A Osteofitose, famosa por seu nome popular de bico de papagaio na coluna, afeta vários brasileiros tanto em idade avançada, como em pessoas mais jovens. Se você anda sentindo dor nas costas, leia este artigo e veja os sintomas para então, buscar orientação médica.

Bico de Papagaio
Projeto vetor criado por macrovector – br.freepik.com

Índice

O QUE É BICO DE PAPAGAIO?

Apesar de seu nome doloroso, esporões ósseos ou bico de papagaio, geralmente não apresentam sintomas. Na verdade, são projeções suaves que se estendem a partir dos ossos, frequentemente onde dois ossos se encontram em uma articulação.

A formação de esporões ósseos, chamada osteofitose, é muito mais comum depois dos 60 anos. Mas os adultos mais jovens também podem desenvolver esporões ósseos.

Se você tem osteoartrite, um fator de risco para osteófitos, você deve saber quais sintomas procurar e quando o tratamento pode ser necessário.

SINTOMAS DOS OSTEÓFITOS

Na maioria das vezes, os esporões ósseos são pequenos e não causam DOR.

Apenas cerca de 40% das pessoas com 60 anos ou mais experimentarão sintomas de esporão ósseo dolorosos, o suficiente para exigir atenção médica.

Quando esporões ósseos, também chamados de osteófitos, se formam no joelho, você pode achar que é doloroso esticar a perna (extender a perna). Esse é um dos sintomas que provocam dor no joelho, mas também pode ser outros motivos.

Esses “espinhos ósseos” também podem se formar no ombro, o que pode irritar o manguito rotador e causar dor e inchaço. O mais comum é em um osso chamado Escápula, mais especificamente no Acrômio. Esse osteófito é chamado de ACRÔMIO em Gancho e acontece devido à genética e seu uso indadequado. Mas isso é assunto para um outro artigo.

No quadril, os esporões ósseos também podem ser dolorosos e limitar o movimento. Mas reforço, esse nem sempre é o fator causador da limitação e da dor.

Na sola do pé ou no calcanhar também se forma um osteófito muito comum. Assim como no corpo todo, alguns osteófitos recebem nomes diferentes. Esse chama-se esporão de calcâneo. Também é assunto para um artigo único.

Um dos locais mais comuns para o crescimento de esporão ósseo é a oluna vertebral. Nessa região, recebe o nome de Bico de Papagaio. Caso os osteófitos se formem no interior de uma vértebra, elas podem pressionar a medula espinhal ou suas raízes nervosas. Isso pode causar não apenas dor, mas também dormência nas costas, braços e pernas.

Se você tem dor ou rigidez em uma articulação que não melhora em um dia ou dois, consulte seu médico. Pode ser esporões ósseos ou qualquer outra condição que exija um olhar clínico. Veja os artigos e vídeos sobre o DOR LOMBAR e DOR CERVICAL

O diagnóstico precoce e o tratamento de esporões ósseos podem limitar os danos que causam. Se notar dor e inchaço numa articulação que não cede ao gelo e ao repouso, fale com o seu médico sobre a possibilidade de osteofitose. Ele é facilmente diagnosticado por um exame de Raio X.

CAUSAS DO BICO DE PAPAGAIO

De longe, a causa mais comum de esporão ósseo é a osteoartrite. Esse é o tipo de artrite causada pelo desgaste de longo prazo nas articulações.

A osteoartrite tende a se desenvolver em adultos mais velhos, mas pode começar mais cedo se uma articulação tiver sido danificada por uma lesão esportiva, acidente ou outra causa.

Uma articulação com artrite, a cartilagem no final dos ossos se deforma. No vídeo acima explico também uma outra causa muito comum de Bico de Papagaio e como prevení-lo.

A cartilagem é o tecido flexível que conecta e protege os ossos de uma articulação, que, quando danificada, o novo material ósseo emerge na forma de esporões ósseos.

Na coluna vertebral, um disco macio e flexível amortece cada vértebra. À medida que, os discos se desgastam e se tornam mais finos ao longo do tempo, a coluna se torna mais suscetível à formação de esporões ósseos.

FATORES DE RISCO DO BICO DE PAPAGAIO

O envelhecimento é o maior fator de risco para esporões ósseos. Com o tempo, todas as suas articulações sofrem pelo menos um pouco de desgaste. Isso é verdade mesmo se você não tiver ferimentos evidentes.

Pode haver um fator hereditário também. É mais provável que você os consiga se tiver um pai com esporões ósseos.

