Índice

10 perguntas embaraçosas sobre massagem

Aqui tem 10 perguntas sobre massagem que talvez você tenha receio de perguntar ao seu massagista! Saiba como se comportar de forma educada e tudo dará certo!

1) EU DEVO DAR GORGETA PELA MASSAGEM?

A gorjeta é um hábito Americano e Europeu. No Brasil não é comum, mas algumas pessoas recebem.

Ela é indicada quando está fazendo massagem em um hotel, spa ou clínica e o profissional (massagista) é o funcionário o hotel. Por exemplo se vai a uma clínica e quem te atende é uma profissional autônoma (isto é, o espaço é dela, o material é dela, etc), não há necessidade de gorgeta.

Por outro lado, caso ela seja funcionária do local a gorgeta será muito bem vinda. Normalmente oferece-se 15% a 20% do valor da sessão.

Não esqueça que os massoterapeutas gostam de gorgetas, mas um elogio sincero (caso tenha realmente gostado da massagem) vale muito também! Indicar para amigos e parentes também!

CASO: Uma vez estava em uma empresa alemã que estava com visita de alemães. Ao terminar a massagem o cara me ofereceu uma gorgeta, não soube como agir e neguei a gorgeta. Não sei se ficou chato, mas foi a reação que tive, pois no Brasil isso não é comum.

Obviamente a gorgeta é sempre proporcional à satisfação pelo trabalho e só deve ser oferecida caso goste do trabalho.

2) EU DEVO FICAR TOTALMENTE PELADO?

Muitas pessoas preferem manter suas roupas íntimas durante a massagem (cueca e calcinha/sutiã), enquanto outros preferem ficar totalmente nus. É uma opção sua!

Na grande maioria das massagens o uso de roupas íntimas não atrapalha em praticamente nada, sendo desnecessário ficar totalmente pelado.

Caso esteja fazendo em uma clínica séria, seu massoterapeuta usará sempre toalhas e lençóis para cobrir o cliente, independente de estar parcialmente ou totalmente nu. Isso é o normal de um atendimento.

3) E SE EU “BABAR” DURANTE A MASSAGEM?

Muitas pessoas caem em uma paz e tranquilidade durante uma sessão de massagem. Às vezes caindo no sono por algum tempo, que inclusive não sabe se foi pouco ou muito.

E quando termina a massagem, percebe que fez uma “piscina de saliva” 🙂 (baba para ser mais realista). Lembre-se isso é muito comum. Acontece o tempo todo enquanto as pessoas são massageadas com o rosto para baixo na maca.

Não tenha vergonha e peça para o massoterapeuta um papel ou uma toalha ou um lençol.

Eu fico muito satisfeito quando isso acontece. Para mim é um super elogio e significa que a minha massagem foi bem feita e atingiu seu objetivo!

4) O MASSOTERAPEUTA ESTARÁ NO LOCAL ENQUANTO ME PREPARO PARA A MASSAGEM?

O mais indicado é que o massoterapeuta saia da sala enquanto o cliente se prepara. Ele só irá te ver após estar deitada (na maioria das vezes de barriga para baixo) e, se for o caso, embaixo do lençol de drapejamento.

Não precisa correr para que alguém te veja, o mais normal é a pessoa bater na porta e pedir licença.

Eu saio da sala e fecho a porta. Combino com o cliente para abrir a porta quanto estiver pronto, obviamente dou um tempo para se ajeitar na maca.

5) DEVO CONVERSAR DURANTE UMA MASSAGEM?

Conversa e massagem! Que dilema! Veja esse video que é do meu Ebook Quick Massage Passo a Passo. Serve para a maioria das massagens.

Algumas técnicas de massagem necessitam de mais feedback! Normalmente as massagens mais vigorosas e massagem desportiva necessitam de um retorno do paciente, para saber se a pressão está na intensidade ideal.

Nessas situações a massagem é feita para tratamento e não relaxamento, por isso é indicada a conversa. Mas não é conversa, é para referir como está a massagem!

Todo massoterapeuta deve deixar claro que o cliente deve falar sempre que:

  • Esteja com frio ou calor
  • Sinta dor
  • Tenha alguma dúvida relacionada com a massagem
  • Tenha algo a relatar que esqueceu de falar na anamnese

6) E SE EU TIVER UMA EREÇÃO?

Alguns homens tem receio de, durante a massagem anti-stress ou qualquer outro tipo de massagem, tenham uma ereção.

Ou eles não conseguem relaxar, durante a massagem, pois estão com medo de ter uma ereção e provocar constrangimento.

Não tem motivo para ficar com vergonha. É perfeitamente normal o homem ter uma ereção não sexual durante a massagem.

A massagem ativa nosso sistema parassimpático, que faz com que nosso sangue inunde nossas vísceras e o pênis também faz parte das vísceras que recebe sangue.

Seu massoterapeuta, seja homem ou mulher entenderá bem isso. Fique tranquilo.

Se mesmo assim sabe que ficará incomodado, providencie uma sunga ou vá de shorts!

7) COMO SABER SE É UMA CLÍNICA TERAPÊUTICA OU NÃO?

Provavelmente você deve pensar que encontrar clinicas de massagem terapêutica e não sensual/erótica é simples, mas não é! As aparências enganam, de verdade! Não vou me estender nesse assunto, mas enganam MESMO!

