Índice
Benefícios do Reiki
É muito importante encontrar uma prática diária que saia da rotina para lembrar que está tudo bem. A frase define muito bem o que Reiki, o toque de cura, é. Trata-se de uma energia de força da vida para melhorar a saúde e qualidade de vida da pessoa.
E tem um componente espiritual em sua cura. “Rei” é a palavra japonesa para “poder maior” e “ki” é a energia da força da vida. Em outras palavras, Reiki é uma “espiritualmente guiada energia da força da vida”.
O “Ki” também é encontrato em outras atividades, como o Tai Chi Chuan, nesse caso o “Chi” significa a mesma energia.
A teoria do Reiki diz que a força da vida nutre todas as células no corpo e apoia seu funcionamento. Quando ela está baixa, a pessoa está propensa a se sentir fraca. E estará suscetível para a doença. Fortalecer a força da vida ajudará o corpo a curar e permanecer saudável.
Os pensamentos e sentimentos podem afetar a força da vida. Se tiver pensamentos negativos ou sentimentos negativos sobre si, o fluxo da própria força da vida se torna interrompido causando funcionamento reduzido dos órgãos do corpo. O equilíbrio geral do corpo, físico, mental e emocional, também denominado homoeostase é perturbado. A pessoa então se torna doente.
Como o Reiki Funciona?
O tratamento de Reiki aumenta o fornecimento da energia da força da vida e ajuda a curar rapidamente. E promove relaxamento, faz o indivíduo se sentir em paz, e reduz o estresse. E começa a se mover em direção ao equilíbrio único físico, mental, e espiritual, e os mecanismos próprios de cura do corpo começam a funcionar mais eficazmente.
Reiki é administrado pelas mãos do terapeuta qualificado, colocadas levemente ou próximo do corpo do paciente. A energia de cura do corpo vem do universo e passa pelas mãos do praticante em direção ao paciente.
Eu, Thiago Nishida, fiz o nível 1 do Reiki e o professor disse que somos como um regador, a energia do universo vem pela nossa cabeça e sai pelas mãos.
O paciente então vivencia sentimentos de relaxamento, claridade mental, alívio da dor, menor ansiedade, e uma sensação de bem-estar.
Isso dito, o Reiki realmente é eficiente? Para que é eficaz? Na sequência são apresentados os benefícios para saúde do Reiki que têm evidência científica.
1 – Ajuda na redução do estresse e promove relaxamento
A redução do estresse e o relaxamento são os melhores benefícios para saúde provados do Reiki. Na realidade, esta terapia de cura de energia japonesa é elaborada para desencadear a resposta de relaxamento do corpo e reduzir o estresse. A maioria das doenças hoje é de alguma forma associada com o fator do estresse, seja estresse do ambiente, do trabalho ou emocional. Na realidade, a maior parte dos benefícios para saúde da terapia é com base nestes fatores.
– o estresse pode levar aos ritmos cardíacos irregulares que poderiam resultar, em casos extremos, em infarto ou acidente vascular cerebral;
– o estresse desencadeia problemas gastrointestinais, porque os hormônios comuns como leptina e grelina regulam o cérebro e estômago;
– distúrbios alimentares são uma consequência comum do estresse, já que a pessoa tende a comer exageradamente quando está estressada, ou tem uma aversão ao alimento;
– distúrbios do humor e muitos problemas psicológicos aumentam por causa do estresse;
– o estresse pode levar aos problemas sexuais em homens;
2 – Reduz a depressão e ansiedade por mudar o humor
As mudanças no humor são muito associadas com ansiedade e depressão. Um número de estudos demonstrou benefícios gerais de humor com Reiki. Os benefícios são específicos para aqueles com humor negativo. Os estudos mostraram que uma vez que o humor melhora, as melhorias são acompanhadas por ansiedade reduzida.
Não apenas a ansiedade reduz, é possível também ver redução significativa em depressão, raiva e confusão. A energia positiva aumenta e a perda do vigor que aparece com a depressão também melhora.
3 – Aumenta a mobilidade no caso de dor nos ombros, dor no pulso, e dor na coluna vertebral
Um estudo interessante publicado em Evidence Based Complementary and Alternative Medicine que comparou a eficácia da gama melhor de movimento através de terapia física e Reiki, descobriu que ambos mostraram o mesmo efeito em melhoria da gama de movimento da parte afetada.
Estes resultados sugerem que os efeitos benéficos de Reiki e sobre gama de movimento podem aumentar de alterações em articulação local ou estruturas musculares ao invés do sistema de dor.
4 – Cura infecções e inflamações
Uma descoberta interessante relatada em Alternative and Complementary Medicine mostrou um resultado com Reiki. Um paciente hipertenso obeso foi tratado com hepatite C. O efeito colateral do tratamento foi anemia e neutropenia. A terapia de Reiki foi administrada a ele para aliviar ansiedade e para melhorar seu bem-estar.
