Definição de espondilólise e espondilolistese, conheça métodos de tratamento conservador ou não e como é feito um diagnóstico.

Índice

O QUE É ESPONDILOLISTESE

Espondilolistese é um deslizamento de uma vértebra sobre a outra. Por ser mais comum na coluna lombar, vou exemplificar usando as 5 vértebras lombares.

Imagine as 5 vértebras lombares como se fossem peças irregulares. Elas são emplihadas e estabilizada por músculos e ligamentos.

Devido à diversos fatores (veja-os abaixo) a coluna adquire uma posição na qual a última vértebra recebe uma sobrecarga extrema. Isso pode levar à fratura (espondilólise) ou ao deslizamento para anterior (desliza para frente) que recebe o nome de Espondilolistese.

Portanto espondilolistese é o deslizamento da vértebra e espondilólise acontece quando a vértebra “quebra” (fratura). Nesses dois casos, a causa é uma sobrecarga sobre uma única região devido à uma alteração na biomecânica da Coluna Vertebral.

Fonte:
https://www.texasinjuryclinic.com/conditions-treated/spondylolisthesis

O QUE É ESPONDILOLÓLISE

Na espondilólise, uma fratura propriamente dita ou por fratura por estresse se desenvolve no pedículo articular*, que é uma porção pequena e fina da vértebra que conecta-se nas facetas articular superior e inferior (veja anatomia da coluna vertebral – clique aqui)

Espondilólise é uma fratura por estresse em uma das vértebras, a mais comum é a quinta vértebra lombar, chamada de L5.

 A fratura pode ocorrer de um lado ou de ambos os lados do osso.

*O pedículo articular (pars interarticularis é o nome que mais vai encontrar na internet, nada como ter o bom e velho Atlas Fotográfico de Anatomia Yokoshi – foto)  é a porção mais fraca da vértebra. Por esta razão, é a área mais vulnerável a lesões pelo estresse repetitivo e uso excessivo que caracterizam muitos esportes.

Fonte: Yokoshi

A espondilolistese e espondilólise podem ocorrer em pessoas de todas as idades, mas, como suas espinhas ainda estão em desenvolvimento, crianças e adolescentes são mais suscetíveis.

A lesão ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes que participam de esportes que envolvem estresse repetitivo na região lombar, tais como ginástica, futebol, vôlei e levantamento de peso.

De imediato, é sugerido um período de descanso de esportes e outras atividades com alto impacto.

Pacientes que têm dor lombar persistente, no entanto, podem precisar de cirurgia para aliviar os sintomas e permitir o retorno aos esportes e atividades.

Em crianças e adolescentes, esse escorregamento ocorre mais frequentemente durante períodos de crescimento rápido – como um surto de crescimento na adolescência.

Os médicos geralmente descrevem a espondilolistese como de baixo grau ou alto grau, dependendo da quantidade de escorregamento.

Pacientes com escorregamento de alto grau têm maior probabilidade de apresentar dor significativa e lesão nervosa e podendo precisar de cirurgia para aliviar seus sintomas.

CAUSAS DA ESPONDILÓLISE E ESPONDILOLISTESE

Fator Genético

Existe um fator genético que facilita o aparecimento dessas patologias, normalmente está relacionado ao aumento da anteroversão pélvica (veja esso vídeo sobre hiperlodose nesse link)

Uso excessivo

Tanto a espondilólise quanto a espondilolistese são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas jovens que participam de esportes que exigem uso excessivo dos músculos flexores do quadril (são os músculos que fazem hiperextensão lombar), da coluna lombar ou que realizam muitos saltos.

Sedentarismo

O sedentarismo e a falta de alongamento também pode provocar uma diminuição da mobilidade da coluna lombar, que pode ajudar na espondilolistese.

SINTOMAS DA ESPONDILÓLISE E ESPONDILOLISTESE

Como, de maneira geral, as causas são as mesmas, os sintomas são praticamente os mesmos.

Em muitos casos, os pacientes com espondilólise e espondilolistese não apresentam sintomas evidentes e são confundidos com uma dor lombar comum.

As condições podem nem mesmo ser descobertas até que uma radiografia ou ressonância seja realizada.

