Índice

O QUE É ESPONDILITE ANQUILOSANTE?

A espondilite anquilosante (EA) é uma condição inflamatória que afeta as articulações da coluna. Espondilite significa inflamação da coluna vertebral.

Como parte da reação do corpo à inflamação, o cálcio é depositado onde os ligamentos se ligam aos ossos que compõem a coluna (vértebras). Portanto essa doença é como uma consolidação das vértebras, tornando-as imóveis.

Isso reduz a flexibilidade das suas costas e faz com que novos ossos cresçam nas laterais das vértebras.

Eventualmente os ossos individuais da coluna podem se unir. Isso é chamado de anquilose e pode ser visto em raios-x.

A espondilite anquilosante geralmente começa nas articulações entre a coluna lombar e a pélvis, mas pode se espalhar pela coluna até o pescoço.

Pode, por vezes, afetar outras partes do corpo, incluindo articulações, tendões ou olhos.

A espondilite anquilosante varia de pessoa para pessoa – seus sintomas podem ser tão leves que você quase pode esquecer que tem a doença, mas se eles são mais sérios, isso pode ter um grande impacto na sua qualidade de vida.

A espondilite anquilosante faz parte de um grupo de condições conhecidas como “espondiloartrite” porque essas condições compartilham muitos dos mesmos sintomas.

CONDIÇÕES RELACIONADAS À ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A espondilite anquilosante não-radiográfica e a espondiloartrite indiferenciada têm sintomas semelhantes aos da espondilite anquilosante, mas os raios X não mostram sinais de danos nas articulações.

 Às vezes, pessoas com essas condições são posteriormente diagnosticadas com espondilite anquilosante.

A artrite psoriásica é uma forma de espondiloartrite que ocorre em associação com a psoríase da pele.

A espondiloartrite associada à doença inflamatória intestinal (ou artrite enteropática) está relacionada a condições intestinais, como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa.

A artrite reativa (que costumava ser conhecida como síndrome de Reiter) é diagnosticada quando a artrite é uma reação à uma infecção.

Artrite relacionada à entesite é o nome usado quando crianças e adolescentes desenvolvem artrite das ênteses, os locais onde os tendões e os ligamentos se ligam ao osso.

Alguns médicos usam os termos espondiloartropatia, espondiloartrites ou espondiloartrites soronegativas.

Todos esses termos descrevem tipos de artrite pertencentes ao mesmo grupo de condições que a espondilite anquilosante.

QUEM SOFRE DE ESPONDILITE ANQUILOSANTE?

Espondilite anquilosante pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum em homens jovens e com maior probabilidade de começar no final da adolescência ou 20 anos.

Os genes que você herdou de seus pais podem torná-lo mais propenso a desenvolver a EA, mas a condição não é transmitida diretamente.

A maioria das pessoas com espondilite anquilosante tem um gene chamado HLA-B27, que pode ser detectado por um exame de sangue.

Este gene não é a causa da espondilite anquilosante, mas contribui para isso.

Mesmo em famílias onde alguém foi diagnosticado com espondilite anquilosante, pode haver irmãos ou irmãs que têm o gene HLA-B27, mas que não têm essa condição.

SINTOMAS DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

PRIMEIROS SINTOMAS

RIGIDEZ E DOR

Rigidez e dor na parte inferior das costas no início da manhã que diminui durante o dia ou com o movimento/exercício.

Normalmente essa rigidez dura cerca de 30 minutos. Quando dura menos, diminui as chances de ser uma Espondilite Anquilosante.

DOR ARTICULAR

Dor na articulação sacroilíaca (onde a base da coluna se encontra com a pélvis), nas nádegas ou nas costas das coxas.

Algumas pessoas notam esses sintomas depois de uma lesão muscular, então a condição é confundida com dor nas costas comum.

Os sintomas também podem ocorrer após o repouso ou podem acordá-lo durante a noite.

DOR EM OUTROS LOCAIS

Você também pode ter dor no pescoço, ombro, quadril ou coxa, o que geralmente é pior se você ficou inativo por um tempo, por exemplo, se você trabalha em um computador.

Algumas pessoas têm dor, rigidez e inchaço nos joelhos ou tornozelos. Na artrite psoriática, as articulações menores das mãos e dos pés podem ser afetadas.

Para algumas pessoas, especialmente crianças e adolescentes, os primeiros sinais podem estar no quadril ou no joelho, e não nas costas.

A inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde os tendões se fixam ao osso (isso é chamado de entesite), por exemplo, no cotovelo e no calcanhar.

A inflamação que causa esses sintomas vai e vem, de modo que o grau de dor pode variar com o tempo e de pessoa para pessoa.

Se a condição é leve e afeta apenas a articulação sacroilíaca, pode passar quase despercebida, mas se a maior parte da coluna for afetada, pode causar restrição de movimento na coluna.

Pela Medicina Tradicional Chinesa, os sintomas citados acima se encaixam em desequilíbrio do elemento Terra. O nosso sintoma chama-se “dor que piora com o repouso” e a Auriculoterapia e a Acupuntura dão muito resultado nos casos iniciais da doença.

SINTOMAS SECUNDÁRIOS

SENSIBILIDADE NO CALCANHAR

Isso torna desconfortável ficar em um piso duro. A inflamação pode ocorrer na parte de trás do seu calcanhar, onde o tendão do calcâneo encontra o osso do calcanhar, ou na planta do pé que é conhecido como fasceíte plantar;

Dor e inchaço em um dedo ou dedo do pé. Quando o dedo inteiro está inchado, é conhecido como dactilite;

Dor no peito ou sensação de “amarração” que surge gradualmente – se a coluna estiver afetada no nível do peito (a coluna torácica), isso pode afetar o movimento nas articulações entre as costelas e o esterno, o que dificulta a respiração. As costelas podem ficar muito sensíveis e pode sentir falta de ar mesmo depois de uma atividade suave. Tossir ou espirrar pode causar desconforto ou dor;

INFLAMAÇÃO DO OLHO (UVEÍTE OU IRITE)

 Os primeiros sinais disso são geralmente um olho vermelho (avermelhado), aguado e doloroso, e pode ser desconfortável olhar para luzes brilhantes.

Se isso acontecer, é importante obter ajuda médica dentro de 24 a 48 horas.

O tratamento é geralmente com colírios esteróides, que geralmente são muito eficazes. Algumas pessoas sofrem repetidos ataques de inflamação ocular, mas é extremamente improvável que causem danos permanentes se forem tratadas prontamente.

INFLAMAÇÃO DO INTESTINO

Pessoas com espondilite anquilosante podem desenvolver problemas intestinais conhecidos como doença inflamatória intestinal (DII) ou colite.

Informe o seu médico se tiver diarreia durante mais de 2 semanas ou começar a fazer fezes sanguinolentas ou viscosas. Você pode ser encaminhado a um especialista em intestino (gastroenterologista).

Os sintomas da DII podem variar, mas geralmente são tratados com sucesso com medicação.

CANSAÇO (FADIGA)

Isso pode ser causado pela atividade da doença, anemia ou às vezes depressão e frustração associada à condição.

RELAÇÃO DOS SINTOMAS DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Espondilite anquilosante (EA) e as condições relacionadas são bastante variáveis ​​e difíceis de prever.

Você pode ter momentos em que os sintomas tornar-se pior e outras vezes quando você achar mais fácil lidar com a dor e rigidez. É possível se sentir mal, perder peso ou cansar-se facilmente.

A maioria das pessoas com espondiloartrite tem algum enrijecimento na coluna, geralmente na parte inferior das costas.

Isso pode ser indolor e não pode interferir na atividade física porque o pescoço, os quadris, os membros e a parte superior da coluna podem permanecer bastante móveis.

No entanto, se mais de sua coluna endurecer ou se seus joelhos ou quadris forem afetados, você poderá ter mais dificuldade com a mobilidade. O tratamento com fisioterapia pode ajudar a prevenir esses problemas de mobilidade.

COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Muito raramente, pode haver complicações que afetam o coração, os pulmões e o sistema nervoso.

As válvulas no coração podem “vazar”, o que pode sobrecarregá-lo. E a inflamação a longo prazo e a cicatrização de tecido nos pulmões podem reduzir o movimento das costelas, o que significa que você não consegue respirar profundamente.

Muito raramente, a parte superior dos pulmões pode ficar com cicatrizes.

Menos de 1 em cada 100 pessoas com espondilite anquilosante apresentam esses problemas, sendo ainda menos comuns em outros tipos de espondiloartrites.

