Índice

Qual a diferença entre acupuntura e auriculoterapia?

A auriculoterapia e a acupuntura são excelentes métodos para a saúde, ambas tem inúmeras aplicações e com resultados magníficos.

Enquanto a auriculoterapia e a acupuntura são técnicas usualmente complementares, elas também são fundamentalmente diferentes.

A acupuntura trabalha com meridianos e pontos fixos e detalhadamente descritos na literatura. Os meridianos são canais de energia que circulam pelo corpo. No trajeto desses meridianos, em locais específicos, estão os pontos de acupuntura.

Os princípios da acupuntura são praticamente os mesmos há muitos séculos, são eles: o princípio do Qi (tradução mais aproximada: energia), teoria do Yin e Yang e teoria dos cinco elementos. Tudo isso faz parte da acupuntura.

A auriculoterapia é muito mais recente, na bibliografia mais antiga q encontrei, ela tem 200 anos, ao invés de 4000 da acupuntura.

Na auriculoterapia somente alguns pontos correspondem a alguns meridianos da acupuntura, mas não são utilizados da mesma maneira que na acupuntura.

A Auriculoterapia é microssistema do corpo todo, atualmente existe 2 escolas, a escola chinesa e a escola francesa, desenvolvida pelo médico francês Paul Nogier.

Na minha opinião pessoal as duas escolas se complementam e quando utilizo os conceitos e estratégias combinados tenho ótimos resultados.

Na china existem diversos mapas auriculares, isso acontece por 2 motivos:

  • Os chineses não se conversavam! Eles tem dialetos diferentes na qual um não compreende o outro. Diferente do brasil, na qual um nordestino conversa com um gaucho e, mesmo com sotaques diferentes, eles se entendem.

Na china eles não se entendiam, ou pelo menos isso acontecia no passado. Por isso desenvolveu-se mapas auriculares diferentes.

  • Na acupuntura os pontos são precisos e existe uma técnica para detectar cada ponto! Na auriculoterapia os pontos não “ficam no mesmo lugar”, eles ficam em uma região e, dentro dessa região deve-se localizar o ponto mais doloroso.

A auriculoterapia é tão diferente da acupuntura que até foi desenvolvida a auriculoterapia francesa. Caso procure por literatura em inglês, procure por auriculoterapia ocidental.

Paul nogier desenvolveu a técnica por uma perspectiva mais anatômica e fisiológica. Porém você não vai encontrar Yin e Yang ou Qi na Auriculoterapia Francesa.

Na minha opinião, comparar auriculoterapia com acupuntura só porque utiliza agulhas é como comparar acupuntura com uma injeção só porque tem agulha.

Essa confusão vem porque em todos os cursos de acupuntura aprende-se também a auriculoterapia, porque tem em comum a agulha. Mas hoje usa-se muito mais semente que agulha.

E pq elas derivam da mesma teoria (yin e yang e dos 5 elementos)

Uma outra teoria aceita também é que na auriculoterapia os pontos não existem até que se tenha algum problema no órgão ou região correspondente. Por exemplo: se seu dedo indicador não dói nada! Você não tem esse ponto na orelha. Porém ao levar uma martelada nesse dedo, vai aparecer na orelha um ponto doloroso que ao ser estimulado vai aliviar a dor no dedo indicador.

Na acupuntura todos os pontos estão lá!

Na acupuntura os pontos devem seguir uma sequência de punturação, ou seja, inicia-se ou de cima para baixou ou da esquerda para direita ou abre-se com o ponto X e fecha-se com o ponto Y.

Na auriculoterapia isso não existe, você pode colocar os pontos na ordem que quiser.

Existe um autor que sugere iniciar com 3 pontos, porém isso não é repetido em outros livros que li.

Profundidade da agulha:

Na acupuntura cada ponto tem uma profundidade ideal. Na auriculoterapia isso não acontece podendo até ser utilizado só o estímulo na região sem a perfuração.

– acupuntura não é contraindicada para grávidas, auriculoterapia é.

Fonte:

Dr. Donald Liebell

Comentário