Dor de espondilólise e espondilolistese começa no centro da parte inferior das costas e pode irradiar para baixo.

Quando os sintomas ocorrem, sendo o mais comum, a dor lombar. Essa dor pode também:

  • Aumentar a tensão dos músculos da região lombar;
  • Irradiar para as nádegas e parte de trás das coxas (dor ou formigamento);
  • Piora com a atividade e melhore com o repouso;
  • Todos os sintomas de um pinçamento nervoso ou hérnia de disco.

EXAME MÉDICO PARA DIAGNÓSTICO DA ESPONDILÓLISE E ESPONDILOLISTESE

Exame físico

O seu médico começará com uma anamenese e perguntará sobre a saúde geral e os sintomas. Inclusive, vai perguntar sobre os esportes que pratica.

As crianças que participam de esportes que colocam estresse excessivo na região lombar têm maior probabilidade de ter um diagnóstico de espondilólise.

Seu médico examinará cuidadosamente as costas e a espinha vertebral, procurando por:

  • Áreas de tensão;
  • Amplitude limitada de movimento;
  • Espasmos musculares;
  • Fraqueza muscular.

Seu médico também observará a postura e a marcha (a maneira como ele caminha).

Testes de imagem ajudarão a confirmar o diagnóstico de espondilólise ou espondilolistese.

TESTES DE IMAGEM

  • Raios-x:  ele permite ver fraturas e a posição das vértebras. Isso é muito útil para verificar espondilólise e espondilolistese. Também ajuda a ver o tamanho da fratura e/ou quando a vértebra foi “deslizada”.
  • Tomografia computadorizada (TC): Mais detalhada do que radiografias simples, a tomografia computadorizada pode ajudar a aprender mais sobre a fratura ou o deslizamento e pode ser útil no planejamento do tratamento;
  • Ressonância magnética (MRI): Esses estudos fornecem imagens melhores dos tecidos moles do corpo.

 Uma ressonância magnética pode ajudar o seu médico a determinar se há danos nos discos intervertebrais entre as vértebras ou se uma vértebra escorregadia pressiona as raízes nervosas da coluna vertebral.

No vídeo abaixo eu mostro algumas pesquisas científicas sobre a ressonância, mas para as doenças desse artigo ela é excelente!

Para Espondilolistese a RM vai dar um diagnóstico preciso!

Ele também pode ajudar o seu médico a determinar se há alterações nas partes moles.

TRATAMENTO PARA ESPONDILOLISTESE

Fisioterapia

Um fisioterapeuta qualificado pode orientar exercícios para diminuir a espondilolistese. Eu recomendo um profissional que domine a técnica da ENERGIA MUSCULAR. Como está no meu blog e sabe que tenho um “pé” nas terapias complementares, mas nesse caso a Energia muscular nada mais é do que o uso da contração do músculo oposto (antagonista) para que seja feita um “alongamento” no agonista. Ficou um pouco estranho essa explicação, mas procure um profissional que atue com isso.

Após a correção também recomendo que o seu fisioterapeuta domine a técnica de ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR TERAPÊUTICA. A explicação: nós temos uma musculatura profunda que, por um motivo que não sei explicar, pára de funcionar e deixa nossa coluna mais vulnerável.

Após isso, o fisioterapeuta deve orientar exercícios e alongamentos específicos para o seu caso. Nesse caso também sugiro o Movimento Certo.

Se você está com Espondilolistese, baixe o APP do seu aparelho Android clicando aqui.

Dentro do APP clique em “DOR LOMBAR” e siga os exercícios.

Clique Aqui e Baixe o APP

Por fim, porém muito importante, é o retorno ao esporte/atividade. Um Educador Físico especialista na sua modalidade ou um fisioterapeuta também com as mesmas capacidades deve te orientar ao retorno da atividade com as devidas ressalvas e algumas mudanças posturais estáticas e dinâmicas para que a espondilolistese não aconteça novamente (sim, quem tem essa doença, ela sempre estará lá, porém é possível que ela fique lá e não te cause nenhuma dor mais e é esse o objetivo).