Mesmo assim, se você fuma, é extremamente importante tentar parar porque o tabagismo pode aumentar os problemas cardíacos ou pulmonares

As pessoas com espondilite anquilosante, especialmente aquelas que têm a doença há muito tempo e cujas vértebras se fundiram, correm maior risco de fraturas da coluna vertebral após um trauma (por exemplo, queda ou acidente de carro).

Fraturas da coluna vertebral podem causar danos nos nervos, por isso é importante informar a qualquer médico que o esteja tratando após traumatismo que você tem espondilite anquilosante, especialmente se tiver uma nova dor inexplicável na coluna ou uma nova fraqueza ou formigamento nos braços ou pernas.

A fratura pode não aparecer facilmente nos raios X, então você pode precisar de uma ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC).

Algumas pessoas com espondilite anquilosante desenvolvem osteoporose.

Seu médico pode sugerir que você tenha um exame de densidade óssea (DEXA) para verificar isso.

DIAGNÓSTICO DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A maioria das dores nas costas não é causada por Espondilite Anquilosante. No entanto, os sintomas, especialmente nos estágios iniciais, podem ser muito semelhantes aos problemas nas costas mais comuns.

Por causa disso, muitas pessoas suportam a dor por algum tempo antes de procurar ajuda.

Quando você vê seu médico pela primeira vez, pode haver pouco para mostrar se o problema é espondilite anquilosante ou algum outro problema mais comum nas costas.

A espondilite anquilosante é normalmente diagnosticada por um reumatologista.

Não há nenhum teste específico que confirme que você tem espondilite anquilosante, por isso o diagnóstico envolve a junção de informações de diferentes fontes, incluindo:

  • A história de sua condição (incluindo se dor e desconforto estão acordando você durante a segunda metade da noite);
  • Um exame físico bem feito;
  • Exames de sangue, que podem mostrar inflamação.

EXAMES

Um exame de sangue pode, por vezes, mostrar se há inflamação no corpo. Você provavelmente terá um ou mais desses testes:

  • Proteína C-reativa (PCR)
  • Taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR)
  • Viscosidade plasmática (PV).

Todos estes testes de inflamação, então eles dão informações semelhantes. Diferentes laboratórios usam testes específicos.

Apenas 30% a 40% das pessoas com espondilite anquilosante têm inflamação que pode ser detectada em um exame de sangue, portanto, em muitos casos, esses exames de sangue serão normais.

Outro exame de sangue pode confirmar se você tem o gene HLA-B27. A maioria das pessoas com espondilite anquilosante é positiva para o HLA-B27.

Importante: Um teste positivo pode apontar para a EA, mas não confirmará o diagnóstico.

As radiografias às vezes ajudam a confirmar o diagnóstico, embora geralmente não mostrem nada incomum nos estágios iniciais.

Conforme a condição progride, novos ossos se desenvolvem entre as vértebras, que serão visíveis em imagens de raios-x. No entanto, pode levar vários anos até que esses sinais apareçam em raios-x.

A ressonância magnética (RM) pode mostrar alterações na coluna vertebral ou nas articulações sacroilíacas em um estágio anterior da doença.

Você pode precisar de mais testes, especialmente nos estágios iniciais.

Exames de ressonância magnética podem mostrar as mudanças típicas em sua coluna e nas articulações sacroilíacas em um estágio anterior da doença e antes que as alterações possam ser identificadas em radiografias.

TRATAMENTO PARA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Estão disponíveis vários tratamentos que podem aliviar a dor e a rigidez, mas o exercício e a atenção à sua postura são tão importantes para manter a coluna móvel e ajudá-lo a viver uma vida sem restrições.

MEDICAMENTOS

Analgésicos e AINEs

Analgésicos (analgésicos) e antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) são geralmente a primeira opção de tratamento, e a maioria das pessoas com espondilite anquilosante precisará tomá-las às vezes.

Analgésicos como paracetamol geralmente são muito úteis. Eles podem ser tomados regularmente e são particularmente úteis antes da atividade para manter a dor no mínimo.

Como todos os medicamentos, os AINEs podem, por vezes, ter efeitos secundários, mas o seu médico tomará precauções para reduzir o risco destes, por exemplo prescrevendo a menor dose possível pelo menor período possível.

Medicamentos Específicos para Espondilite Anquilosante

Drogas como sulfassalazina e metotrexato podem ser úteis para a artrite nas articulações de seus braços ou pernas, embora não sejam geralmente eficazes para sintomas espinhais.

