OSTEOPOROSE E OSTEOPENIA

Saiba mais sobre a osteoporose, uma doença que afeta os ossos e que, desde seu descobrimento em 1980, novos estudos, tem contribuído para a detecção prévia e assertiva da doença, resultando na agilidade do tratamento.

Índice

O OSSO


Comparando o interior de um osso saudável com aquele que se tornou poroso da osteoporose. Sendo assim, a osteoporose enfraquece o osso.

O osso é um tecido vivo que está constantemente sendo “quebrado” e “substituído”. A osteoporose ocorre quando a criação de osso novo não acompanha a remoção do osso velho.

A osteoporose faz com que os ossos se tornem fracos e frágeis, tão frágil que uma queda ou mesmo tensões suaves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura.

As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, no punho ou na coluna.

A Osteopenia é uma pré osteoporose, ou seja, quando há uma pequena diminuição na densidade óssea.

MEDICAMENTOS QUE INFLUENCIAM NA OSTEOPOROSE

O uso em longo prazo de medicações orais ou injetáveis ​​de corticosteróides, como prednisona e cortisona, interferem no processo de reconstrução óssea.

A osteoporose também tem sido associada a medicamentos usados ​​para combater ou prevenir:

  • Convulsões;
  • Refluxo gástrico;
  • Câncer;
  • Rejeição de transplante.

PATOLOGIAS E OSTEOPOROSE

O risco de osteoporose é maior em pessoas que têm certos problemas médicos, por exemplo:

  • Doença celíaca;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Doença renal ou hepática;
  • Câncer;
  • Lúpus;
  • Mieloma múltiplo;
  • Artrite reumatoide.

MAUS HÁBITOS PARA A OSTEOPOROSE

ALIMENTAÇÃO

Baixa ingestão de cálcio: como nosso osso está sempre se formando e ele usa o cálcio, fica óbvio perceber que o consumo de cálcio é fundamental. A falta vital de cálcio desempenha um papel no desenvolvimento da osteoporose. Como resultado, a diminuição da densidade óssea aumenta o risco de fraturas;

Cirurgia gastrointestinal: a cirurgia bariátrica (cirurgia para reduzir o tamanho do estômago e/ou para remover parte do intestino) limita a quantidade de área de superfície disponível para absorver nutrientes, incluindo o cálcio, portanto favorece a osteoporose.

Distúrbios alimentares: Restringir severamente a ingestão de alimentos e estar abaixo do peso enfraquece os ossos;

Café: o consumo de café após a refeição diminui a absorção do cálcio. Segundo o site:
https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2015/01/sabia-que-excesso-de-cafe-pode-causar-osteoporose.html
O café, mundialmente conhecido e consumido por muitos – especialmente em Minas Gerais, o maior produtor do grão no país –, precisa ser ingerido com cautela, principalmente quando degustado como bebida. A cafeína, presente no café, é rica em xantina, substância que pode promover a maior excreção de cálcio pelos rins e, ao mesmo tempo, reduzir a absorção do nutriente pelo intestino. Por isso, a bebida, consumida em excesso, está associada ao risco de osteoporose e, consequentemente, fraturas.

SEDENTARISMO

Pessoas que passam muito tempo sentadas têm um risco maior de osteoporose do que aquelas que são mais ativas.

Qualquer exercício de sustentação de peso e atividades que promovam equilíbrio e boa postura são benéficos para os ossos.

Porém caminhar, correr, saltar, dançar e levantar peso são mais eficazes.

CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL

O consumo regular de mais de duas doses de bebidas alcoólicas por dia aumenta o risco de osteoporose.

TABACO

O papel exato que o tabaco desempenha na osteoporose não é claramente entendido, mas foi demonstrado que o uso do tabaco contribui para o enfraquecimento dos ossos.

Suplementos, dieta saudável e exercícios com pesos podem ajudar a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já fracos.

