Índice

Moxabustão

A Moxabustão é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, cujo o tratamento é realizado através da queima da Artemísia. Ela pode ser aplicada das seguintes maneiras:

Moxa em bastão: é um bastão que quando aceso deve ser colocado próximo à pele e, por irradiação, ele aquece o ponto de acupuntura causando o efeito desejado.

Moxa aplicada indiretamente com o Bastão
Moxa aplicada indiretamente com o Bastão

Moxa em cone (moxa lã): Em forma de cone, ela vem in natura (chamada de Moxa lã). O terapeuta faz um pequeno cone e coloca sobre a pele e queima a ponta. Dessa forma a Moxa irá transmitir o calor e esquentar o ponto, com o inconveniente de queimar o cliente.

Nota: Em uma cidade próxima à Campinas-SP tem uma mulher (não a conheço pessoalmente) que faz esse tipo de tratamento. Já conheci algumas pessoas que a procuraram. A maioria melhorou os sintomas, mas alguns não melhoraram. Uma coisa é certa, todos tem algumas cicatrizes em alguns pontos de acupuntura! 🙂

Ao meu ver, não vejo necessidade dessa agressividade no Brasil. Na China é outra cultura, outro povo, mas aqui acho demais.

Também já existe uma forma de cone industrializada que não queima o cliente, está na foto abaixo:

Moxa lã
Moxa lã
Versão industrializada da Moxa cone
Versão industrializada da Moxa cone

Moxa com Acupuntura: Nessa técnica usa-se a moxa lã na agulha. Muito eficiente. Uma outra alternativa é colocar a agulha e aquecer com o bastão.

Acupuntura com Moxa
Acupuntura com Moxa

MOXA EM BASTÃO OU MOXA LÃ?

Eu prefiro a moxa em bastão, pois é mais fácil de controlar o tempo que fica em cada ponto, apesar de ser um processo lento, pois só é possível fazer em um ponto por vez.

A moxa lã tem a GRANDIOSA vantagem de deixar muito pouco cheiro! Mas ela o profissional tem a necessidade de ficar trocando os cones. Uma outra vantagem é esquentar vários pontos ao mesmo tempo!

MAIS SOBRE A MOXA

beneficios A planta usada é uma ardente erva aromática, seu nome cientifico é Artemesia vulgaris, um tipo de raiz de origem chinesa e usado na medicina popular. A Artemísia consegue produzir o calor que estimula o ponto e não queima a pele!

beneficios O local para realizar o tratamento deve ser bem arejado ou bem fresco, pois o cheiro da moxa é bem forte! Em seguida, deve-se colocar a moxa sobre o local para aquecer o ponto realizando todos os procedimentos que o corpo precisa.

beneficios Pode-se usar fatias de gengibre para colocar a moxa. Previne queimaduras. Essa técnica da foto é uma das melhores técnicas para aumentar a energia Yang do corpo inteiro e usa, sal no umbigo + gengibre + moxa!

Moxa com gengibre e sal
Moxa com gengibre e sal

PESQUISA CIENTÍFICA DA MOXABUSTÃO

É recomendado em muitos casos de mulheres gestantes que o bebê está perto de nascer e ainda não tomou posição de encaixe. Neste tratamento quando realizado, permite que o bebê gire e volte à posição adequada de nascer.

E pesquisas revelam que dados informados pelo jornal da Associação Médica Americana divulgou que cerca de 75 % das mulheres, que tiveram problemas do feto não está em posição de encaixe, usaram a técnica de Moxabustão e tiveram grande sucesso no resultado e tiveram os filhos com partos normais.

Outros benefícios já foram relatados através do tratamento, como a queima do moxa nos cotovelos favorece na cura de inflamações de Tendinite (epicondilite lateral e/ou epicondilite medial).

E também nos casos de atrasos menstruais e outros problemas de menstruação, o procedimento é feito na área abdominal, proporcionando o efeito rápido das dores de cólicas e outros sintomas.

MOXABUSTÃO É BOM OU NÃO?

Conclui-se que Moxabustão é uma técnica eficiente que pode ajudar muitas pessoas. Procure um profissional da área e faça o tratamento correto, pois é um procedimento natural e saudável, sem dores ou produtos químicos. Vale a pena conferir!

MEU COMENTÁRIO

Tenho dois recados importantes mais a minha MELHOR DICA PARA MOXA!

1) Essa é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa e tem riscos, ou seja, o profissional pode errar de duas formas, a primeira forma é esquentando demais a região e queimando o paciente. A segunda forma é, como essa técnica insere calor no corpo, caso o profissional não detecte que o paciente já tenha muito calor, isso pode ser prejudicial. Resumo: sugiro que procure um profissional extremamente capacitado.

2) Eu adoro essa técnica e aumento seu uso no inverno (pois como está mais frio, considero importante “colocar” mais calor nos clientes). A única coisa ruim é o cheiro.

A MELHOR DICA PARA MOXABUSTÃO

Para não queimar seu paciente, sempre mantenha seu dedo encostado no cliente e sentindo o calor! Caso sinta que seu dedo irá queimar, retire a moxa por alguns segundos e retorne! Isso irá prevenir que queime seu cliente!

Sempre mantenha seu dedo sentindo o calor da Moxa!
Sempre mantenha seu dedo sentindo o calor da Moxa!

E você, o que acha da Moxabustão? Responda abaixo.

    1 Response to "Moxabustão"

    • Marcos

      Fiz o tratamento usando pequenos cones de moxa lã, aplicados diretamente no calcanhar, no ponto de dor,.local de esporão, deu bolhas noblocal, mas depois disso voltei a andar e até jogar bola. Dolorido mas eficaz, agora vou tratar o outro pé mas vou usar o sistema de bastão e ver se da o mesmo resultado.

Comentário