Essas drogas anti-reumáticas modificadoras da doença (DMARDs) são administradas para reduzir os danos às articulações, em vez de apenas controlar a dor.

Eles são de ação lenta, então você não percebe um impacto imediato, mas eles podem fazer uma grande diferença em seus sintomas ao longo de um período de tempo.

Infiltração

Esteróides podem ser usados ​​como tratamento de curto prazo. Eles geralmente são dados como uma injeção em uma articulação inchada ou como uma injeção de liberação lenta em um músculo.

Eles também podem ser usados ​​para tendões dolorosos, por exemplo, no calcanhar, embora eles não sejam repetidos com muita frequência, pois isso pode levar à fraqueza do tendão.

Ocasionalmente, você pode receber um ciclo de comprimidos esteróides (prednisolona).

Embora esses tratamentos possam ser muito eficazes na melhora da dor e da rigidez, você pode desenvolver efeitos colaterais se usá-los por longos períodos, como ganho de peso, hematomas ou afinamento da pele, pressão alta, açúcar elevado no sangue, infecções ou osteoporose.

Bisfosfonatos

Os bisfosfonatos são geralmente usados ​​para tratar a osteoporose. Tem sido sugerido que eles também podem ajudar a dor e rigidez da espondilite anquilosante, embora a pesquisa até agora não tenha confirmado isso.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia é uma parte muito importante do tratamento da espondilite anquilosante.

Um fisioterapeuta vai montar um programa de exercícios que aumenta sua força muscular e ajuda a manter a mobilidade em sua coluna e outras articulações.

É especialmente importante exercitar suas costas e pescoço para evitar que eles enrijecem em uma posição curvada.

Terapia Manual: Uma vez conversei com um fisioterapeuta em um coffee break de curso, ele me relatou da melhora de um senhor com espondilite anquilosante. A postura típica é parecida com a foto abaixo.

Ou eles usam bengala ou sempre vão andar com as mãos para trás com o objetivo de levar o centro de gravidade para trás.

Ele disse que fez uma terapia manual chamado MAITLAND que consiste em movimentar vértebras no seu sentido funcional.

Ele disse que o senhor melhorou muito, que ele andava curvado para frente e ficou muito mais ereto e que melhorou muito a sua qualidade de vida.

Procure algum fisioterapeuta que atenda com “Maitland” ou Osteopatia ou Quiropraxia.

MOVIMENTO CERTO

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

HIDROTERAPIA

A hidroterapia é uma atividade que envolve exercícios em uma piscina de água quente, visto que o calor e a água facilitam os movimentos.

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia: para aliviar a dor na coluna, recomendo fortemente a Auriculoterapia. Ela é extremamente eficiente, segura e fácil de aplicar. Caso faça sentido para você, eu te proponho que clique no link abaixo que vou lhe fornecer uma aula prática na qual vou lhe ensinar como aliviar a dor na coluna com um lápis. Se está com dor e quer uma opção, insira seu email no link abaixo:

ACUPUNTURA

Acupuntura: Também é excelente para aliviar a dor. Porém, assim como  a auriculoterapia, o movimento é fundamental nessa doença.

CIRURGIA PARA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

A maioria das pessoas com espondilite anquilosante não precisa de cirurgia, embora algumas pessoas precisem de uma prótese de quadril ou joelho se essas articulações forem gravemente afetadas.

Isso pode se livrar da dor e melhorar a mobilidade. A cirurgia para endireitar uma coluna em flexão (curvada para frente) é muito rara e geralmente não é recomendada.

Você deve falar com o seu reumatologista sobre o encaminhamento a um cirurgião espinhal experiente se você quiser aconselhamento sobre isso.

GERENCIANDO OS SINTOMAS DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Medidas de auto-ajuda, especialmente exercícios, podem ajudar a minimizar os efeitos a longo prazo da espondilite anquilosante (EA).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tão importante quanto outras doenças que afetam a coluna, a espondilite anquilosante requer uma atenção especial.

Devido a mesma comprometer órgãos como os olhos, por exemplo, em qualquer sinal mínimo de alteração, inflamação nas articulações da coluna, procure um especialista.

Fonte: https://www.versusarthritis.org/about-arthritis/conditions/ankylosing-spondylitis/

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Comentário