Incidentalmente, os médicos notaram que sua contagem neutrófila e hematócrita melhorou de forma significativa, que por vez melhorou a função de medula óssea. Assim, o paciente estava livre de infecção mesmo após um ano de tratamento.
5 – Melhora índices de síndrome metabólica
A síndrome metabólica, um grupo de sintomas associados com o risco de diabetes tipo 2, doença cardíaca, e outras condições crônicas, afeta uma porcentagem substancial e que cresce da população mundial. A atividade física é talvez a melhor forma de uma pessoa melhorar os efeitos da síndrome metabólica, mas o Reiki muito mostrou a ser igualmente efetivo.
Muitas pessoas, como aquelas que estão com sobrepeso e sedentárias e em risco mais alto para síndrome metabólica, podem ser incapazes ou relutantes de participar em tipos convencionais de atividade física como treinio de força e exercícios de academia.
As modalidades mente-corpo são simples, econômicas, terapias não invasivas, fáceis de aprender, e podem ser praticadas facilmente por pessoas que podem vivenciar limitações potenciais em mobilidade, segundo Joel Anderson e Ann Gill Taylor em Center for the Study of Complementary and Alternative Therapies, University of Virginia School of Nursing, Charlottesville, Estados Unidos.
Embora os pesquisadores não mencionassem especificamente Reiki, eles apoiaram a eficácia clínica potencial das terapias mente-corpo como modalidades de cuidado de apoio para controle da síndrome metabólica, especialmente resistência para insulina e pressão arterial alta.
6 – Trata sintomas associados com câncer
Este é mais um benefício percebido com a prática do Reiki. Reiki, ou qualquer terapia mente-corpo não pode curar câncer. Mas podem efetivamente tratar sintomas associados de câncer como depressão, dor, e fadiga.
Por exemplo, em um estudo publicado em Integrative Cancer Therapy, os pesquisadores relataram que o tratamento com Reiki por 5 dias consecutivos, seguidos por 1 semana sem tratamento, 2 sessões adicionais de Reiki, em vários pacientes de câncer poderia de forma significativa diminuir cansaço, dor, e ansiedade, e melhorar a qualidade de vida. No mesmo caminho, Reiki alivia dor de enxaqueca, ciática, e artrite. E também ajuda a reduzir sintomas de asma, menopausa e insônia.
7 – Possibilita claridade emocional e crescimento espiritual
O Reiki não apenas cura a pessoa fisicamente, também cura emocionalmente. Um dos efeitos mais cativantes do Reiki é que pode melhorar a capacidade de amar, empatia, já que permite que a pessoa se conecte profundamente com outras. E pode fortalecer os relacionamentos.
Pode curar as relações pessoais. Reiki gera paz interior e harmonia, as qualidades essenciais do crescimento espiritual. E “limpa” e esclarece as emoções. Reiki está assim se tornando rapidamente uma presença aceitada em hospitais e clínicas, talvez porque a abordagem de cura seja não traumática e facilmente integrada com terapias convencionais.
O que esperar de uma Sessão de Reiki
Reiki é melhor executado em um ambiente de paz, mas pode ser levado para qualquer lugar. O paciente vai se sentar em uma cadeira confortável ou deitar-se em uma mesa totalmente forrada. Pode haver ou não música, dependendo da preferência do paciente.
O praticante coloca suas mãos levemente sobre as áreas específicas da cabeça, membros, e torso usando diferentes formas da mão, por entre 2 e 5 minutos. As mãos podem ser colocadas em 20 áreas diferentes do corpo. Se houver uma lesão particular, como uma queimadura, as mãos podem ser colocadas apenas acima do ferimento.
Enquanto o praticante coloca suas mãos levemente sobre o corpo, a transferência de energia acontece. Durante esse momento, as mãos do praticante podem ser aquecidas e ardendo. Cada posição da mão é mantida até o praticante perceber que a energia parou de fluir. Quando o praticante sente o calor, ou energia, em suas mãos terem parado, removerão suas mãos e podem colocar sobre uma área diferente do corpo.
Alguns praticantes de Reiki usarão cristais e bastões, porque consideram que podem permitir cura ou proteger uma casa de energia negativa. No entanto, Reiki não depende de outros instrumentos além de quem pratica. Não se usa cristais, pós ou bastão como uma regra geral. No entanto, um dos benefícios da cura de Reiki é a cura distante, assim, muitos praticantes usarão cristais para assistir com vibrações energéticas.
As sessões podem durar entre 15 e 90 minutos. O número de sessões variará, dependendo do que o cliente deseja atingir. Alguns clientes preferem ter uma sessão, enquanto outros têm uma série de sessões para trabalhar em um problema particular.
E aí? Gostou do Reiki, por favor avalie esse artigo porque preciso saber se estou no caminho certo ou não, só clicar nas estrelinhas abaixo: