Índice

MASSAGEM CALIFORNIANA OU ESALEN

A massagem californiana foi desenvolvida pela escola Esalen por Ellen Watson. Por isso tem o mesmo nome. A empresa Esalen fica na Califórnia, próximo ao mar, portanto a massagem já deve ser mais relaxante só por esse motivo :).

Ellen Watson, a criadora do método Esalen (ou Massagem Californiana), acredita que o centro de toda a cura inicia no coração e espírito! Um dos seus grandes prazeres é fazer com que as pessoas dancem, cantem, brinquem e rezem. Que toquem e permitam ser tocadas. Isso acontece na Esalen, pois além da massagem, existe meditação, alimentação orgânica, danças entre outros métodos.

Ela é a professora da massagem Esalen (Esalen® Massage).

Massagem Esalen
Massagem Esalen

MASSAGEM CALIFORNIANA OU ESALEN® MASSAGE?

Os dois nomes correspondem à mesma técnica. Não tem diferença em relação à técnica (traços, manobras, etc).

Por terem patenteado (tem o “R” após o “Esalen” significa marca registrada), algumas pessoas mudou o nome para poder aplicar a massagem sem pagar Royalties.

Royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso naturalprodutomarcapatente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. (Muito obrigado Wikipedia – Fonte)

Ainda no assunto Royalty (uma tradução mais ou menos adequada seria DIREITO AUTORAL). Uma vez conversei com um advogado sobre esse assunto, ele me disse que as técnicas de saúde não podem ser patenteadas.

Por exemplo, não posso patentear (patente = direito autoral = royalty) um toque estruturado, uma sequência de manobras. O que é permitido é patentear o nome da massagem.

Uma vez patenteado o nome, qualquer pessoa  pode executar a técnica, desde que não use o nome da técnica.

O exemplo que esse advogado me deu foi mais interessante, comentou que se você precisa de uma cirurgia que uma pessoa inventou/descobriu, você não paga para esse médico, pois ela vira de domínio público.

Fonte: www.esalen.org

 MEU COMENTÁRIO SOBRE A MASSAGEM CALIFORNIANA

Eu acessei o site, vi inúmeros vídeos referentes à massagem ESALEN!

O que percebi é que lá é um retiro. As pessoas confraternizam, dançam, meditam, alimentam-se de produtos produzidos lá mesmo. Provavelmente devem consumir pouca ou nenhuma carne. Enfim a Massagem é mais uma técnica para atingir o objetivo proposto pela Ellen, que é o de centro de toda a cura inicia no coração e espírito.

A técnica de massagem é muito parecida com a Massagem Clássica (ou Sueca ou Anti-Stress). Ela usa traços suaves e contínuos. Realiza manobras com os ombros e quadris. Movimenta as cinturas pélvicas e escapular de uma forma muito interessante!

Um detalhe interessante sobre os traços da massagem. Todos os traços são muito lentos e contínuos. Exemplo, a manobra começa no pé e termina no quadril ou até no tronco. A velocidade também é sempre BEM devagar!

Ainda não recebi essa técnica, mas ainda vou para lá ou aprender ou vivenciar!

E você, já esteve lá? Tem vontade? Conte-me abaixo.

Comentário