Índice

Origem do Lian Gong

lian gong em 18 terapias
lian gong em 18 terapias

Lian Gong nas 18 Terapias originou e foi desenvolvido na China, Shangai, no ano de 1975, por Dr. Zhuang Yuan Ming, apontado como um dos maiores “ortopedistas” de Medicina Tradicional Chinesa em época da atualidade, com recebimento de muitos prêmios por relevantes resultados nas pesquisas científicas.

Dr. Zhuang fez combinação de conhecimentos recebidos pela sua grande experiência clínica com mais conhecimentos milenares oriundos de Dao In, e manobras manuais com base em massagem terapêutica, Tui-ná, e da vivência nas artes marciais, considerando de referência básica princípios de filosofia e teorias que fundamentam prática corporal que fazem integração de Medicina Tradicional Chinesa.

A introdução no Brasil da prática de Lian Gong nas 18 Terapias ocorreu no ano de 1987 por Maria Lucia Lee, professora docente do Departamento de Artes Corporais, que presta dedicação desde o ano de 1978 para trabalho de ensino e pesquisa de arte corporal chinesa e a sua filosofia.

Conceito de Lian Gong

Lian Gong em 18 Terapias se caracteriza prática corporal da China que junta medicina terapêutica mais cultura física. É uma ginástica terapêutica formada de 54 exercícios com organização nas 3 partes com 18 exercícios em cada uma.

A primeira parte que é chamada de Lian Gong Anterior, está distribuída nas 3 séries, sendo 6 exercícios cada, a perfazer totalidade dos 18 exercícios, indicados a tratar e prevenir doenças em pescoço, em ombros, dor na região lombar e nas costas, em pernas e glúteos.

A segunda parte, com denominação de Lian Gong Posterior, dividida também nas 3 séries, a perfazer totalidade dos 18 exercícios a tratar e prevenir articulações doloridas em extremidades, cotovelo de tenista, tenossinovites, desordem funcional de órgãos internos.

Para terceira parte, a composição é de 18 exercícios direcionados ao tratamento e prevenção de bronquite crônica, debilidade funcional de pulmão e coração, e mais enfermidades crônicas.

Os exercícios são feitos por meio dos movimentos combinados com massagens sobre pontos da acupuntura, com utilização de dedos como agulhas, harmonizam funções de órgãos internos, o mesmo para Qi e sangue, melhora da função de músculos respiratórios em especial o diafragma, a aumentar deste modo a capacidade do corpo para prevenção e recuperação das enfermidades respiratórias.

E fortalece Qi defensivo (Wei Qi), afastando Qi perverso, por meio de treinamento, o organismo vai despertar sua inteligência e avivar função fisiológica, e de resultado, a capacidade para adaptar-se para alterações internas, as emoções, e externas, ou seja, as climáticas.

Os exercícios todos são realizados em postura de pé, com acompanhamento pela música particularmente desenvolvida à prática, que direciona sua realização, a estabelecer ritmo por meio da contagem e induzindo período da execução.

Formas para Atuar

A básica característica de exercícios se resume fusão dos movimentos de alongar com tração. Trata-se de movimentos contínuos, lentos, em combinação com respiração natural a adequar a circulação apropriada de Qi, a energia vital ou sopro, certo pelo organismo, de modo a fortalecer o mesmo aumentando nível da resistência para enfermidades, e restabelecer movimentos naturais.

Desta forma, age:

  • em corrigir a postura de praticantes
  • fortalecer o físico
  • tratar e prevenir dor nos ombros, pescoço, pernas, região lombar, tendão e articulação

E apresenta ainda, resultado notável em debilidade:

  • de sistema imunológico
  • de sistema digestório
  • de função do pulmão e coração

Ajuda ainda:

  • em bronquite, asma
  • hipertensão
  • reumatismo, ou seja, artrose, artrites, entre outros
  • combate de sintomas de estresse, como irritabilidade e ansiedade

Apresenta positivas ações localizadas, particulares de cada atividade. Pelo fator de atuação de modo global no corpo e mente, tem-se como comprovado que a prática destas atividades equivale à receita terapêutica, pioneiro aspecto nos termos das práticas corporais, que é capaz de estimular a pessoa a sair do modo passivo, para se tornar ativo buscando o próprio equilíbrio e também bem-estar.

Movimentos Precisos

Dr. Zhuang usou as posturas dos exercícios como posturas para massagem, e para gentilmente aplicar pressão à área alvo do paciente para resultados. No entanto, pelos anos de teste, Dr. Zhuang se tornou mais e mais convencido que os efeitos de Lian Gong são mais duradouros quando o praticante move seu próprio corpo por si.

