O que é gua sha?

A técnica Gua sha é uma terapia alternativa natural que envolve a raspagem da pele com uma ferramenta específica. Essa antiga técnica faz parte da Medicina Tradicional Chinesa de cura oferece uma abordagem única para melhorar a saúde, abordando questões como a dor crônica, dor aguda, para quem toma muito remédios entre outras.

Após a aplicação de óleo ou creme, um profissional raspa sua pele com movimentos curtos (cerca de 10cm) para estimular a microcirculação do tecido mole, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Eles fazem esses traços com um instrumento de bordas lisas conhecido como ferramenta de gua shá.

Há muito tempo o Gua Shá era feito com chifres de boi, atualmente usa-se pedras de jade ou qualquer outro material que seja duro e com as bordas arredondadas.

Pode até ser feito com uma tampa de borracha, como a de um achocolatado. Porém eu não usaria um instrumento desse porque ele é bem barato e durável.

Segundo a Medicina Chinesa, o Gua sha destina-se a movimentar a energia estagnada, chamada chi (ou Qi) e com essa movimentação, teria também uma exteriorização da doença.

NOTA: para os chineses as doenças mais graves são as profundas.

Já com um pensamento ocidental, acredita-se que o gua sha tira a aderência das fáscias e promove a microcirculação, melhorando o fluxo sanguíneo e promovendo a “limpeza” do organismo. Com um organismo limpo, o processo de cura é mais efetivo.

Gua sha geralmente é realizado nas costas, nádegas, pescoço, braços e pernas de uma pessoa. Uma versão gentil é usada até no rosto como técnica facial.

Seu terapeuta pode aplicar uma leve pressão e gradualmente aumentar a intensidade para determinar quanta força você pode manipular.

Quais são os benefícios do gua sha?

Para ver os benefícios do gua sha, assista ao vídeo abaixo (mais especificamente 4:57)

Abaixo segue algumas pesquisas científicas que achei no link, para ver a fonte dessas pesquisas, o link é o mesmo:

https://www.healthline.com/health/gua-sha#benefits

1. Hepatite B

A hepatite B é uma infecção viral que causa inflamação do fígado, danos no fígado e cicatrizes no fígado. Pesquisas sugerem que o gua sha pode reduzir a inflamação crônica do fígado.

Um estudo de caso foi feito em um homem com enzimas hepáticas altas (um indicador de inflamação do fígado). Foi feito gua sha, e depois de 48 horas de tratamento, ele experimentou um declínio nas enzimas hepáticas.

Isso levou os pesquisadores a acreditar que o gua sha tem a capacidade de melhorar a inflamação do fígado, diminuindo assim a probabilidade de danos no fígado. Mais pesquisas estão em andamento.

2. Enxaquecas

Se suas enxaquecas não respondem a medicamentos, o gua sha pode ajudar.

Em um estudo, uma mulher de 72 anos que vivia com dores de cabeça crônicas recebeu gua sha durante um período de 14 dias. Suas enxaquecas melhoraram durante esse período, sugerindo que essa antiga técnica de cura pode ser um remédio eficaz para dores de cabeça. Segundo o autor, mais pesquisas são necessárias.

3. Dor no pescoço

A técnica Gua Sha também pode ser eficaz para remediar dores crônicas no pescoço. Para determinar a eficácia desta terapia, foi feito uma pesquisa com 48 participantes.

Eles foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu a técnica e o outro usou uma almofada térmica para tratar a dor no pescoço. Após uma semana, os participantes que receberam gua sha relataram menos dor em comparação com o grupo que não recebeu gua sha.

Meu comentário: Nessa pesquisa acredito que faltou a comparação do gua shá com a almofada térmica foi falha, poderia ser outro recurso mais efetivo.

5. Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette envolve movimentos involuntários, como tiques faciais, pigarro e explosões vocais. De acordo com um único estudo de caso, o gua sha combinado com outras terapias pode ter ajudado a reduzir os sintomas da síndrome de Tourette no participante do estudo.

O estudo envolveu um homem de 33 anos que tinha síndrome de Tourette desde os 9 anos de idade. Ele recebeu acupuntura, ervas, gua sha e modificou seu estilo de vida. Após 35 tratamentos uma vez por semana, seus sintomas melhoraram em 70 por cento. Mesmo que esse homem tenha resultados positivos, mais pesquisas são necessárias porque foram feitas muitas técnicas de uma vez só.

6. Síndrome Pré Menopausa

A Síndrome Pré Menopausa ocorre quando as mulheres se aproximam da menopausa. Os sintomas incluem:

insônia

períodos irregulares

ansiedade

Fadiga

ondas de calor

Um estudo, no entanto, descobriu que gua sha pode reduzir os sintomas da pré menopausa em algumas mulheres.

O estudo examinou 80 mulheres com sintomas pré menopausa. O grupo de intervenção recebeu 15 minutos de tratamento uma vez por semana em conjunto com a terapia convencional durante oito semanas. O grupo controle recebeu apenas terapia convencional.

Gua-Sha
Gua-Sha

Após a conclusão do estudo, o grupo de intervenção relatou maior redução dos sintomas, como insônia, ansiedade, fadiga, dores de cabeça e ondas de calor em comparação com o grupo controle. Pesquisadores acreditam que a terapia com gua sha pode ser um remédio seguro e eficaz para essa síndrome.

Comentário