SINTOMAS DA OSTEOPOROSE

Osteoporose na Coluna

Normalmente, não há sintomas nos estágios iniciais da perda óssea. Mas, uma vez que seus ossos foram enfraquecidos pela osteoporose, você pode ter sinais e sintomas que incluem:

  • Dor nas costas, causada por uma vértebra fraturada ou colapsada (imagem acima);
  • Diminuição da estatura ao longo do tempo (a perda de altura também pode ter outras causas);
  • Uma postura curvada (veja Hipercifose – Clique Aqui);
  • Uma fratura óssea que ocorre com muito mais facilidade do que o esperado.

QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO

Você pode conversar com um médico sobre a osteoporose se tiver passado pela menopausa precoce ou se tiver tomado corticosteroides por vários meses, ou se algum de seus pais teve fratura de quadril (leia mais abaixo).

COMPLICAÇÕES DA OSTEOPOROSE

FRATURAS POR COMPRESSÃO

A osteoporose pode causar vértebras amassadas e colapsadas. Elas acontecem na Coluna Vertebral e na maioria das vezes é uma microfratura.

Os ossos que compõem sua espinha (vértebras) podem enfraquecer ao ponto de poderem se dobrar, o que pode resultar em dor nas costas, altura perdida e postura curvada para a frente.

É comum o paciente sentir um “estalo” na coluna e, a partir daí, uma dor que pode ficar nas costas ou irradiar para as pernas. Porém podem acontecer microfraturas sem o “estalo”.

FRATURA DE QUADRIL (FRATURA DE FÊMUR)

Fraturas ósseas, particularmente no quadril é a complicação mais grave da osteoporose.

As fraturas do quadril geralmente acontecem no banheiro quando o idoso (sim é mais em idoso, mas não podemos esquecer da mulher com menopausa precoce) vai colocar ou tirar a roupa íntima e fica em um pé só ou vai se sentar no vaso.

Em algum momento o osso do quadril (colo do fêmur para ser mais preciso) fratura e o idoso cai no chão. Erroneamente acredita-se que ele caiu e quebrou, quando o certo é: ele quebrou e caiu.

A Fratura de Quadril pode resultar em incapacidade e até mesmo um aumento do risco de morte no primeiro ano após a lesão.

FRATURA DE PUNHO

A fratura de punho muitas vezes acaba sendo o primeiro sinal da osteoporose.

Caso clínico: uma paciente com 68 anos, sempre ativa a vida toda, alimenta-se bem, foi fumante, mas parou de fumar há mais 30 anos.

Estava voltando da academia, caiu e machucou o punho. No pronto socorro foi detectado a fratura no osso rádio. Na primeira cirurgia, a médica não conseguiu resolver o problema. A versão da médica foi que os ossos estavam muito frágeis.

O pós operatório foi doloroso e houve quase nenhuma melhora com a fisioterapia e permaneceu assim por quase um ano. A paciente procurou um outro médico. Ele fez uma nova cirurgia e desde então a paciente não sente mais dor no punho, tendo apenas algumas limitações na amplitude de movimento que não afetam a atividade de vida diária.

PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

PESO CORPORAL

Estar abaixo do peso aumenta a chance de perda óssea e fraturas. O excesso de peso agora é conhecido por aumentar o risco de fraturas no braço e no punho.

Inegavelmente, manter um peso corporal adequado é bom para os ossos, assim como para a saúde em geral.

ALIMENTAÇÃO

Boa nutrição e exercícios regulares são essenciais para manter os ossos saudáveis ​​durante toda a sua vida.

INGESTÃO DE PROTEÍNA

A proteína é um dos blocos de construção do osso. E enquanto a maioria das pessoas ingere muita proteína em suas dietas, outras não.

Vegetarianos e veganos podem obter proteína suficiente na dieta, caso procurem intencionalmente fontes adequadas, como soja, nozes, legumes, laticínios e ovos, se permitido.