Conforme o praticante executa, ele se beneficia do processo assim como o que cada exercício faz. O filho do Dr. Zhuang, Zhuang Jian Shen, e herdeiro das artes de cura de seu pai e prática, diz que quando um praticante é capaz de desenvolver sua própria habilidade e cura, estão mentalmente e fisicamente mais fortes.

Os estudantes que podem ter sido uma vez um paciente, uma vez treinados adequadamente na aplicação completa e métodos para Lian Gong são então capazes de colocar as mãos para curar. As mãos na cura não necessariamente significam massagem, mas por corrigir as posturas dos estudantes, são capazes de ajudar outros praticantes a melhorar seus movimentos para benefício maior.

Quando os movimentos são praticados adequadamente, o praticante deve perceber uma força interna ou resistência. Isso não significa que a força interna é confinada a um processo psicológico apenas, ou que algo é feito com uma falta de força. Ao invés, os movimentos específicos são capazes de isolar certas articulações ou visar áreas, e quando acompanhados por movimento lento, deliberado, pode ser muito mais exato.

O caráter da força interna vem quando o praticante é capaz de isolar suas articulações e usar forças naturais como gravidade e impulso para exercitar ou liberar estresse de suas articulações. É o motivo, segundo Dr. Zhuang, que a teoria de massagem desempenha um papel importante em como Lian Gong é praticado.

A massagem tradicional chinesa detém o elemento chave na massagem, começa com várias manipulações de aspectos específicos ou partes do corpo. A manipulação deve ser gentil, até, com força e persistente, como para atingir a ação de penetração. Este efeito de penetração é o que o praticante deve sentir como uma reação para a prática de Lian Gong.

Em outras palavras, “uma dor boa”. Na pesquisa de Dr. Zhuang, um músculo é feito de muitas fibras contráteis. Há muitas terminações nervosas nos músculos, aquelas controlando a contração de músculos são chamadas de terminações nervosas motoras, cada uma das quais controla 100 a 300 fibras musculares.

Cada terminação nervosa e fibras musculares que controla, faz uma unidade motora, e há muitas unidades motoras em um músculo, que não estão todas em um estado de excitação e contração em um dado tempo. Com uma mudança de movimento, estes 2 tipos de unidades motoras mudam também. As fibras contraídas se tornam curtas, enquanto as fibras relaxadas estendem.

Este é o motivo no começo de cada postura, que pode haver um aperto exercido pelo praticante, seguido de um movimento preparatório adicionado, enquanto mantendo um pouco do aperto ou força. Então o praticante se direciona em uma área isolada para aplicar pressão nesta área dada.

Isso que foi trancado é então relaxado, para permitir um esticar mais benéfico durante uma torção ou virada, ou para criar uma posição mais estável para virar ou se mover. Então, muitas vezes o peito é levantado para criar um esticar mais interno. Em última análise, criar um clima para mudar entre fibras nervosas participantes, e liberar estresse em pontos específicos.

Corrigir a respiração é também extremamente importante. Mas como destacado em seus livros quando em dúvida, respirar naturalmente e nunca segurar a respiração. No entanto, ele defende quando o estudante é capaz de inalar o primeiro movimento, e exalar quando se movendo para área visada como o mais otimizado.

Além disso, Dr. Zhuang recomenda, levantar a cavidade do peito quando inalando e exalando do abdômen inferior. Este levantamento da cavidade do peito mantém uma estimulação constante nos órgãos internos, que em troca cria uma resistência natural. Dr. Zhuang compara esta resistência natural, a maneira como a água cria um flutuar e pode ser aplicada para penetração profunda na massagem de água.

Além disso, Dr. Zhuang sente que praticar em ambiente aberto pela manhã no ar fresco é viável e naturalmente fará modalidades quentes e confortáveis positivas que podem mais distante otimizar o sucesso terapêutico de Lian Gong. Como artes marciais, a paciência e perseverança são importantes na prática de Lian Gong. Dr. Zhuang defende que praticar em horas regulares e em base diária.

Contra-Indicações

De acordo com orientações de Dr. Zhuang, Lian Gong nas 18 Terapias, não deve ser feito pelos indivíduos:

  • com processo de inflamação aguda ou infecção, ou seja, gripe forte, febre, parasitose grave, inchaço, entre outros
  • com câncer em fase ativa
  • em fase de convalescência e cicatrização depois de fratura ou cirurgia

Na situação das enfermidades crônicas, o praticante deverá apresentar aval do médico para executar a prática.

Veja a entrevista que fiz com a Elizângela, uma referência nacional em Lian Gong!

Gostou do Lian Gong? Então preciso de mais duas coisas

  1. Quer aprender essa técnica, clique aqui ou acesse o link: http://vidaterapia.com/lian-gong/
  2. Avalie o artigo dando quantas “estrelinhas” achar que ele merece.

Comentário