Índice

O QUE ESPERAR DE UMA SESSÃO DE QUIROPRAXIA

A Quiropraxia é uma técnica de avaliação, diagnóstico e tratamento do corpo (sistema neuro-musculo-esquelético), baseado, na maioria das vezes, em uma mobilização ou manipulação das articulações.

Ela deve ser exercida por um profissional devidamente capacitado.

O QUE É UMA MOBILIZAÇÃO?

Eu posso estar escrevendo uma besteira agora, mas vou tentar definir “mobilização”.

Mobilizações articulares são movimentos feitos nas articulações para restabelecer sua função, que é de movimentar. Uma vez que restabelecemos nossa articulação é como se voltássemos ao equilíbrio.

Já usei esse exemplo em outro artigo e percebi que entenderam:

Consertar uma articulação é como um carro que tem um pneu furado, assim que troca o pneu ele volta ao equilíbrio, todos os amortecedores recebem o mesmo peso, a direção não “puxa”,  mais para o lado e não há sobrecarga em nenhum pneu.

Nosso corpo funciona da mesma maneira, assim que o quiroprata alinha suas articulações (isto é, “conserta seu pneu” como no exemplo acima), você sente que sua amplitude de movimento está melhor, seus movimentos estão com mais qualidade e suas dores desaparecem ou aliviam bastante.

INDICAÇÕES DA QUIROPRAXIA

Este procedimento terapêutico também atua em dores nas costas, dor de garganta, dor nas articulações dos braços e dos pés, como também na cabeça. Porém é um tratamento que não fica isolado em partes específicas do corpo, o tratamento atua em todo corpo humano por se tratar do sistema nervoso, muscular e esquelético.

O QUE ESPERAR DE UMA SESSÃO DE QUIROPRAXIA

Neste tratamento engloba uma avaliação precisa e detalhada,  através do uso das mãos e da visão para examinar (palpação e inspeção respectivamente) e tratar.

O tratamento consiste, na maioria das vezes, em deixar o paciente em uma determinada posição (deitado, sentado, deitado de lado com uma perna elevada, etc) e executar um movimento (manipulação articular) que vai restabelecer o equilíbrio e aliviar suas dores.

Um procedimento terapêutico muito comum da Quiropraxia  é a “Manipulação espinhal”, que é um tratamento para restaurar toda a mobilidade da coluna vertebral.

Quiropraxia
Quiropraxia

O corpo do paciente é colocado deitado com a coluna em rotação. O quiroprata apoia as mãos em regiões específicas do corpo e depois realiza a manipulação com a força adequada. Normalmente, há um desbloqueio de todas as articulações da coluna vertebral.

POR QUE DEVO ME SUBMETER A UMA SESSÃO DE QUIROPRAXIA

É importante ressaltar que muitos ferimentos dos tecidos podem ser traumáticos (entenda gerar uma lesão física do sistema musculoesquelético, não quero dizer traumas psicológicos), simplesmente pelo fato levantar um objeto pesado de forma errada; ou movimentos repetitivos que contribui para um desgaste de um tendão ou sentar de forma errada com a por um longo tempo.

Como também podem aparecer feridas dos tecidos originadas por um submetimento físico ou de mudanças químicas ocorridas no organismo e que causam inflamações.

Esse tratamento pode ser realizado em pacientes de todas as idades e variados tipos de condição de saúde.

CONCLUSÃO

Portanto, a Quiropraxia é um tratamento seguro e reconhecido pela terapia contra queixas neuromusculoesqueleticas, porém é importante ressaltar que pode provocar efeitos adversos como qualquer tratamento.

Melhor dica desse artigo: deve ser feito com um profissional qualificado e não fazer em qualquer lugar, vá ao consultório dele.

MEU COMENTÁRIO

A Quiropraxia é uma técnica sensacional de tratamento. Extremamente específica e vai direto ao ponto, muitas vezes fazendo “milagres”!

Minha única ressalva é o caso clínico abaixo:

CASE: Uma vez estava fazendo massagem (Quick Massage) em uma empresa e uma cliente disse que tinha trauma de Quick Massage, o que me deixou chateado, mas fui descobrir porque.

Essa cliente havia feito uma massagem na cadeira há 10 anos e, ao final da massagem, o terapeuta realizou uma manobra de Quiropraxia no pescoço e ela foi parar no hospital horas depois.

Houve suspeita de fratura de vértebra, ela usou colar cervical por muito tempo, não pode mais praticar exercícios e engordou 25kg. Muita coisa ruim para uma manobra e aconteceu!

Como um defensor da massagem, disse que provavelmente não foi a massagem que deixou ela assim e sim a manipulação que ela também concordou.

Analisando o caso, obviamente o terapeuta errou feio, mas errou por imprudência. A Quiropraxia é uma técnica extremamente complexa, tem muitas variáveis e precisa de uma avaliação minunciosa, detalhada!

Não é possível avaliar ninguém em 15 minutos, ainda mais fazendo uma massagem na cadeira!

Talvez você esteja pensando que existem algumas manobras da quiropraxia que só fazem bem, realmente isso é verdade!

Mas toda regra tem excessão e nesse caso custou quase um ano de tratamento para essa menina, sem contar auto-estima e os valores financeiros!

E VOCÊ? O QUE ACHA DA QUIROPRAXIA? RESPONDA ABAIXO.

Comentário