Porém não podemos mudar os fatores acima, mas podemos mudar o nosso dia a dia. Sessões de alongamento são excelentes para prevenir o aumento do osteófito. Faça muitos alongamentos!

DIAGNÓSTICO DO BICO DE PAPAGAIO

Em casos severos, se tiver dores articulares causadas por esporões ósseos, poderá ver ou sentir um caroço sob a pele. Em muitos casos, no entanto, você não poderá identificar a origem de sua dor.

Seu médico provavelmente usará raio X com o propósito de procurar mudanças na estrutura óssea.

De tal forma que, testes de ressonância magnética, e tomografia computadorizada, são solicitados com a finalinade de fornecerem vistas detalhadas de tecidos moles, como ligamentos e cartilagens.

O profissional também avaliará seu histórico médico, ouvirá uma descrição de seus sintomas e realizará um exame médico. Se o esporão ósseo suspeito estiver no seu joelho, por exemplo, seu médico fará com que você mexa o joelho enquanto ele sente alguma anormalidade na articulação.

TRATAMENTO PARA BICO DE PAPAGAIO

Se um esporão ósseo causa apenas uma dor leve e só é perceptível de vez em quando, então seu médico pode recomendar um analgésico de venda livre.

Uma dose de esteróide também pode ser útil para reduzir temporariamente o inchaço e a inflamação. A quantidade máxima indicada é de até três injeções de esteróides na mesma articulação em um ano.

A fisioterapia pode ajudar no alongamento e fortalecimento dos músculos ao redor da articulação afetada. Ele também pode ajudá-lo a se mover de uma maneira que evita a pressão do nervo. Acredito que o alongamento bem feito pode fazer “milagres”.

Cirurgia: Se o osteófito estiver pressionando um nervo ou limitando significativamente sua amplitude de movimento, talvez seja necessário tratá-lo cirurgicamente.

Caso o bico de papagaio esteja em um local inadequado da coluna vertebral, um tipo de “espaçador” pode às vezes ser colocado na vértebra afetada para impedir que o osteófito pressione um nervo.

Um esporão ósseo no ombro ou joelho pode às vezes ser removido com cirurgia artroscópica, que usa ferramentas especiais para alcançar a articulação através de incisões muito pequenas.

COMO EVITAR O APARECIMENTO DO BICO DE PAPAGAIO

Separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a controlar sua dor óssea:

  • Conheça o meu APP para aprender exercícios que irão fortalecer os músculos ao redor da articulação e estabilizá-lo também;

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Clique Aqui e Faça o Download

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

  • Perder peso se você está com sobrepeso ou obesidade, para aliviar o peso sobre suas articulações;
  • Mantenha a postura correta quando estiver de pé ou sentado para ajudar a preservar a força das costas e manter a coluna devidamente alinhada;
  • Esporão de calcâneo: use sapatos que ofereçam um bom apoio para os pés, bem como, para amorteceê-los e proteger outras articulações ao caminhar;
  • Use analgésicos que dispensam receita médica, como o ibuprofeno, por exemplo, quando a inflamação e a dor se agravam por causa de um esporão ósseo. Vale reforçar que é sempre bom procurar um médico.

OBSERVAÇÕES SOBRE O BICO DE PAPAGAIO

A cirurgia artroscópica é um procedimento ambulatorial com um tempo de recuperação muito mais rápido que a cirurgia aberta. No entanto, ainda pode demorar várias semanas até que a articulação tratada cirurgicamente pareça normal novamente.

Vértebras tratadas cirurgicamente também podem deixá-lo sem dor após algumas semanas, porém tem todo o risco de qualquer cirurgia

Se você optar apenas pelafisioterapia e medicação para a dor, esteja ciente que as esporões ósseas ainda farão parte de você e podem causar desconforto no futuro.

É provavel que, se você souber que exercícios fazer e como manter uma boa postura, poderá minimizar o impacto que as esporas ósseas têm na sua qualidade de vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Visto que o aconselhamento médico é importante não apenas para os sintomas, como também para prevenção, não deixe de buscar informações com um especialista.

Praticar exercicios fisicos, alongamentos, manter uma boa postura e buscar orientação de um fisioterapeuta é interessante para quem busca “fortalecer” as regiões do corpo que fornecem a sustentação e resistência para prática de atividades do dia a dia.

Para isso, criei um aplicativo simples, porém muito funcional, chamado de MOVIMENTO CERTO que vai te ajudar a manter a boa saude da região da coluna. Conheça mais clicando aqui.

Referência principal: https://www.healthline.com/health/bone-spurs-osteophytosis#outlook

Traduzido e atualizado por: Thiago Nishida

Comentário