterapeuta começará observando, medindo e registrando seu alinhamento postural, força do tronco, amplitude de movimento e flexibilidade em movimento.

Se você estiver com dificuldade para andar ou manter o equilíbrio, seu fisioterapeuta observará seu movimento e realizará testes para determinar o nível de dificuldade e se você tem um risco maior de cair.

TRATAMENTOS INDICADOS

RPG

O RPG é uma das melhores técnicas. Tenho um case de um amigo que fez e relatou uma melhora absurda. Não foi medido antes, mas ele acredita ter “crescido” de 3 a 4 centímetros, mas não sentir mais dor foi sensacional para ele.

Até a última vez que falei com ele, disse que não estava mais fazendo o RPG, porém fazia todas as noites alguns alongamentos em casa.

Pilates

Também é uma ótima técnica que vai ajudar no fortalecimento e alongamento dos grupos musculares corretos para uma postura certa.

Cinesioterapia

nada mais é do que a fisioterapia tradicional. O profissional vai passar exercícios e alongamentos para a correção da postura. Um bom fisioterapeuta também vai prescrever um começo, meio e fim. Com metas a serem batidas (por exemplo, quando você conseguir deitar no chão duro sem travesseiro ou quando conseguir fazer um exercício X com 5 kg).

Terapia Manual

A Terapia manual nesse caso, na minha opinião, não é tão eficiente. O terapeuta vai conseguir liberar e corrigir as articulações, porém quem as deixou lá foram os músculos, por isso as terapias citadas anteriormente são melhores. Ela são úteis quando associadas com o RPG, Pilates ou Cinesioterapia.

Massagem

Massagem Shiatsu

Quando estava na faculdade, uma professora que gosto muito convidou uma professora para ministrar uma aula sobre Massagem Ayurvédica (hoje sei que o nome não é esse…). Ela fez uma demonstração em um amigo que tinha hipercifose.

Ele ficou umas duas semanas mais reto. Foi incrível, porém é um tratamento e não um milagre. Ele não deu continuidade ao tratamento e voltou ao normal. Importante: a cifose dele não o incomodava em nada.

Atividade física

Qualquer atividade física tente a melhorar a hipercifose. Fiz uma lista da minha cabeça, portanto fique à vontade para questionar:

1) Natação: acho que o nado de costas é o melhor, porém os 4 estilos vão contribuir, inclusive para a respiração

2) Musculação: A musculação ajuda porque é sempre completa, o aluno faz todos os grupos musculares.

3) Ballet e outras danças: não entendo quase nada de dança mas sei que o ballet precisa manter a postura o tempo todo.

O QUE O PACIENTE PODE FAZER

Na maioria das vezes, alterar a maneira como você se senta, fica em pé e completa suas atividades diárias tem o maior impacto em diminuir a hipercifose.

Exercícios de equilíbrio e treinamento de caminhada (marcha) para aumentar sua tolerância à atividade e melhorar sua segurança reduzindo o risco de quedas.

Educação para melhorar suas atividades diárias e facilitar seu funcionamento físico.

Seu fisioterapeuta pode ensiná-lo a entrar e sair da cama com segurança, dentro e fora da banheira, ou fora de uma cadeira, e como dobrar e andar com mais facilidade.

Exercícios respiratórios para ajudar a melhorar sua tolerância à atividade física, aumentando sua capacidade pulmonar.

Terapia manual miofascial / tecidos moles (técnicas de massagem prática) e, em alguns casos, mobilização articular (movimentos suaves guiados pelo seu fisioterapeuta) para ajudar a melhorar a flexibilidade da coluna vertebral.

Seu fisioterapeuta escolherá qual modalidade será mais benéfica para você – e ajudará a reduzir a necessidade de medicação para a dor, como os opioides.

Lembre-se, todos os casos de hipercifose são diferentes. Seu fisioterapeuta irá escolher as melhores opções de tratamento para você com base em sua condição específica.

Converse com seu médico e fisioterapeuta para encontrar soluções para suas necessidades específicas.

ESTUDO DE CASO REAL DE UMA PACIENTE COM HIPERCIFOSE TORÁCICA

imagem retirada do site ncbi.nlm.nih.gov

A fonte desse estudo está no final desse artigo. Não foi um caso clínico meu.

Julie é uma executiva aposentada de 68 anos que percebe que suas camisas não estão mais lhe deixando bem.

Sua amiga diz a ela que ela parece estar desmoronando enquanto está sentada, tem mais dificuldade para sair das cadeiras e que suas costas parecem mais arredondadas.

