Índice
Catarata e Degeneração Macular
A catarata é uma condição onde o cristalino (conhecido popularmente como “lente”), uma parte do olho que focaliza a luz, se torna turva. As lentes nos olhos são normalmente claras ou transparentes, mas com a idade, a estrutura ou composição química da lente muda, tornando-a mais turva. Isso causa uma perda gradual e sem dor da visão, que pode eventualmente levar à cegueira. Felizmente, o processo pode quase sempre ser corrigido com cirurgia e com exercícios visuais.
A catarata é muito comum. E geralmente começa a aparecer depois dos 50 anos, e aproximadamente metade das pessoas com idade acima de 75 é afetada.
Enquanto todos nós estamos em risco de ter conforme ficamos mais velhos, algumas coisas fazem da catarata mais provável, incluindo fumar cigarro, falta de vitaminas, exposição solar e certos remédios.
Causas para Catarata
As lentes dos olhos são principalmente feitas de proteínas arranjadas ordenadamente. Às vezes, estas proteínas se juntam, quebrando a formação e perdendo transparência. Isso torna as lentes turvas. O mundo se torna mais escuro, nebuloso e menos colorido. A área não tratada, turva pode se espalhar, progressivamente diminuindo a visão neste olho.
Algumas pessoas nascem com catarata congênita, que geralmente afeta os 2 olhos. Estas nem sempre afetam a visão.
A catarata traumática se refere a uma condição que pode aparecer imediatamente seguindo de uma lesão no olho, ou pode ocorrer anos mais tarde.
A catarata secundária é causada por certas doenças crônicas. A diabetes é a causa mais comum da catarata secundária.
Obviamente, o envelhecimento é a causa mais comum da catarata. Esta catarata previamente foi chamada de catarata senil, mas este termo caiu em desuso.
Os fatores seguintes podem adicionar ao risco de desenvolver catarata:
- Exposição excessiva à luz solar aumenta o risco de catarata senil. A radiação do sol, especialmente raios ultravioleta B, danifica as proteínas na lente. As pesquisas recentes falam que o excesso de luz (não precisa ser nem a luz solar) pode provocar a catarata. Isso faz sentido ao pensar que metade da população acima de 75 anos tem problema.
- A fumaça do cigarro danifica as proteínas na lente.
- A falta de algumas vitaminas e outros antioxidantes como vitaminas C e E, selênio, beta-caroteno, e licopeno foi mostrada por pesquisa a ser associada à catarata. Os antioxidantes protegem o corpo de oxidantes, também conhecidos como radicais livres. Os radicais livres reagem com as células, efetivamente “oxidando-as”. Se não estiver obtendo suficientes antioxidantes na dieta, como vitaminas C e E, pode estar se colocando em risco para catarata.
- Diabetes mal controlada
- Hipertensão Arterial.
- Certos medicamentos podem também causar catarata.
Sintomas e Complicações da Catarata
A catarata causa uma perda gradual, sem dor da visão. Em pessoas mais velhas que usam óculos para leitura, visão próxima podem realmente melhorar de início. Isso é porque estão seguindo de hipermetropia para miopia. A visão dupla pode também aparecer temporariamente cedo no curso da doença.
Outros sintomas incluem:
- mudanças frequentes nos óculos ou lentes de contato
- visão turva ou borrada
- cor maçante, desbotada
- visão noturna precária
- efeitos visuais estranhos ao redor das luzes, como brilho ou círculos
A catarata não “pula” de um olho para outro. Mas as pessoas que têm um, muitas vezes terminam a desenvolver no outro olho.
Tratamento e Prevenção para Catarata
A catarata ainda cega milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, mas na América do Norte, por exemplo, é prontamente removida com cirurgia. A operação leva em torno de uma hora ou menos. É geralmente feita sob um anestésico local, enquanto a pessoa fica acordada. A lente velha embaçada é recolocada com uma lente nova, clara, plástica. A operação melhora a visão em mais de 90% das pessoas, geralmente muito dramaticamente. Geralmente, apenas um olho é operado de cada vez.
Após a cirurgia, algumas pessoas notam que o mundo explode em cor tão intensa que é quase doloroso. Isso porque o cérebro compensou para a ingestão de luz inferior por amplificar os sinais de cor. E pode levar um tempo para o cérebro se acostumar para a visão melhorada. E a pessoa pode não ser capaz de dirigir o carro por algumas semanas se este for o caso.
A catarata acontece com envelhecimento natural, mas se pode seguir passos para prevenir. Para evitar exposição dos olhos para luz solar, usar óculos de sol que filtram os raios UVA e UVB. Os óculos de sol que apenas filtram UVB podem realmente aumentar o risco de catarata, porque eles resguardam os olhos, causando que as pupilas abram, e isso permite mais luz UVA para entrar no olho.
É possível obter mais antioxidantes na dieta por comer frutas cítricas e vegetais verdes folhosos. E também vai ajudar a equilibrar o risco de doença cardíaca e câncer. Se for fumante, é possível melhorar as chances até mesmo por parar.
Ao final desse artigo mostro um caso de sucesso de Catarata e Degeneração Macular só com Exercícios Visuais e Auriculoterapia! Assista o vídeo até o final porque os exercícios estão lá!
Degeneração Macular
Mais de 10 milhões de americanos sofrem os efeitos potencialmente de incapacitação da degeneração macular, uma doença que é a causa principal de perda da visão em pessoas com mais de 50 anos de idade, segundo American Macular Degeneration Foundation.
A condição, que obscurece a visão central, é também chamada de degeneração macular relacionada à idade, porque é associada com envelhecer, segundo National Eye Institute. A visão central é necessária para dirigir, ler e reconhecer rostos e cores, entre outras tarefas.
