Nesse artigo vou escrever sobre 12 Tipos de Shiatsu, na verdade tem mais, porém acho que esses 12 são suficientes para que compreenda mais sobre o Shiatsu. Após a leitura, por favor faça seu comentário elogiando, criticando ou melhor complementando esse artigo.

Importante, toda vez que estiver um quadrado amarelo, é só a minha opinião sobre a técnica!

Abraço e Sucesso – Thiago Nishida

Índice

O Tradicional: Tokujiro Namikoshi

Shiatsu
Shiatsu

O Criador da técnica foi Tokujiro Namikoshi que iniciou fazendo em sua mãe aos 7 anos de idade.

Quando tinha sete anos, curou completamente a mãe que sofria de reumatismo. Ele usou apenas os polegares, dedos e palmas na aplicação de pressão ao corpo dela.

Este foi o começo do Shiatsu em 1912. Seus estudos contínuos o levaram ao estabelecimento de uma teoria que envolvia a massagem (pressão com os dedos), anatomia e fisiologia.

Posteriormente abriu uma escola para formar terapeutas e espalhar ainda mais a sua técnica de massagem.

Como resultado da apresentação continuada do seu trabalho, em 1964, o Ministério da Saúde do Governo Nacional Japonês reconheceu o Shiatsu como um tratamento terapêutico exclusivamente japonês.

Seu filho Toru Namikoshi é autor de um dos livros do assunto mais famosos no Brasil, o livro chama-se “Shiatsu Tradicional”.

Curso Online de Shiatsu
Curso Online – Método Nishida

Tsubo Shiatsu

Essa técnica não é bem uma técnica ou um aprimoramento…

Este Método investiga os pontos de Tsubo de um ponto de vista anato-fisiológico. Por volta de 1980, o Dr. Hiroshi Ishizuka (diretor do Japan Shiatsu College) apresentou pela primeira vez essa teoria em seus seminários.

Shiatsu

Em 2003, Kiyoshi Ikenaga publicou o livro “Tsubo Shiatsu” e finalmente apresentou a teoria ao mundo. O professor Ikenaga estudou diretamente de Namikoshi, que é o fundador da Técnica, e se formou no Japan Shiatsu College em 1986.

Tsubo é uma tentativa de provar que o ponto pressionado no Shiatsu tem uma função fisiológica, ou seja, uma explicação baseada na medicina ocidental.

Shiatsu Meridiano (ou dos 5 Elementos ou Baseado na MTC)

Esta linhagem é baseada na teoria da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Tadashi Izawa publicou em 1964 seu livro “Terapia Meridiana e Shiatsu”.

De acordo com a Medicina Chinesa, meridiano é um canal por onde passa a energia Qi (ou Ki ou Chi). Em alguns locais desses meridianos existem os pontos onde são colocada agulhas em uma sessão de Acupuntura, esses locais são chamados de pontos de acupuntura.

No Shiatsu Meridiano, os praticantes pressionam os pontos de acupuntura (ou os meridianos) com seus polegares, portanto, alguns acreditam que essa técnica deve ser considerada como uma forma de acupressão.

O professor Izawa estudou diretamente com o Tokujiro Namikoshi, que é o criador da técnica, e se formou no Japan Shiatsu College em 1946. Mais tarde, tornou-se instrutor no colégio.

Shiatsu Descalço (ou com os Pés)

Essa linhagem trabalha com todos os mesmos princípios desenvolvidos por Namikoshi, mas o praticante usa os pés e o corpo todo para aplicar uma pressão mais forte e mais sustentada.

Esse estilo é dinâmico e vigoroso e é particularmente útil para clientes com musculatura rígida.

Depois de uma sessão descalça, os clientes geralmente relatam sentir que sua tensão “se desfez” e que estavam relaxados, mas ao mesmo tempo revigorados. (Fonte: Maria Serrano).

Lembra muito a Yoga, é feito com um andador para que o terapeuta possa se equilibrar e controlar sua pressão. Acredito que seja viável para quem não tem força, mas os pés perdem um pouco da precisão ao executar a massagem.

Heisei

Esse é um estilo baseado no Tradicional de Namikoshi, que se concentra mais na qualidade da pressão aplicada do que na localização exata de pontos ou linhas.

Acredita-se que a pressão mais eficaz deve ser tão profunda quanto possível para um determinado receptor, mas completamente indolor.

Essa técnica aplica pressão a linhas retas – como no caso de Namikoshi – mas aumentou muito o número de linhas e pontos, e também acrescentou trabalho nos meridianos clássicos.

Um dos principais objetivos do Heisei é alcançar o equilíbrio estrutural e musculoesquelético. (Fonte: Fernando Cabo)

O meu método que está no meu Curso Online de Shiatsu – Método Nishida é baseado em várias linhagens, porém o Heisei é o mais parecido com a minha técnica.

Índice

0:25 – SHIATSU TRADICIONAL
2:00 – TSUBO
3:21 – MERIDIANO
4:20 – SHIATSU DOS PÉS DESCALÇOS
5:56 – HEISEI

Zen Shiatsu

Esta forma de Shiatsu foi derivada por Shizuto Masunaga. Porque “Zen” é uma palavra religiosa, esta forma de tratamento não foi chamada “Zen Shiatsu” no Japão.

