Índice

Os cremes anti-celulite funcionam?

Nesse artigo você irá descobrir se os cremes anti celulite funcionam ou não. Nessa área de estética é muito comum colocar as culpas nos cremes, mas será que eles funcionam?

Após estudar muito e conversar com alguns profissionais mais gabaritados que eu, conclui que os cremes anti celulite funcionam SIM! A maioria dos cremes anti-celulite tem cafeína, que desidrata a pela. Isso “aperta” e firma a pele por alguns dias.

Portanto esses cremes não resolvem o problema da celulite, mas aliviam temporariamente. A solução? FAZER SEMPRE!! Dia sim e dia não é suficiente, mas fazer todos os dias é melhor!

Até porque nenhum outro tratamento é definitivo para celulite e não seria um creme anti celulite que iria fazer esse “milagre”.

Aspecto "casca de laranja"
Aspecto “casca de laranja”

Como escolher seu creme anti celulite:

Observei diversos cremes nacionais e não encontrei nenhuma linearidade nas informações. Alguns cremes contém substâncias que outros não contém, alguns contém uma substância específica para eliminar a gordura, outros não. Confesso que pensei que seria mais fácil…

Não contente fui buscar informação em sites americanos (entenda-se em inglês, pois pode ser australiano, inglês ou qualquer outro país de língua inglesa).

Após navegar por cerca de 50 sites, percebi que existem 3 substâncias que eles consideram importante: Cafeína, Amofilina e Retinol. Nessa ordem!

A descrição a seguir, que achei mais coesa e de fácil compreensão, traduzi do site do Dr. Oz, que passa na TV a cabo. Não me perguntem em qual canal :).

Cafeína

A cafeína realmente funciona! Ela funciona quebrando as células de gordura, deixando a pele mais lisa e sem o aspecto de “casca de laranja”. A cafeína desidrata a região onde está agindo, deixando a pele mais firme e com uma aparência lisa. (lembre-se que a celulite não é inflamação, mas edema – dúvida leia aqui) Quando for comprar um creme anti celulite, observe os ingredientes, que sempre estão listados em ordem de concentração, ou seja, os primeiros são os que tem mais. Alguns inclusive colocam a concentração da cafeína. A ideal é de 5%.

Amofilina:

Essa substância é efetiva e contribui para a eliminação da celulite.  Quando aplicado em forma tópica (creme), a amofilina ajuda a quebrar as células de gordura, o que facilita sua queima. Também deve ser aplicada diariamente.

Não encontrei nenhuma fonte a quantidade ideal de Amofilina 🙁

DICA: Para dar uma turbinada no resultado ingira vitamina C, pois ela ajuda na produção de colágeno. Consuma 75 mg de vitamina C todos os dias. Um Kiwi por dia.

Retinol (também conhecida como  Vitamina A)

Retinol ou vitamina A também reduz a presença de radicais livres responsáveis pela quebra do colágeno. O retinol ajuda a manter a pele macia e, consequentemente, as celulites menos visíveis. Quanto maior a concentração de Vitamina A, melhor. DICA: Existem alguns relatos na internet de gente que ficou com o rosto ardendo após passar essa substância. Passe uma pequena quantidade em uma parte não visível do corpo e veja como ele reage. Caso não perceba reação passe na região desejada.

DICÃO: Caso encontre um produto com aminofilina e cafeína, provavelmente será o mais efetivo de todos.

Quer saber mais: leia meu outro artigo que descrevo A Verdade sobre a Massagem Anti Celulite!

Cremes anti celulite no Brasil

Estamos no Brasil e aqui as coisas funcionam de uma forma diferente…

Pesquisei em 3 empresas, enviei mail pedindo mais informações, mas ainda não tive resposta, assim que tiver vou atualizar esse artigo.

Meu comentário:

Reduxcel Anticelulite e Redutor (Adcos): esse creme é o melhor, pois ele tem 3% de Cafeína. Uma dificuldade que encontrei foi que essas empresas apresentam substâncias patenteadas e não dá para saber realmente o que é.

Lipofeme Gel-Creme Anticelulítico (Extratos da Terra): não fala o que tem na composição, exceto que tem 3 substâncias patenteadas (Xantalgosil®, Argisil® e Hydroxyprolisilane CN®). Dos produtos deles, gostei mais do Vitta Hiperemim Creme de Massagem Lipotérmico 500 g, que inclusive contém “Silanol”, que, segundo eles, é melhor que a Cafeína!

Creme redutor anti celulite (artextratos): fala dos princípios ativos, mas não cita nenhum dos 3 citados nesse artigo. Mas o Creme corporal Lipo-Derme contém cafeína. Enviei mail para saber a concentração.

Conseguiu encontrar seu creme ideal? Comente abaixo:

Comentário