Índice

Cera do Ouvido (ouvido entupido) – Prevenção e Tratamento

As boas intenções para manter os ouvidos limpos podem reduzir a capacidade de ouvir. O ouvido é uma parte do corpo delicada e complexa, incluindo a pele do canal do ouvido e tímpano. Começar por descontinuar o hábito de inserir aplicadores com ponta de algodão ou outros objetos nos canais do ouvido, isso é importante.

cera-de-ouvido
cera-de-ouvido

 

Produção de Cera pelo Corpo

O cerume ou cera de ouvido se caracteriza saudável nas quantidades normais e tem serventia de agente de auto limpeza com propriedades protetoras, lubrificantes, e antibacterianas. A falta da cera de ouvido pode resultar em ouvidos secos e que coçam. Limpar por si significa que há um movimento lento e velho de cera de ouvido e células da pele mortas do tímpano à abertura do ouvido.

A cera de ouvido velha se encontra de modo constante sendo transportada, auxiliada pelo movimento de mastigação e mandíbula, a partir do canal do ouvido para a abertura do ouvido, onde na maior parte do tempo, seca, se transforma em floco e cai.

A cera de ouvido não é formada na parte funda do canal do ouvido, próximo ao tímpano. É somente formada em um terço exterior do canal. Assim, quando um paciente tem bloqueio de cera contra o tímpano, é geralmente porque ele esteve explorando o ouvido através de objetos como aplicadores com ponta de algodão. Estes objetos apenas empurram a cera para mais fundo.

 

Quando o Ouvido Deve Ser Limpo?

Sob circunstâncias ideais, os canais do ouvido nunca devem ter que ser limpos. No entanto, este não é sempre o caso. Os ouvidos devem ser limpos quando cera de ouvido suficiente acumular para causar sintomas ou para prevenir uma avaliação necessária do ouvido pelo médico. Tal condição é denominada de impacto de cerume, e pode causar um ou mais dos sintomas seguintes:

– dor de ouvido, ouvido cheio, ou sentir que o ouvido está tapado

– perda parcial da audição, que pode ser progressiva

– zumbido, zunido, ou barulhos no ouvido

– coceira, odor, ou descarga

– tosse

 

Qual o Método Recomendado de Limpeza do Ouvido?

Para limpar os ouvidos, lavar o ouvido externo usando um pano, porém não inserir qualquer coisa no interior do canal. A maioria dos casos de bloqueio de cera responde aos tratamentos caseiros usados para amolecer a cera.

Os pacientes podem fazer tentativa de colocar algumas gotas de óleo mineral, óleo de bebê, glicerina, ou gotas comerciais no ouvido. As gotas detergentes como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, disponíveis na maioria das farmácias, podem ainda auxiliar na remoção da cera.

A irrigação ou seringa de ouvido é comumente usada para limpar e pode ser realizada pelo médico ou em casa usando um kit de irrigação disponível comercialmente. As soluções comuns usadas para seringa fazem inclusão de água e salina, o que deve ser esquentado para temperatura corporal, a prevenir tontura.

A seringa de ouvido é mais eficaz quando gotas de água, salina ou dissolvidas de cera são colocadas no canal do ouvido de 15 a 30 minutos antes do tratamento. A atenção é aconselhada para evitar ficar com ouvidos irrigados se tiver diabetes, um furo no tímpano que é a perfuração, tubo no tímpano, problemas de pele como eczema em canal do ouvido ou um enfraquecido sistema imunológico.

A remoção manual da cera é também eficiente. Esta é mais freqüente realizada pelo otorrinolaringologista a usar sucção ou instrumentos de miniatura especiais, e um microscópio à ampliação do canal do ouvido.

A remoção manual é preferida se o canal do ouvido for estreito, o tímpano possui perfuração ou tubo, mais métodos falharam, ou se tiver problemas de pele afetando o canal do ouvido, diabetes ou um enfraquecido sistema imunológico.

Case de Sucesso da Auriculoterapia para cera do ouvido

Assista ao vídeo abaixo onde mostro alguns casos de sucesso na qual a cera de ouvido foi removida pela Auriculoterapia.

Não Usar Cotonete para Limpeza da Cera

O bloqueio de cera se mostra uma das causas mais comuns quando se trata da perda de audição. Isso é muitas vezes causado pelas tentativas de limpeza do ouvido usando cotonete. A maioria das tentativas no que se refere à limpeza meramente empurra a cera de modo mais profundo dentro do canal de ouvido, gerando o bloqueio.

O ouvido externo é a parte semelhante a funil que pode ser vista no lado do ouvido, além do canal do ouvido, o buraco que leva abaixo ao tímpano. O canal de ouvido é formado um pouco como a parte estreitando da ampulheta abaixo.

A pele da parte externa do canal possui as glândulas especiais que fazem produção da cera. Tal cera é suposta a capturar poeira e também as partículas de sujeira para impedi-las de alcançar o tímpano. Geralmente a cera acumula um pouco, a mesma seca, e então sai do ouvido, a levar sujeira e poeira junto. Ou é possível que lentamente migre para o exterior onde pode ser higienizada.