No Zen, os praticantes usam os cotovelos, os joelhos e as partes ósseas do corpo para aplicar uma pressão mais forte nos pontos meridianos, em vez de usar os polegares, os dedos ou as palmas das mãos.

Ela é feita no chão e não na maca. Masunaga estudou diretamente com Namikoshi e se formou em 1958.

Utiliza mais as mãos espalmadas do que os polegares. Também é feito a pressão junto com o alongamento. O cliente movimenta bastante, o que ajuda nas articulações.

Oha Shiatsu

OHASHIATSU é uma marca registrada. Essa técnica foi obtida por Wataru Ohashi, que não se formou no Japan Shiatsu College.

Ele fez um workshop de três dias, que foi realizado por Tokujiro Namikoshi quando ele veio para os EUA em 1973.

Este derivativo contém menos aplicação de pressão do polegar ao corpo e se concentra mais em equilibrar o corpo através da técnica “Seitai”. Seitai é tipo de alongamento ou manipulação feita ao corpo para manter o melhor equilíbrio do corpo.

Movement Shiatsu

Desenvolvida pelo Bill Palmer, é uma técnica que associa os movimentos naturais com pressões.

Usa mais os conceitos ocidentais (fáscia, ligamento, etc) e necessita de um feedback do cliente o tempo todo. É feito no chão, mas pode ser usado cadeira, bola, etc…

Importante: o Palmer da Quiropraxia é outro, Daniel Palmer (americano), esse Bill Palmer é inglês.

Índice

0:33 – Zen
5:46 – Ohashiatsu
11:21 – Movement

Shiatsu Macrobiótico

A dieta macrobiótica é bem conhecida no mundo agora. Michio Kushi é o desenvolvedor da Dieta Macrobiótica.

Ele pratica principalmente a medicina complementar que é baseada em dieta, acupuntura, meditação, Shiatsu e Fitoterapia Chinesa.

Eles ensinam a linhagem Macrobiótica como parte do curso de Formação de Carreira Macrobiótica no Instituto Kushi (organização educacional sem fins lucrativos) em Vermont, EUA. Kushi não foi treinado diretamente pelo Namikoshi.

Pelo que percebi, ele usa a massagem como um complemento para saúde, porém o foco dele é a dieta macrobiótica.

Tao Shiatsu

Ryukyu Endo introduziu este tipo e seguiu a teoria do Zen, mas deixou a mais espiritual. Endo estudou diretamente de Namikoshi.

Vendo um trecho do seu livro: Tao Shiatsu: Revolution in Oriental Medicine, li que ele propõe uma técnica na qual o terapeuta vai tocar o cliente e sentir com o seu coração e mente para concluir um diagnóstico. É uma abordagem mais religiosa e espiritual.

Healing

O Healing Shiatsu é uma abordagem desenvolvida por Sonia Moriceau, fundadora do Orchard Dharma Center.

Sonia havia treinado meditação Satipatthana e Zen com John Garrie Roshi durante sete anos antes de se capacitar com Wataru Ohashi.

Essa linhagem integra também os princípios do Zen, trabalhando com a qualidade do Ki nos canais do corpo, com uma abordagem baseada na escuta profunda e no toque não invasivo promovido através da prática da atenção plena e da meditação (mindfullness).

Trabalhar no corpo com essa abordagem permite que o cliente entre em um profundo estado de relaxamento e crie um espaço onde a cura pode ocorrer em um nível físico ou psicológico.

Fonte: Tony Austin

Seiki

Dentro das linhagens dessa técnica, o Sei-ki é a terceira vertente que se desenvolveu desde a linhagem original de Namikoshi, passando por Masunaga a Kishi Akinobu (1949-2012).

“Com raízes no xintoísmo, Sei-ki retorna ao coração, ecoando as artes tradicionais, enfatizando o trabalho interior e a ressonância como guias. Como tal, o Sei-ki não pode ser definido em referência a técnicas físicas. Com uma forma exterior mínima, os profissionais procuram reconhecer e apreciar a pessoa original. Para conseguir isso, o treinamento exige que o aluno se envolva em um espírito de pesquisa, trabalhando constantemente para esclarecer a visão como parte integrante da prática; para “tocar”, para que possamos respirar novamente.”

Fonte: Alice Whielden)

Minha opinião: Esse tipo é também mais espiritual e com toques leves feito no chão. Alongamentos e pressões contínuas.

Shiatsu Shin Tai

Shin Tai é uma evolução inovadora do shiatsu desenvolvida por Saul Goodman. O Shin Tai expande a massagem tradicional para criar um sistema evolutivo de diagnóstico e técnica que estimula o fluxo da força vital no corpo.

Há um foco no tratamento dos dois meridianos primários, o Vaso Governador e o Vaso da Concepção, criando um poderoso sistema de diagnóstico, teoria e técnica que facilita a transformação profunda.

Uma síntese única da técnica estrutural, fáscia, meridiano e chakra, esta carroçaria terapêutica limpa o estresse do corpo e naturalmente estimula o fluxo de energia. (Fonte: Shintai Internacional).

Minha opinião: Também feito com manobras pontuais. Pressões localizadas, um pouco de sobreposição das mãos.

Índice

0:39 – Macrobiótico
1:35 – Tao
5:58 – Healing
9:37 – Seiki
12:11 – Shin Tai

    1 Response to "12 Tipos de Shiatsu – Qual o Melhor?"

Comentário