Massagista ou Massoterapeuta?

Massagista ou massoterapeuta, qual a diferença?

A massagem vem do termo grego “masséin”, que significa apertar ou amassar. E atualmente vem do francês “massage”, que também significa esfregar, bater ou apertar. Em seguida, a Massoterapia foi criada com a ideologia de apagar o conceito pecaminoso, denominado pela igreja católica que é o efeito de toque do estilo da massagem que pode refletir o erotismo, em consequência um ato de pecado praticado.

Sobre os profissionais que surgiram como massagista e massoterapeuta, são duas palavras que provocam muitas dúvidas nas pessoas. Porem não existe muitas diferenças entre esses dois termos.

Vejam os conceitos:

Massoterapeuta é o profissional que realiza o método da massoterapia. Um tipo de terapia através da massagem, que consegue almejar um propósito final no paciente, resultados que contribuem na área física e emocional.

Massagista é aquele que pode fazer uma massagem sem necessariamente alcançar um propósito final.

Pode-se perceber que ambos os termos não diferem muito entre eles. Porem é interessante o cliente saber a diferença para buscar um objetivo em uma massagem.

A Massoterapia é um tipo de tratamento que oferece muitos benefícios ao cliente, pois é uma técnica muito saudável e eficaz em muitos casos como: para evitar o stress e proporcionar a liberação de hormônio no organismo. Também pode aliviar e até curar diversos tipos de doenças ou dores, permitindo uma melhor circulação sanguínea no corpo. Além do efeito para drenar as toxinas e proporcionar uma recuperação mais rápida dos músculos.

Massagista ou Massoterapeuta

Massagista ou Massoterapeuta

Portanto, as pessoas já podem concluir o conceito entre massagista e massoterapeuta. Lembrando que esses profissionais oferecem uma terapia complementar (antes chamada de terapia alternativa, o termo foi corrigido), que não pode prescrever medicamentos. Mas realizam um procedimento terapêutico sério e comprometido,que ajuda na recuperação e muitas vezes até na cura, além da deliciosa satisfação que esta técnica oferece ao cliente.

Meu comentário: para mim praticamente não há diferença, a primeira vez que ouvi o termo Massoterapeuta foi no SENAC, onde fui professor por alguns anos. Lembro-me como se fosse hoje, a coordenadora dizendo que o SENAC mudou o nome de Massagista para Massoterapeuta para diferenciar de garotas de programa, que preferiam ser chamadas de massagista.

Hoje, essa diferença está clara, onde encontra-se a palavra “Massoterapeuta” já se sabe que é uma massagem terapêutica e/ou relaxante e não tem conotação sexual. Onde encontra-se a palavra “Massagista” essa dúvida já fica no “ar”.

Agora que já sabe um pouco mais, diga-me sua opinião abaixo:

Author: Thiago Nishida

Share This Post On