A fisioterapia com aparelhos elétricos conseguem promover um alívio inicial, mas são como os analgésicos, não vão atuar na causa. Caso seu fisioterapeuta esteja fazendo por muito tempo só os aparelhos, pode ser interessante ver outro profissional.

Pilates

O Pilates também é uma boa técnica para espondilistese e espondilólise. Ajuda na fase inicial e para estabilizar os sintomas, mas não tem tanta efetividade no retorno ao esporte ou atividade.

RPG

O RPG também é uma boa técnica para espondilistese e espondilólise. Ajudaria mais na fase inicial e não tem tanta efetividade no retorno ao esporte ou atividade.

Massagem

A massagem é ideal para quadros agudos, porém você precisa de um profissional super qualificado e vou explicar por que! Com o paciente deitado de barriga para baixo (decúbito ventral), a vértebra já tende a ir mais ainda para frente, ou seja, deslizar mais assim como na espondilolistese. Portanto se o seu profissional não souber exatamente o que está fazendo, você terá grandes chances de sair com muito mais dor da maca de massagem.

Para saber mais sobre como tratar com massagem pessoas com qualquer dor na coluna, sugiro que conheça o meu Curso Online de Shiatsu.

Auriculoterapia

Uma técnica excelente para aliviar a dor, porém ela não tem uma efetividade para a prevenção.

Acupuntura

excelente para quadros agudos (aliviar a dor), porém ela não tem ajuda mais além disso.

TRATAMENTO PARA ESPONDILÓLISE

Nesse caso é necessário repouso até a consolidação da fratura. O tempo vai depender do tamanho da fratura.

Uma vez consolidado, a rebilitação com segue os mesmos procedimentos da Espondilolistese (veja acima)

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO PARA ESPONDILÓLISE E ESPONDILOLISTESE

Imagine uma vértebra deslizando sobre a outra, como parar esse movimento?

Simples! Fundindo as vértebras!

A fusão da coluna é essencialmente um processo de “soldagem”. A ideia básica é fundir as vértebras afetadas, de modo que elas formem um único osso.

A fusão elimina o movimento entre as vértebras danificadas e elimina alguma flexibilidade da coluna vertebral.

A teoria é que, se o segmento doloroso da coluna não se mover, não deve doer.

Obviamente durante o procedimento, o médico irá primeiro realinhar as vértebras na coluna lombar.

Pequenos pedaços de osso – chamados de enxerto ósseo – são então colocados nos espaços entre as vértebras para serem fundidos.

Com o tempo, os ossos crescem juntos – semelhante a como um osso quebrado se cura.

Antes de colocar o enxerto ósseo, seu médico pode usar parafusos e hastes de metal para estabilizar ainda mais a coluna e melhorar as chances de sucesso da fusão.

Em alguns casos, os pacientes com escorregamento de alto grau também terão compressão das raízes nervosas espinhais.

Se este for o caso, seu médico pode primeiro realizar um procedimento para abrir o canal espinhal e aliviar a pressão sobre os nervos antes de realizar a fusão espinhal.

RESULTADOS APÓS O TRATAMENTO DA ESPONDILÓLISE E ESPONDILOLISTESE

A maioria dos pacientes com espondilólise e espondilolistese está livre de dor e outros sintomas após um tratamento efetivo.

Na maioria dos casos, esportes e outras atividades podem ser retomados gradualmente com poucas complicações ou recorrências, desde que bem orientados.

Para ajudar a prevenir futuras lesões, seu médico pode recomendar que seu filho faça exercícios específicos para alongar e fortalecer os músculos das costas e do abdômen.

Além disso, são necessários check-ups regulares para garantir que a patologia não evolua

CONSIDERAÇÕES FINAIS

a prática de esporte físico é a prevenção e solução para uma série de doenças, inclusive quando relacionadas à coluna.

Entretanto, é de grande importância a orientação e acompanhamento médico quando houver dores na região da lombar onde pode-se associar com a prática de exercícios.

Se for necessário busque uma segunda opinião profissional para evitar complicações posteriores.

Fonte: https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/spondylolysis-and-spondylolisthesis

Traduzido e adaptado por: Thiago Nishida

Comentário