Índice

O QUE É A SÍNDROME DA CAUDA EQUINA

Essa é uma patologia que afeta a coluna lombar, eu costumo comparar com uma dor ciática (dor no nervo ciático) ou ciatalgia, pois as causas são muito parecidas. A diferença é que a sindrome da cauda equina a lesão é na parte final da medula, que anatomicamente, parece com o rabo de um cavalo.

SINAIS E SINTOMAS DA SINDROME DA CAUDA EQUINA

Os sinais e sintomas clássicos são:

    1. Incontinência Urinária
    1. Incontinência Fecal
    1. Impotência Sexual
  1. Dormência e/ou formigamento na parte interna da coxa e virilha

Alguns sinais concomitantes são os da Nevralgia Ciática, que é o choque, formigamento, da coluna irradiando para o Membro inferior, podendo afetar qualquer região da coxa, perna e pé.

O que determina a região afetada é a altura da compressão do nervo.

TRATAMENTO DA SÍNDROME DA CAUDA EQUINA

A Síndrome da Cauda Equina é um tratamento que necessita de urgência, podendo ser conservador ou cirúrgico. Caso sinta algum dos sintomas acima, procure imediatamente um médico ou fisioterapeuta.

O tratamento cirúrgico consiste em remover o que está “bloqueando” a cauda equina. Normalmente pode ser um disco herniado (hérnia de disco), ou osteófito (bico de papagaio) que esteja comprometendo a região.

[box type=”info”]

Porém o tratamento conservador é, na minha opinião, a melhor opção!

[/box]

3 MOTIVOS QUE ME LEVAM À CONCLUSÃO ACIMA QUE O TRATAMENTO CONSERVADOR É A MELHOR OPÇÃO

1) O primeiro deles é que, toda cirurgia sempre envolve risco! Em todas as cirurgias temos o risco de agravar os sintomas, de ficar na mesma e até de morrer.

Porém hoje em dia as técnicas modernas, pouco invasivas (“cirurgias por câmeras”) e a higiene hospitalar leva esses índices de agravamento pós cirúrgico “para o chão”!

2) Um outro motivo relevante é que, a maioria das hérnias de disco, tem como causa ou agravamento, a postura do paciente ou sua atividade no trabalho.

Ou seja, quando removido o problema, ele tente a voltar pois a causa é justamente a postura ou o trabalho que não foi modificado.

3) E o principal motivo é que, em 15 dias, é possível perceber melhora dos sintomas! Isto é, o paciente saberá se o tratamento conservador é indicado ou não.

Acredito que praticamente todo mundo preferiria tratar uma patologia com exercício ao invés de uma cirurgia.

Fazendo os exercícios, alongamentos e mobilizações corretas, em apenas 15 dias são suficientes para saber se vai precisar ou não de cirurgia!

Após 15 dias você estará um pouco melhor, nesse caso basta continuar o tratamento e se livrar de uma cirurgia para tratamento da síndrome da cauda equina!

E AÍ GOSTOU DO VÍDEO? QUERO MUITO SABER!

MOVIMENTO CERTO

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

    3 replies to "Síndrome da Cauda Equina – Case de Sucesso!"

    • Flavia

      Fiz uma cirurgia de retirada de ernia lomar pois desenvolvi a síndrome da calda equina , então foi uma cirurgia de emergência, porém já fazem 8 meses e até agora não recuperei a sensibilidade da sela , no momento não estou fazendo nenhum tratamento o que devo fazer?

    • Gracileide

      O que significa raízes da cauda equina com distribuição anatômica

    • Elaine campos

      Boa noite, minha irmã fez essa cirugia a um mês e agora ela está com edema liquido na lombar com fluido do liquor e o médico disse que tem que fazer outra cirugia pois poderá ter complicações e uma delas seria a meningite. Estou bastante preocupada.

Comentário