Índice

Conheça o Watsu!

Watsu é uma técnica de massagem terapêutica realizada dentro da água em uma temperatura morna, onde o profissional exerce o trabalho com o corpo do paciente através de movimentos delicados com determinados tipos de alongamentos, proporcionado um efeito relaxante.

Watsu é a associação de duas palavras em inglês, Water e Shiatsu, que significa, Shiatsu na água.

Este tipo de terapia conhecido como Watsu surgiu em 1980, uma técnica criada por Harold Dull.

Watsu por Harold Dull
Watsu por Harold Dull

O tratamento com Watsu trabalha as áreas tensas do corpo favorecendo para um equilíbrio da mente e do corpo, e os membros entram em contato com a água e as articulações relaxam.

IMPORTANTE:

As orelhas ficam submersas parcialmente e permite que a pessoa entre em um estado de tranquilidade. Em seguida, inicia os exercícios para liberar essas tensões que faz desaparecer outros problemas.

E através dos movimentos que embala e acolhe o corpo, o indivíduo começa a emergir em um estado natural e totalmente livre. Enquanto continua a sessão e o corpo está sem gravidade, o calor da água proporciona maior flexibilidade e permite explorar o trabalho corporal através dos movimentos constantes.

Assista esse EXCELENTE vídeo!

BENEFÍCIOS DO WATSU

Este tipo de terapia pode beneficiar pacientes em tratamentos ortopédicos, respiratórios, neurológicos e reumatológicos. E também auxilia no combate ao stress e diminui a pressão arterial.

Watsu é um procedimento indicado para atender vários tipos de pessoas, ou seja, auxilia no tratamento de pacientes com artrite, dor nas costas, esclerose múltipla, stress e Doença de Parkinson.

O tratamento pode contribuir na cura dessas patologias, ocorrendo através do nível psicossomático associado aos movimentos passivos realizados na água morna, tornando um tratamento eficaz, além de ser de prazeroso.

Foi relatado através de pesquisas médicas que flutuar na água morna pode ajudar no alívio de dor aguda ou crônica, proporcionando ainda um bem estar mental, pois faz a pessoa imaginar ou ter a sensação de estar acordado ou dormindo ao mesmo tempo.

MEU COMENTÁRIO

Sendo um pouco sistemático com a nomenclatura. O Watsu não tem muita semelhança com o SHIATSU TRADICIONAL, pois SHIATSU significa pressão com os dedos, mas como o Harold Dull aplicava o Zen Shiatsu, que envolve mais alongamentos, a associação ficou excelente!

O QUE ESPERAR DE UMA SESSÃO DE WATSU

Já recebi uma sessão de Watsu, mesmo com a água um pouco fria (que acredito que faça MUITA diferença), foi muito bacana. Conforme você vai adquirindo confiança no profissional, o relaxamento aumenta e os movimentos do seu corpo ficam mais amplos.

Sentia a água “massageando” meu corpo.

A terapeuta movimentava o tronco para um lado e parava, as pernas continuavam por inércia. Após o término ela executava o movimento para o outro lado.

Muito bom, relaxa bastante!

E você, já recebeu um Watsu? Comente. Não recebeu? Comente também!

Comentário