Índice
Bursite de Quadril – Sintomas, Causas e Tratamento
A bursa é uma bolsa cheia de líquido que funciona como uma superfície deslizante para reduzir a fricção entre o movimento e tecidos do corpo. Há 2 principais bursas do quadril. A bursite, ou inflamação de uma bursa, é normalmente não infecciosa, mas a bursa pode se tornar infectada.
O tratamento de bursite não infecciosa inclui descanso, gelo, e remédios para inflamação e dor. A bursite infecciosa, incomum, é tratada com antibióticos, aspiração, e cirurgia.
A bursite do quadril é a causa mais comum de dor no quadril. A bursite trocantérica frequentemente causa sensibilidade do quadril externo. A bursite isquial pode causar dor maçante na área da nádega.
Bursite de Quadril
Praticamente todas as bursas estão localizadas adjacentes aos tendões e próximo às articulações grandes, como ombros, cotovelos, quadris, e joelhos. Quando uma bursa fica inflamada, a condição é conhecida como bursite.
Sempre costumo dizer que nosso corpo é “justo”, nesse caso refiro-me ao justo no sentido que não há mais espaço. Como um carro que foi feito para 5 adultos. Se entrar 6, cabe, mas fica apertado. A bursa quando inflama, ocupa o lugar do “sexto elemento”.
Há 2 principais bursas do quadril, a bursa trocantérica e a isquial. Estas estão localizadas adjacentes às bordas do fêmur e osso pélvico, respectivamente. A inflamação de ambos pode estar associada com rigidez e dor ao redor da articulação do quadril.
A bursa trocantérica está localizada no lado do quadril. É separada de forma significativa da articulação do quadril pelo tecido e osso. A bursite não é artrite e, portanto, não é uma causa de dor articular.
O que Causa Bursite de Quadril?
Mais comumente, a bursite é uma condição não infecciosa, causada por inflamação que resulta do trauma local de tecido flexível ou lesão de esforço. Em ocasiões raras, a bursa de quadril pode se tornar infectada com bactéria. Esta condição é chamada de bursite séptica. Embora incomum, a bursa de quadril pode se tornar inflamada por cristais que se depositam ali de gota ou pseudogota ou de calcinose como resultado de esclerodermia.
Sobre os fatores de risco para bursite de quadril, os fatores de risco para bursite de quadril incluem atividades que poderiam deformar a área do quadril, incluindo subir ou descer escadas, atividades repetitivas como exercício de escalar escada, entre outros.
Sintomas de Bursite de Quadril
A bursite de quadril é a causa mais comum de dor no quadril.
Bursite Trocantérica
A bursite trocantérica frequentemente causa dor e sensibilidade do quadril externo e coxa tornando difícil para aqueles afetados deitar no lado comprometido, frequentemente causando dificuldade em dormir.
A bursite trocantérica também causa uma dor maçante, que queima, no quadril externo e coxa, que muitas vezes piora com caminhada excessiva, exercício, ou escalar escada.
Uma doença que pode ser confundida é a síndrome da banda iliotibial.
Bursite Isquial
A bursa isquial é localizada na área da nádega superior. A bursite isquial pode causar dor maçante nesta área. A dor às vezes ocorre após ficar sentado por muito tempo em superfícies rígidas, ou seja, quando pressionada.
Diagnóstico da Bursite de Quadril
O diagnóstico de bursite de quadril é geralmente com base em avaliação clínica. O profissional da saúde diagnostica a bursite de quadril na clínica ao analisar o histórico de localização da dor de quadril e áreas específicas de sensibilidade do quadril externo.
Isso pode ser depois confirmado quando uma injeção local de anestésico alivia a dor. Os pacientes frequentemente percebem a dor no quadril externo com subida de escada ou descendo, e sensibilidade do quadril quando deitando sobre o lado afetado à noite.
O médico pode localizar as áreas sensíveis ao local das bursas do quadril. Ocasionalmente o raio-X do quadril é usado para excluir outras condições do osso e articulações.
Às vezes, o teste de raio-X pode ressaltar as áreas de depósitos de cálcio em uma bursa inflamada. Estas áreas de calcificação indicam um histórico passado de inflamação da bursa.
Tratamentos e Remédios Caseiros para Bursite de Quadril
O tratamento de qualquer bursite depende se ou não envolve infecção. A bursite de quadril não infecciosa pode ser tratada com remédios caseiros que incluem compressas de gelo, descanso, e remédios para dor e antiinflamatórios.
Ocasionalmente, exige aspiração do líquido da bursa. Este procedimento envolve remoção do fluido com agulha e seringa em condições estéreis. E pode ser realizado no consultório do médico. Às vezes o fluido é enviado ao laboratório para análise adicional.