 Julie também percebe que fica muito cansada quando está de pé por um longo tempo e prefere estar sentada. Às vezes, sua parte superior das costas dói quando ela fica de pé ou anda muito tempo, mas fica melhor quando ela se senta.

Julie decide ver seu médico. Ele observa que Julie tem as costas arredondadas e pede um exame de raios-X e densidade óssea. Os resultados dos testes mostram que Julie tem uma cifose aumentada em sua coluna torácica, mas sem fraturas.

Ele diz que ela tem osteopenia – baixa densidade óssea – mas não osteoporose (ossos finos com risco de fratura). Ele faz recomendações dietéticas para resistência óssea e encaminha Julie para fisioterapia.

O fisioterapeuta de Julie testa sua força física; flexibilidade; a amplitude de movimento de suas costas, braços e pernas; e sua mobilidade articular da coluna vertebral.

Ele também observa o alinhamento postural de Julie e mede a curva de sua coluna torácica.

RESULTADOS

Os testes mostram que Julie perdeu a capacidade de endireitar completamente as costas e que os músculos das costas se tornaram fracos demais para suportar bem a postura.

Além disso, os músculos do pescoço e dos ombros ficaram tensos. O resultado é dificuldade em endireitar-se, dificuldade em manter uma postura reta e fadiga e dor quando ela passa o tempo em posições sem apoio, como em pé.

O teste de equilíbrio mostra uma leve perda de equilíbrio na caminhada.

O fisioterapeuta de Julie prescreve o tratamento para melhorar a flexibilidade e força para melhor apoiar seu alinhamento postural.

Durante várias visitas, Julie recebe tratamentos que incluem exercícios e terapia manual para melhorar a flexibilidade das articulações da coluna vertebral.

Ela também aprende exercícios para alongar os músculos tensos e restritivos, fortalecer os músculos da parte superior das costas e do tronco e exercícios de caminhada e equilíbrio.

Julie, realiza esses exercícios todos os dias em casa. Seu fisioterapeuta progride seus exercícios à medida que fica mais forte e mais flexível.

Medidas regulares de sua postura, força, amplitude de movimento, tolerância à atividade e dor são registradas à medida que ela avança em direção aos objetivos que ela e seu fisioterapeuta estabeleceram durante sua avaliação.

Em sua última visita, o fisioterapeuta de Julie mede uma melhora acentuada em seu alinhamento e uma diminuição da hipercifose.

Julie relata que pode ficar de pé e andar por mais tempo sem dor. Ela não sente mais fadiga e sua dor nas costas realmente se resolveu.

Hoje em dia, Julie se sente mais forte e mais certa sobre sua caminhada e equilíbrio do que tem em anos.

Ela chama seu fisioterapeuta para relatar que os seus exercícios prescritos a fazem se sentir muito melhor quando ela completa suas tarefas habituais.

Ela também se juntou a um grupo de caminhada com idosos locais – algo que ela nunca teria considerado fazer antes de sua fisioterapia!

DICAS GERAIS PARA PROCURAR UM FISIOTERAPEUTA (OU QUALQUER OUTRO PROFISSIONAL DA SAÚDE)

  • Receba recomendações de familiares e amigos ou de outros profissionais de saúde;
  • Ao entrar em contato com uma clínica de fisioterapia, pergunte sobre a experiência dos fisioterapeutas em ajudar as pessoas com hipercifose;
  • Procure por alguém que tenha alguma das formações citadas acima;
  • Em sua primeira consulta com o fisioterapeuta, descreva seus sintomas com o máximo de detalhes possível e relate as atividades que pioram seus sintomas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim, há profissionais da saúde com conhecimentos avançados, experiência e habilidades que podem se aplicar à sua condição de hipercifose torácica.

A prevenção com prática de exercícios físicos para hipercifose torácica entre outras doenças da coluna, se torna cada vez mais importante, inclusive com o avanço da idade.

Assim sendo, é necessário para a saúde dos ossos e dos órgãos internos a boa postura e fortalecimento da coluna vertebral inteira.

As vantagens de procurar um fisioterapeuta antes do aparecimento de doenças da coluna são a qualidade de vida na terceira idade, menos dores, menos ingestão de remédios, mais vida saudável e ativa.

Referência principal: https://www.moveforwardpt.com/symptomsconditionsdetail.aspx?cid=a26d7f6b-85dd-4461-9685-be7a8e5d5725#References

Traduzido e atualizado por: Thiago Nishida

Comentário