Índice

Massagem Anti-Celulite

Essa técnica que recebe o nome de Massagem Anti-celulite, não é, exatamente, uma massagem nova ou diferente, não é uma técnica inovadora que utiliza alguma pesquisa recente da medicina, mas a associação de duas técnicas, da drenagem linfática manual e da massagem modeladora.

O objetivo dessa técnica é eliminar as celulites, que é o terror de, no mínimo, 90% das mulheres.

Porém vale lembrar que essa é uma árdua tarefa e que os resultados dependem muito da frequência com que a região é estimulada. Por isso uma outra alternativa é a auto-massagem para celulite, mesmo que você já receba periodicamente a Drenagem Linfática Manual e/ou a Massagem Modeladora, deve fazer a Massagem Anti-Celulite, ou melhor, a auto-massagem.

Massagem Anti-Celulite
Massagem Anti-Celulite

O que é celulite? 

A melhor definição que encontrei de celulite foi no site: www.dermatofuncional.pt, caso queira informações mais técnicas acesse esse site!

O fibro edema gelóide (FEG) refere-se a uma condição clínica e estética que afeta a maioria das mulheres, sendo erroneamente conhecida por “celulite”.

O termo celulite tem dois significados distintos. Para a população em geral representa a alteração estética, ao passo que para a população científica corresponde a uma infeção bacteriana do tecido celular subcutâneo. Numa tentativa de nomear a alteração estética, o termo “celulite” foi o primeiro a ser utilizado, por volta dos anos 1920. No entanto, já nessa época surgiu controvérsia, pois histopatologicamente não foi observado nenhum infiltrado inflamatório.

Essa explicação está perfeita, mas vou explicar sem termos técnicos:

Primeiro CELULITE não é o nome correto, o correto é FIBRO EDEMA GELÓIDE! Porque, na medicina, usa-se o sufixo “ite” para designar inflamação. Artrite, sinusite, colite, etc.

Para que se tenha INFLAMAÇÃO são necessários 5 aspectos concomitantes: dor, calor, rubor, tumor e perda de função.

No caso do Fibro Edema Gelóide, há somente o tumor, que nesse caso, é o EDEMA, ou seja, concentra-se mais líquido do que deveria! No caso mais avançado (grau 4 ou alguns grau 3) há também dor.

Como pode-se, realmente, livrar-se delas?

Hoje existe inúmeros tratamentos que ainda não eliminam a celulite, mas que eliminam quase que por completo o aspecto rugoso da pele (“casca de laranja”). Os tratamentos são Massagem Modeladora, Drenagem Linfática Manual e diversos aparelhos de Fisioterapia Estética e Medicina Estética. Também existem os tratamentos cirúrgicos. Nem preciso falar que esses tratamentos são muito caros.

Como EU posso ajudar a diminuir a MINHA celulite?

Caso não queira gastar muito e não queira sofrer nenhum procedimento invasivo, tem algumas coisas que se pode fazer para aliviar as celulites. A celulite é progressiva e tem quatro graus.

Quanto mais cedo for o tratamento, mais sucesso terá, isto é, mesmo quem tem pouca celulite (grau 1) vale a pena já iniciar algum tratamento.

Para diminuir a celulite, precisa hidratar suas células e o tecido conectivo do corpo, as celulites podem não desaparecer como um todo, mas isso deve diminuir caso siga esses simples passos:

Hábitos para diminuir a celulite

Pele com e sem celulite
Pele com e sem celulite

Fonte: 3.bp.blogspot.com

A celulite está com você todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto para eliminar é necessário adquirir alguns hábitos. Hábito é aquilo que fazemos todos os dias, ou seja, o que vira rotina!

Evitar toxinas como álcool (que desidrata) e cigarro, pois afetam o sistema linfático. Esse é um dos hábitos mais importantes que você pode fazer para sua saúde e ainda ajuda a diminuir a celulite.

Melhore seus hábitos alimentares, isso significa comer muitas frutas e verduras. Comidas orgânicas ainda são melhores, pois possuem menos agrotóxicos.

Evitar fast food, refrigerantes (principalmente os diet), comida processada, cores e sabores artificiais, gordura saturada e gordura animal. Ingerir pouco açúcar e sal, que agravam a retenção hídrica.

Beber muita, muita água ajuda a hidratar seu corpo e a eliminar as toxinas, acima de 2 litros por dia é o ideal.

Esfregue sua pele diariamente, preferencialmente antes do banho. Uma sugestão de escova é a da figura abaixo, mas não sei onde vende no Brasil. Essa simples técnica estimula a circulação periférica e linfática, remove a pele morta e promove o “nascimento” de mais células. Ainda tem uma grande vantagem que é muito barato, pois só precisa comprar a escova.

Escova para ajudar na massagem anti-celulite
Escova para ajudar na massagem anti-celulite

Manter seu peso dentro da margem saudável. Dietas ioiô podem agravar as celulites.

Banho de banheira com água morna e salgada ajuda re-mineralizar e aumenta a circulação, caso tenha banheira em casa, pode fazer 3 vezes por semana! Use sais de banho de sua preferência.

Se a celulite for severa (grau 3 ou 4), evite muita pressão na massagem para não danificar o funcionamento do sistema linfático e da micro circulação.

Aplique um creme especial de sua preferência para estimular a circulação sanguínea e linfática. Procure um Creme Anti-Celulite de sua preferência.

Graus da Celulite

Os quatro graus da Celulite
Os quatro graus da Celulite

O que não funciona para celulite?

Usar shorts inflável dentro de casa ou filme plástico na cintura. Eles só te deixarão desconfortável e aumentará sua sudorese.

A tradicional lipoaspiração, ela pode até deixar as celulites mais evidentes

Cintas elásticas que prometem reduzir o diâmetro da coxa, quadril ou cintura pela compressão de todos os tecidos. São uma opção válida para uma festa, mas não diminuirão as celulites.

Comentário, dúvida, crítica ou sugestão, responda abaixo:

    2 replies to "A verdade sobre a Massagem Anti-Celulite"

    • Fátima

      Descobri por acaso quando adquiri uma gripe muito forte e passei a tomar limão com casca e cenoura no lquidificador que minhas celulites sumiram.De um limão, tirava metade da pele verde deixando a outra metade completa.Deixei de tomar, voltou tudo.Não sei se poderia tomar isso continuamente…não desejei apostar e arriscar me prejudicar de alguma forma.Tomei em jejum durante um mês.Gostaria muito que algum médico pudesse se pronunciar sobre o efeito disso a longo prazo.

Comentário