Índice

MASSAGEM DESPORTIVA PARA ATLETAS PROFISSIONAIS

IMPORTANTE: Esse artigo é para atletas profissionais, leia irá gostar, mas também leia esse artigo (clique aqui) para saber sobre Massagem Desportiva para amadores.

A massagem desportiva para profissionais é uma combinação de muitas técnicas de massagens, desenvolvida em várias partes do mundo e deve fazer parte da rotina dos atletas de alto rendimento. 

É de acordo com o esporte, que o terapeuta vai trabalhar no atleta o tratamento mais adequado (entenda-se: usará as manobras mais adequadas de acordo com o esporte).

É muito importante analisar o sistema musculoesquelético, avaliação postural (estática e dinâmica) e de flexibilidade do esportista, para atender as necessidades anatômicas do atleta durante a Massagem Desportiva.

O Massoterapeuta desportivo também precisa conhecer bem a psicologia do esporte, pois normalmente o atleta faz a massagem antes de uma prova ou entre uma e outra. Um comentário inadequado pode influenciar o atleta a ter a medalha ou não.

A Massagem Desportiva, quando feita constantemente, contribui na resistência, velocidade e flexibilidade.

Também melhora a eficiência biomecânica e diminui as possibilidades de lesão.

Realizar o tratamento com massagens para quem trabalha com esporte é um compromisso muito importante, que precisa de um amplo comprometimento entre o terapeuta e o atleta. E quando é seguido todo procedimento regularmente, os benefícios são perceptíveis.

Massagem Desportiva para Atletas
Massagem Desportiva para Atletas

VANTAGENS DA MASSAGEM DESPORTIVA PARA ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO

beneficios Reduz o as tensões musculares dos grupos musculares mais exigidos no esporte;

beneficios Evita o inchaço ou diminuição do funcionamento do sistema linfático;

beneficios Realiza uma drenagem nos músculos impedindo riscos de infecção;

beneficios Facilita os movimentos do corpo, evitando ferimentos e rupturas repetitivas;

beneficios Controla toda estrutura corporal;

beneficios Aumenta a ADM (Amplitude de Movimento).

O MASSOTERAPEUTA ESPECIALISTA

Há profissionais voltados somente para Massagem Desportiva para Atletas Profissionais, esse terapeuta muitas vezes acompanha o atleta durante eventos como maratonas e campeonatos.

Como não pode surgir uma longa espera pelo massoterapeuta, o atleta pede o acompanhamento deste, principalmente em esportes como: natação, atletismo, futebol, etc.

Enfim, as pessoas que praticam esportes profissionalmente podem procurar um massoterapeuta especialista em Massagem Desportiva, pois realizando um tratamento constante, evita muitos tipos lesões, diminui o tempo de recuperação muscular e, consequentemente, aumenta o rendimento.

MEU COMENTÁRIO:

Já atuei com atletas de alto rendimento em natação. Observei que existe uma melhora psicológica interessante (também usei umas técnicas de PNL enquanto fazia as massagens), mas o mais importante foi a análise biomecânica de cada atleta.

Conversar com cada atleta, saber qual sua prova, como ele nada essa prova, dominar os 4 estilos (saber quais músculos atuam em qual momento de cada estilo – isso eu não sabia, mas fui estudar :).

Após essa breve avaliação, realizar a massagem nas regiões musculares mais tensas desse atleta.

Dica: saiba quanto tempo terá que fazer a massagem para não relaxar demais, nem estimular muito. Seu “feelling” será essencial! Fique de olho no horário das provas!

No caso da natação, a ADM (amplitude de movimento) desses atletas já é excelente e não percebi melhora com a massagem.

 SEU COMENTÁRIO, QUERO SABER! RESPONDA ABAIXO.

    1 Response to "Massagem Desportiva para Atletas Profissionais"

Comentário