Frequentemente há acúmulo inadequado de fluido para aspiração. A bursite de quadril não infecciosa pode ser tratada com uma injeção de remédio de cortisona, muitas vezes com um anestésico, na bursa inchada. A injeção de cortisona é normalmente eficiente rapidamente. O tempo de recuperação é geralmente dentro de poucos dias.
Os remédios caseiros incluem remédios sem prescrição como ibuprofeno. Os pacientes com bursite de quadril muitas vezes podem se beneficiar pela redução de peso, exercício de alongamento, e usar sapato adequado para atividades de exercícios.
Às vezes, os programas de terapia física, guiados por um fisioterapeuta pode ser útil. Geralmente, os pacientes devem evitar morros e escadas e direcionar pressão sobre o quadril afetado, dormir sobre o outro lado, quando possível, enquanto os sintomas são presentes.
As pessoas com bursite de quadril devem evitar também se exercitar em superfícies inclinadas e escadas, especialmente correr morros, até que os sintomas tenham se resolvido.
A bursite infecciosa, rara no quadril, exige até mais avaliação e tratamento pelo médico. Isso é não usual na bursa do quadril, mas ocorre. O fluido da bursa pode ser examinado no laboratório para identificar a bactéria precisa causando a infecção. A bursite séptica exige terapia antibiótica, muitas vezes por via intravenosa. A aspiração repetida do fluido infectado pode ser exigida. A drenagem cirúrgica e remoção da bolsa da bursa infectada pode também ser necessária.
Prognóstico para Bursite de Quadril
Geralmente, a bursite de quadril responde completamente com tratamentos conservadores. Medicamentos antiinflamatórios orais ou injetáveis frequentemente resolvem os sintomas dentro de uma semana. O tratamento com o fisioterapeuta pode acelerar a recuperação em bursite de quadril resistente. A bursite infecciosa deve ser curada com tratamento de antibiótico, muitas vezes junto com drenagem cirúrgica.
A bursite de quadril pode muitas vezes ser prevenida por se alongar antes do exercício e por usar calçado adequado para atividades. A ioga pode ser útil. Evitar morros e escadas pode minimizar o risco de bursite de quadril.
Dicas para Alívio da Bursite de Quadril
Veja esse case de sucesso:
– Descanso
Neste caso, descansar indicaria parar de correr por um tempo e diminuir o exercício regular e qualquer atividade que piore os sintomas. Não deve retornar a correr até que possa estar livre da dor pelo dia todo.
– Gelo
A bursite de quadril é geralmente devido ao uso excessivo que causa o processo da inflamação. A dica é aplicar gelo na parte lateral do quadril e próximo ao trocânter maior, mas colocar no local mais doloroso.
A regra para gelo é aplicar não mais do que 20 minutos por hora. Não colocar o gelo diretamente contra a pele, especialmente se estiver usando um pacote em gel. Os indivíduos com má circulação ou sensação prejudicada devem tomar cuidado particular com o gelo. Um saco de ervilhas congeladas pode ser uma alternativa barata ou poderia usar um dos pacotes de gel frios.
– Reduzir o Volume de Treino
Inicialmente, descontinuar a corrida e qualquer outro fator agravante até que possa estar livre da dor pelo dia todo. É importante reduzir o volume de treino e intensidade para possibilitar tempo de cura ao tecido, com o reabilitar adequadamente. Ter atenção particularmente em reduzir atividades por ao menos algumas semanas conforme se reabilita.
– Antiinflamatório
Considerar falar com o médico sobre um curso curto de medicamento antiinflamatório para ajudar a acelerar a recuperação. Em casos graves, uma injeção de cortisona pode também ser indicada. Indicar as causas biomecânicas para a dor é a única forma de prevenir de acontecer novamente.
– Fortalecer os Músculos do Quadril
Esse geralmente é o componente mais importante da reabilitação e para prevenção a longo prazo. A fraqueza nos rotadores externos do quadril e abdutores do quadril pode levar à bursite de quadril, ou outros problemas de joelho relacionados. A fraqueza muscular de medula pode também ser associada com bursite de quadril.
– Análise da Corrida/Caminhada (Análise da marcha)
As anormalidades ao andar ou correr podem aumentar o risco de desenvolver bursite de quadril. Andar a passos largos excessivamente tende a ocorrer enquanto correndo declive. Verificar com o fisioterapeuta para a análise mensal da caminhada.
A melhor maneira de reabilitar a bursite de quadril é evitá-la em primeiro lugar. Certificar-se de trabalhar a mobilidade da canela como parte do protocolo de recuperação, como um exemplo.
Implementar uma rotina de treino de força que visa musculatura do quadril como parte do treino. Se desenvolver bursite de quadril, então começar a reabilitação por descansar enquanto reduzindo a intensidade e volume de treino. Provavelmente terá que parar de correr por um período de tempo.