Se esta a procura de uma clínica ou spa de verdade, o ideal é ligar antes e fazer essas perguntas:

  • Vocês oferecem massagem terapêutica?
  • Seus profissionais são terapeutas certificados?
  • Você aplica questionário de saúde nos seus clientes?

Se mesmo assim ficar na dúvida, pergunte se o terapeuta irá ou não entrar em contato com sua região genital.

8) A PRESSÃO NÃO É FORTE O SUFICIENTE, MAS EU NÃO QUERO INSULTAR O TERAPEUTA OU SUA TÉCNICA. COMO DEVO PROCEDER?

Comunique abertamente e com educação ao seu terapeuta.

CASE “NEGATIVO”: uma vez fiz massagem em uma pessoa, era um evento de uma empresa e ficaríamos lá por uma semana. Essa pessoa disse que era faixa preta de uma arte marcial que não lembro o nome.

Estava no início da minha carreira e, ainda acreditava, que a máxima “o cliente sempre tem razão” servia para massagem. Hoje tenho certeza que não é bem assim!

Então fiz o mais forte possível! O que aconteceu? A semana inteira ele reclamou de dor, deixei ele todo dolorido!

Aprendi a lição! Nunca faça forte demais, faça a força que considerar necessário, mesmo que o cliente solicite! Essa é a base do Método Nishida – Curso de Shiatsu Online – Clique Aqui.

Portanto se pedir para fazer mais forte e seu terapeuta não o fizer, provavelmente é para não te machucar ou deixar dolorido.

Aqui vai uma dica prática e simples. Em uma escala de 1 a 10, sendo 1 é nada de dor, nem sente a pressão do dedo e 10 é o máximo de dor. Você deve sentir uma dor entre 6 e 7!

9) EU TENHO VERGONHA DE CERTAS PARTES DO MEU CORPO E NÃO QUERO QUE O MEU MASSOTERAPEUTA ME VEJA. COMO DEVO PROCEDER?

As pessoas tem vergonha vou inúmeros motivos, aqui tem os mais comuns:

  • Acima do peso
  • Ter excesso de pelo em uma parte específica do corpo
  • Ter acne na face ou nas costas
  • Meus pés são feios
  • Tenho muitas cicatrizes

Ter vergonha do seu corpo nunca deveria ser um motivo, pois pode procurar um médico ou mesmo encarar que seu corpo é assim e que todos temos defeitos.

Se mesmo assim você ainda tem vergonha de certa parte do seu corpo, pode pedir para seu massoterapeuta evitar essa parte do corpo.

Dependendo do caso, pode optar por uma técnica que não necessita tirar a roupa, como o Shiatsu. Em uma sessão de Shiatsu, você fica de roupa o tempo todo, pois não há uso de óleo nem creme. Pergunte antes se é com ou sem roupa, pois algumas modalidades do Shiatsu, como o Zen Shiatsu é feito sem roupa.

Lembre-se de fornecer informações específicas para seu massoterapeuta!

Curso de Massagem do Thiago Nishida
Curso de Massagem do Thiago Nishida

10) EU GOSTARIA DE SER ATENDIDO POR UMA MULHER. DEVO FALAR ISSO?

Alguns homens e mulheres não ficam confortáveis recebendo massagem de um massoterapeuta do sexo masculino.

Isso é devido a fatores sociais, esterótipos e crenças adquiridas na vida. Além do medo de ter uma ereção durante a massagem e acreditar estar associado ao terapeuta, o que já sabemos não tem relação alguma e que todos os massoterapeutas estão acostumados com isso e sabem como lidar com essa situação.

A ereção é uma reação fisiológica que acontece quando o sistema nervoso parassimpático é ativado pelo toque de qualquer pessoa.

Algumas mulheres também preferem receber massagem de outra mulher pois dizem que sente-se mais confortável e fica mais à vontade. As mulheres tem, normalmente, menos vergonha ao despir-se para outra mulher.

Esse é um dos motivos que, infelizmente, alguns spas e clínicas contratam somente mulheres, mesmo que tenha um curriculo excelente de um massoterapeuta do sexo masculino.

Por isso acho fundamental que você lute contra seus preconceitos e suas crenças. Veja algumas dicas:

  • Massagem e sexo não são a mesma coisa, mesmo muito achando isso e encontrando isso nos classificados do jornal.
  • A massagem masculina costuma ser mais forte que a feminina, caso goste de massagem forte, tente um profissional do sexo masculino.
  • Existem algumas técnicas que não necessita tirar a roupa, como o Shiatsu, An-má, etc.
  • Faça a Quick Massage (saiba mais sobre Quick Massage clicando aqui) com um homem. Provavelmente estará em um ambiente aberto e ficará de roupa o tempo todo! Isso com certeza irá quebrar algumas crenças!

    3 replies to "As 10 Perguntas Mais Embaraçosas Sobre Massagem!"

    • Caroline

      Excelente colocação para os limites sobre o que é ou não massagem, reações e comportamentos aceitáveis.

    • Kellen Cristian

      Amei,esse esclarecimento!!! Tinha dúvidas em o q usar em uma massagem… Tive medo de estar sendo vulgar… Muito obrigada!!! Nota 1.000

    • Ramon

      Muito bom

Comentário