Os idosos também podem ingerir menos proteína por vários motivos como a dificuldade na mastigação (perda dos dentes) ou na deglutição. Suplementação de proteína ou tomar mais leite é uma boa opção.

INGESTÃO DE CÁLCIO

Homens e mulheres entre 18 e 50 anos precisam de 1.000 miligramas de cálcio por dia. Esta quantidade diária aumenta para 1.200 miligramas quando as mulheres completam 50 anos e os homens completam 70 anos.

Boas fontes de cálcio incluem:

  1. Laticínios com baixo teor de gordura;
  2. Vegetais folhosos verde-escuros;
  3. Salmão e sardinha;
  4. Produtos de soja, como tofu;
  5. Cereais fortificados com cálcio e suco de laranja.

O Suco de laranja não tem cálcio, mas a Vitamina C ajuda no carregamento do cálcio para os ossos, portanto coma muita salada de folhas verdes com limão ou invente sua receita!

Se você achar difícil obter cálcio suficiente de sua dieta, considere tomar suplementos de cálcio. No entanto, muito cálcio tem sido associado a pedras nos rins.

Embora, ainda não esteja claro, alguns especialistas sugerem que o excesso de cálcio, especialmente em suplementos, pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

O Instituto de Medicina recomenda que a ingestão total de cálcio, a partir de suplementos e dieta combinada, não seja superior a 2.000 miligramas por dia para pessoas com mais de 50 anos.

VITAMINA D

A vitamina D melhora a capacidade do seu corpo de absorver cálcio e melhora a saúde óssea de outras maneiras.

As pessoas podem obter quantidades adequadas de vitamina D da luz solar, mas isso pode não ser uma boa fonte se fica muito tempo dentro de casa ou no trabalho, ou se usa regularmente protetor solar ou evita o sol por causa do risco da pele Câncer.

Os cientistas ainda não conhecem a dose diária ideal de vitamina D para cada pessoa. Um bom ponto de partida para adultos é de 600 a 800 unidades internacionais (UI) por dia, através de alimentos ou suplementos.

Para pessoas sem outras fontes de vitamina D e especialmente com exposição solar limitada, um suplemento pode ser necessário.

A maioria dos produtos multivitamínicos contém entre 600 e 800 UI de vitamina D. Até 4.000 UI de vitamina D por dia é seguro para a maioria das pessoas.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

O exercício pode construir ossos fortes, diminuir a perda óssea e beneficiar os seus ossos, não importa quando você começar.

Certamente, você vai ganhar mais benefícios se você se exercitar regularmente desde jovem e continuar a toda a sua vida.

Combine treinamento de força com exercícios aeróbios e equilíbrio.

O treinamento de força (musculação) ajuda a fortalecer os músculos e ossos nos braços, pernas e na parte superior da coluna.

Exercícios aeróbios – como caminhar, correr, subir escadas, pular corda e esquiar causam impacto. O osso se fortalece com atividades que geram impacto.

Exercícios de equilíbrio, como o tai chi chuan, lian gong ou exercícios funcionais de academia podem reduzir o risco de quedas, especialmente à medida que você envelhece.

Natação, ciclismo e exercícios em máquinas como aparelhos elípticos podem proporcionar um bom exercício cardiovascular, mas não são tão úteis para melhorar a saúde dos ossos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Decerto que a osteoporose está relacionada especialmente com os hábitos alimentares e qualidade de vida.

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é que garante a absorção adequada das vitaminas que protegem e fortalecem os ossos, por consequência todo o organismo.

A orientação médica também se faz necessário para prevenção, inclusive se há casos na família.

A prática de exercícios e hábitos saudáveis e simples fazem a diferença a medida que a idade fica mais avançada.

Fontes Principais: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/osteoporosis/symptoms-causes/syc-20351968 https://www.medicinenet.com/osteoporosis_pictures_slideshow/article.htm

Traduzido e editado por: Thiago Nishida

Comentário