Índice

Para saber a Drenagem Linfatica, precisa saber como funciona o Sistema Linfático?

Uma vez que compreender a  circulação linfática, fica fácil compreender a Drenagem Linfatica

Drenagem Linfatica é uma massagem suave que tem como objetivo normalizar a circulação do sistema linfático pelo corpo e com isso promover uma eliminação de toxinas e do edema.

Meu objetivo nesse artigo não é falar sobre a massagem (mesmo sendo esse um blog de massagem), mas explicar o que é o sistema linfático. Vou explicar o mais simples possível, portanto vou omitir nomes científicos e usar termos populares, caso já seja um profissional qualificado, irá achar estranho, mas também já sabe de tudo isso que estou falando (escrevendo…)

SISTEMA CIRCULATÓRIO E LINFÁTICO

O corpo humano é formado por células. E essas células precisam “comer” nutrientes e eliminar resíduos.

O corpo humano tem dois sistemas que fazem a entrega e retirada para as células. O sistema circulatório e o sistema linfático.

SISTEMA CIRCULATÓRIO X LINFÁTICO

sistema-circulatoriosistema_linfatico

O sistema circulatório circula o sangue e o linfático, o fluido linfático (linfa).

O sistema circulatório é formado por artérias, veias e capilares. É um complexo sistema de “tubulações” dos mais variados comprimento e calibres. Ele tem uma grande “bomba” que funciona 24 horas por dia desde o dia do nosso nascimento até o dia da nossa morte, que é o coração.

O coração é um órgão que bombeia o sangue pelo corpo inteiro e faz isso com uma força muito grande e com uma frequência alta (de 60 a 100 batimentos por minuto)

Também temos o sistema linfático, que é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam a linfa dos tecidos de volta para o sistema circulatório. Em alguns locais específicos do sistema linfático tem-se alguns gânglios, conhecidos como gânglios linfáticos.

O sistema linfático não tem uma “bomba” como o sistema circulatório tem. Por isso sua circulação depende de outros fatores.

O sistema linfático bombeia seu fluido cerca de 5 vezes por minuto! Por isso a Drenagem Linfatica deve ser lenta!

Sistema Circulatório Linfático
Material que conduz Sangue Linfa
Composto por Coração, artérias, veias e capilares Vasos linfáticos e linfonodos
Velocidade de condução RápidoCoração (bombeia de 60 a 100 bpm) LentoUsa os músculos e o movimento do corpo para o transporte (4x/minuto)
Tamanho x 2x (ou seja, o dobro do sistema circulatório

COMO FUNCIONA O SISTEMA LINFÁTICO (ESSENCIAL PARA A DRENAGEM LINFATICA)

O sistema circulatório tem vasos de diversos calibres, o menor é chamado de CAPILAR. O capilar tem alguns “furos” que permitem a saída do Plasma Sanguíneo, que é composto po Oxigênio, Glicose, Proteínas, Glóbulos Brancos, Microorganismos e Impurezas (resíduos das células)

Nosso sangue é vermelho devido a uma célula específica chamada Hemácea. Mas ela não consegue passar pelos “furos” que ficam nos capilares.

Esse plasma sanguíneo é reabsorvido pelos vasos linfáticos e move-se em direção aos linfonodos. Esses linfonodos tem a função de filtrar esse plasma e retorna-lo à corrente sanguínea!

Essa é, basicamente, a circulação linfática. Mas não esqueça, estamos falando de algo muito maior que no desenho!

Uma coisa importante toda a nossa circulação tem sempre um sentido único!

drenagem linfatica

A circulação linfática depende da força da gravidade e da nossa musculatura. A força da gravidade é a força que o Planeta Terra exerce sobre todas as coisas que estão nele puxando-os para baixo. E isso também inclui o fluido linfático.

A nossa musculatura também faz a circulação linfática agir! Quando o músculo é contraído ele diminui de tamanho espremendo as linfas, quando relaxa, ele libera e a movimentação do fluido acontece, ou seja, nosso corpo também faz a drenagem linfatica.

Como você faz com uma pasta de dente. Aperta e a pasta move-se para frente… 

Gostou da Explicação? Comente! Críticas? Comente! Elogios? Sim, sim, comente!

Comentário