 

Vela de Ouvido, uma Opção para Remover Acúmulo de Cera?

Não, as velas de ouvido não são opção segura de remoção da cera, já que podem resultar em ferimento grave. Desde que usuários são instruídos para inserir as velas ocas, em formato de cone, e longas, de 25.4 cm a 38.1 cm de comprimento, normalmente feitas de tecido impregnado de cera, no canal do ouvido e acender o final exposto, alguns dos ferimentos mais comuns são queimaduras, obstrução do canal do ouvido com cera da vela.

Ou ainda perfuração da membrana que separa o canal do ouvido e o ouvido médio. U.S. Food and Drug Administration, por exemplo, mostrou preocupação sobre as questões de segurança com as velas de ouvido após receber relatos de ferimento ao paciente causado pelo procedimento de vela.

Não há estudos controlados ou outra evidência científica que apóie a segurança e eficácia destes instrumentos para quaisquer afirmações supostas ou usos planejados como contidos no rótulo. Com base em preocupação crescente associada com a fabricação, venda, e uso das velas de ouvido, FDA realizou várias ações regulatórias com sucesso, incluindo apreensões de produto e embargos, desde 1996.

 

Quando um Médico Deve Ser Consultado?

Na situação de os tratamentos caseiros discutidos não forem satisfatórios ou se a cera acumulou muito que bloqueia o canal do ouvido e também a audição, o médico pode prescrever gotas elaboradas para amolecer a cera, ou pode lavar ou usar vácuo para retirar.

De forma ocasional, um otorrinolaringologista, o especialista em ouvido, nariz e garganta, pode necessitar remover a cera sob visualização microscópica. Se houver uma possibilidade de uma perfuração no tímpano, consultar um médico anteriormente de tentar qualquer remédio sem receita.

Colocar gotas de ouvido ou mais produtos no ouvido com a presença de uma perfuração de tímpano pode causar dor ou uma infecção. Certamente, a lavagem com água através de tal buraco poderia começar uma infecção.

 

Prevenção da Cera de Ouvido em Excesso

Não há maneiras provadas a prevenir impacto de cerume, mas não inserir cotonetes com ponta de algodão ou outros objetos no canal do ouvido é fortemente aconselhado. Se for propenso a impacto repetido de cera ou uso de aparelhos auditivos, considerar visitar o médico a cada 6 a 12 semanas para uma verificação e preventiva limpeza de rotina.

 

3 Remédios Caseiros para Remover Cera de Ouvido

1 – Solução de Vinagre e Álcool

Uma solução simples feita de vinagre e álcool pode ser usada para limpar a cera acumulada. Esta solução tem um efeito de dissolução sobre a cera de ouvido, e a cera apenas flui para fora quando drenada do ouvido. Usar este remédio tem um benefício extra de ser um tratamento antifúngico e antibacteriano.

É simples, misturar partes iguais de vinagre e álcool desnaturado. Inclinar a cabeça com o ouvido afetado para cima e colocar algumas gotas da solução. Manter esta posição por aproximadamente 5 minutos. Inclinar a cabeça para o outro lado para drenar a solução. Limpar o ouvido com tecido seco e macio. Atenção, nunca usar vinagre apenas. Na ausência de álcool, diluir com água antes de usar.

 

2 – Óleos Naturais

O óleo pode ser usado também como um remédio seguro para limpar cera de ouvido. Poderia usar óleo de coco virgem, azeite, ou óleo de amêndoa. Se não tiver óleos naturais, o óleo de bebê pode ser usado como um substituto. Estes óleos podem ser usados diretamente e não precisam ser diluídos ou combinados com outros líquidos para criar uma solução.

Para tal inclinar a cabeça de modo que o ouvido afetado esteja para cima. Colocar algumas gotas do óleo escolhido no ouvido. Permitir que o óleo instale-se por 5 a 10 minutos. Inclinar a cabeça para o outro lado para drenar o óleo.

Uma vez que o óleo for drenado, lavar o resíduo com sabão e secar o ouvido com tecido limpo. Atenção, a glicerina pode também ser usada como uma alternativa ao óleo, porque funciona similarmente.

 

3 – Água Salgada para retirar Cera do Ouvido

Esta é uma maneira simples e fácil de remover o excesso de cera de ouvido, porque se tem tudo que precisa em casa. A água salgada tem a capacidade de amolecer a cera sem causar qualquer dano ao ouvido interno ou empurrar a cera mais profundamente.

Primeiro misturar um quarto de colher de chá de sal com um quarto de xícara de água morna. Mexer até que o sal dissolva completamente. Inclinar a cabeça e usar um conta-gotas para colocar algumas gotas no ouvido.

Manter a cabeça inclinada por 3 a 5 minutos para permitir a cera amolecer. Inclinar a cabeça na direção oposta para drenar a água salgada do ouvido. Usar um tecido seco e limpo, ou cotonete para limpar a cera que sair.

Comentário