Índice
Chavutti Thirumal
Chavutti Thirummal ou Chavutti Thirumal, esse segundo nome tem 4 vezes mais relações no Google, portanto vou usar esse nome, mesmo no Brasil tendo mais relevância a primeira opção.
Chavutti Thirumal significa “pressão com os pés” na língua “Malayalam” (dialeto falado no estado de Kelara, Índia) e também é conhecida como “massagem pé/corda”. Essa técnica de massagem indiana foi desenvolvida no estado de Kelara, Índia tem aproximadamente 2000 anos, o objetivo era para facilitar os praticantes de uma arte marcial (Kalarippayat, kalaripayat, kalarippayattu ou kalaripayatu) e uma dança a reabilitar mais rapidamente.
Essa massagem também nasceu na índia. Usa óleos e é feita no chão. O mais interessante é que, segundo o site www.massagemayurvedica.com.br ela nasceu da necessidade dos praticantes de uma dança e uma arte marcial típicas indianas. Pois eles trabalhavam muito intensamente o corpo e essa massagem promovia um benefício maior que outras técnicas.
Usa-se os pés e apoia-se em uma corda pendurada no teto.
Meu comentário: (do fundo do baú!!!!) ainda na faculdade de fisioterapia fiz estágio no Guarani Futebol Clube (pergunte para alguém com mais de 30 anos quem foi o Guarani hehehehe). E o massagista de lá havia trabalhado na Arábia Saudita e ele desenvolveu uma técnica parecida. Como os jogadores adoravam massagem, era obrigado atender 20 pessoas por dia e não tinha mais força (olha que ele era forte!) ele pisava nas pessoas e fazia com o pé. E o pessoal gostou mais ainda e ele fez menos força!
Conclusão, para atividades desportivas, uma massagem mais vigorosa pode ser mais efetiva. Massagem mais vigorosa é um toque mais profundo, como um deslizamento com mais pressão. Faça isso com cuidado!
Um vídeo filmado no estado que nasceu a Chavutti Thirumal
Nessa posição paciente/terapeuta é possível fazer amplos traços, observe como o terapeuta inicia um traço na mão e termina no pé!
Um vídeo americano, com mais marketing!
.
Gostou da Chavutti Thirumal? Comente abaixo:
2 replies to "Chavutti Thirumal – Uma Massagem para Atletas"
Oi Thiago, legal a matéria… Onde consigo fazer um curso deste no Brasil?
Boa pergunta Vivian, se souber avise-me também…