A degeneração macular é a deterioração na área central da retina, chamada de mácula. A mácula é uma estrutura responsável pela visão central, e é localizada no centro da retina, a camada traseira interior do globo ocular que converte a luz e imagens em sinais elétricos que são enviados ao cérebro. A degeneração macular relacionada à idade pode ocorrer em um ou ambos os olhos.
Sintomas da Degeneração Macular
A degeneração macular relacionada à idade normalmente se desenvolve gradualmente e não é dolorosa, assim os sintomas iniciais podem ser confundidos para mudanças normais de visão relacionadas à idade.
Em outros, a doença progride mais rapidamente, e pode levar à perda da visão em um ou 2 olhos. Segundo a Mayo Clinic, os sintomas incluem:
- linhas retas ou faces parecendo onduladas
- portas parecendo tortas
- objetos parecendo menores ou mais distantes
- dificuldade maior de se adaptar para níveis de luz baixos
- intensidade de cor diminuindo ou brilho
- dificuldade em reconhecer rostos
- aumento da nebulosidade da visão
- pontos cegos ou embaçados na visão central
Se um paciente percebe qualquer distorção em um olho, deve ver um oftalmologista imediatamente.
Causas para Degeneração Macular
As causas exatas da degeneração macular relacionada à idade não são conhecidas, mas o risco de desenvolver aumenta com a idade, e certas condições físicas e escolhas de estilo de vida aumentam a chance de desenvolver. Estes fatores de risco incluem:
- histórico familiar
- fumo
- obesidade
- pressão arterial alta
- colesterol alto
- ser caucasiano
- ser mulher
- dieta pobre em frutas e vegetais
Há 2 tipos de degeneração macular relacionada à idade, a molhada e a seca. A degeneração macular relacionada à idade seca é a forma mais comum, e ocorre quando as células sensíveis à luz na mácula gradualmente se deterioram. Os depósitos amarelos atrás da retina chamados de Drusen desalojam a mácula de seu lugar normal, e seu tamanho e número muitas vezes indicam o quanto severo a degeneração macular seca se tornou.
A maioria das pessoas desenvolve drusen muito pequena conforme envelhecem, mas quando drusen são numerosas ou grandes, a degeneração macular seca é geralmente mais avançada. As mudanças no pigmento da retina podem também ser um sinal da doença.
A degeneração macular relacionada à idade molhada, é relativamente rara, ocorrendo em apenas aproximadamente 15 por cento de todos os casos.
Ela se desenvolve quando os vasos sanguíneos anormais crescem por baixo da retina e vazam sangue e fluido, causando inchaço e dano à mácula. A degeneração macular molhada é mais grave do que a seca e pode desencadear rápida perda da visão.
A degeneração macular relacionada à idade tem 3 estágios, parcialmente definidos pelo tamanho e número de drusen abaixo da retina. Em degeneração macular de estágio inicial, os pacientes têm drusen de tamanho médio, e geralmente nenhuma perda de visão.
Em degeneração macular intermediária, os pacientes têm drusen grande, mudanças de pigmento na retina, ou ambos, e a maioria das pessoas não vivencia qualquer perda da visão.
Os pacientes de última degeneração macular têm drusen e perda da visão, e desenvolver degeneração macular seca ou molhada.
Tratamentos para Degeneração Macular
Enquanto uma cura para degeneração macular relacionada à idade ainda não existe, vários tratamentos são disponíveis dependendo do tipo da doença. A progressão da degeneração macular relacionada à idade seca de intermediária para avançada pode ser reduzida por ingerir uma combinação diária de alta dose de vitaminas antioxidantes e zinco, segundo um estudo conduzido por NEI (National Eye Institute). A formulação inclui:
- 500 mg de vitamina C
- 400 IU de vitamina E
- 15 mg de beta caroteno
- 80 mg de zinco
- 2 mg de cobre
Outro estudo de NEI descobriu que substituir beta-caroteno com uma mistura de 5 a 1 de vitaminas luteína e zeaxantina pode ajudar mais a reduzir o risco de desenvolver tardia degeneração macular relacionada à idade, e não carregar o mesmo risco de câncer de pulmão em fumantes que o beta-caroteno pode causar.
A degeneração macular relacionada à idade molhada tem 3 tratamentos principais, nem todos dos quais são apropriados para todos os pacientes. E incluem:
- cirurgia de laser, que destrói os vasos sanguíneos que vazam por trás da retina
- injeções no olho com uma droga que bloqueia um fator de crescimento estimulante anormal de desenvolvimento do vaso sanguíneo
- terapia fotodinâmica, que inclui a injeção de uma droga ativada de luz na corrente sanguínea. Após a injeção, uma luz é iluminada no olho por 90 segundos, causando a droga a destruir novo crescimento de vaso sanguíneo, segundo NEI
Várias mudanças de estilo de vida podem ajudar os pacientes de degeneração macular relacionada à idade a lidar melhor com perda da visão resultante, segundo Mayo Clinic. Estas incluem usar lentes de aumento e óculos, ajustar o tamanho da fonte do computador, e níveis de brilho, usar aparelhos adaptáveis como relógios e telefones com números extras grandes, e níveis de luz da sala com brilho.
Segue agora um caso de uma paciente (mãe de uma aluna) que tem (ou tinha) catarata e degeneração macular e melhorou só com os exercícios que ensinei somado à Auriculoterapia. Assista ao vídeo e veja que há uma alternativa.
Obviamente cada caso é um caso e você deve usar essas técnicas em conjunto com o seu médico, isso é uma terapia complementar e não uma terapia alternativa!