Índice

O que é Anmá?

Conheça tudo sobre essa técnica chinesa de massagem. A massagem anmá é extremamente relaxante e revigorante!

Essa técnica tem origem chinesa, mas sua popularização veio pelo Japão, por isso alguns autores dizem que nasceu lá, enfim é difícil saber quem está certo…

Anmá é uma massagem que envolve deslizamento, amassamento, pressão, vibração, percussão. Enquanto essas manobras parecem com a Massagem Sueca (ou massagem clássica, anti-stress, etc), a maior diferença é o sentido da massagem. As manobras de amná tem sentido centrífugo, ou seja, vão do centro do corpo para as extremidades (mãos e pés), enquanto a Massagem Sueca tem sentido centrípeto, isto é, das extremidades em direção ao centro do corpo (coração especificamente).

A Anmá também e feita por cima da roupa e não usa nenhum óleo ou creme.

massagem-anma
massagem-anma

Meu comentário: tenho experiência nessa massagem, nela o cliente recebe a massagem em decúbito lateral (deitado de lado) o que é especialmente confortável para gestantes. Mas também é muito boa pois é possível massagear todo o ombro de uma vez, ou seja, se um cliente tem dor no ombro você consegue massagear todas as estruturas do complexo de ombro de uma vez só. Para quem recebe é sensacional, pois a posição de lado é extremamente relaxante e dificilmente provoca dor.

Caso: há muitos anos recebi e a massagem an-má e o que foi mais notório foi minha amplitude de movimento que aumentou significativamente. Eu tinha dificuldade (e ainda tenho rs) para encostar os dedos no chão com os joelhos esticados e após essa massagem, sem fazer alongamento algum, eu consegui alcançar o chão sem dificuldade. Infelizmente após alguns dias tudo voltou ao normal.

Não tenho como comprovar isso, mas essa amplitude de movimento, na minha opinião, deve-se ao excesso de estímulo nas fixações musculares (também conhecida como origem e inserção muscular).

Pesquisa Científica sobre Massagem

Efeitos da terapia Anmá (massagem tradicional japonesa) no corpo e mente. Effects of Anma therapy (traditional Japanese massage) on body and mind.

Introdução:

A terapia Anmá é uma massagem tradicional japonesa, uma terapia manual e de toque e uma das mais popular terapia alternativa no Japão. Ela foi trazida da China no século 6 e, baseada na teoria da medicina chinesa, foi desenvolvida no Japão e recentemente incluiu teorias da medicina tradicional (Medicina Ocidental). A proposta desse estudo foi clarear os efeitos físicos e psíquicos da massagem anmá.

Participantes e métodos:

Quinze mulheres saudáveis na quinta década de vida, com dores cronicas musculares no pescoço e ombro, receberam duas intervenções, 40 minutos da terapia Anmá e 40 minutos de terapia de descanso. O método foi o de “cross-over design” (Nota do tradutor: Esse método de avaliação consiste em que todos os participantes receberam os dois tratamentos e não dividiu em dois grupos).

Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. O grupo A começou com a terapia anmá no primeiro dia seguido pela terapia de descanso após 3 dias da primeira terapia. O grupo B inverteu, ou seja, iniciou pela terapia do descanso e, após 3 dias, recebeu a terapia anmá. Foram medidos a escala visual da dor para a dor no pescoço, formulário de escala de ansiedade, concentração de cortisol salivar e imunoglobulina A (IgA-s) foram medidos antes e  depois das intervenções.

Resultado:

A terapia Anmá reduziu significativamente a nota da escala visual da dor para dor no pescoço e o formulário de escala de ansiedade. Os níveis de imunoglobulina A (IgA-s) aumentou bastante nos dois grupos.

Conclusão:

A terapia Anmá reduziu as dores crônicas no pescoço e os níveis de ansiedade nesse estudo piloto com mulheres entre 50 e 59 anos.

Agora que já sabe do meu comentário, quero saber O SEU, comente abaixo.

Comentário