Índice

Como Fazer um Diagnóstico Diferencial da Dor Lombar

Da onde vem a dor na coluna. Entenda como é possível saber qual a origem da sua dor. Esse não é um diagnóstico definitivo, que sempre deve ser feito pelo médico.

Podemos resumir basicamente em 3 causas:

Muscular

Nervosa

Visceral

O mais comum é a dor afetar mais de uma estrutura.

A CAUSA DA DOR LOMBAR É DE ORIGEM MUSCULAR

Características: dor que piora com o movimento. Dor que alivia com repouso. Tem posição que alivia. Se for forte há restrição de movimento, ou seja, a pessoa não consegue movimentar a região, exemplo: torcicolo. Normalmente a dor muscular acontece após excesso de movimento, que pode ser trabalho, futebol ou outra atividade física,etc A dor muscular costuma ser passageira, melhorando em alguns dias.

[box] Content goes here

Como tratar um torcicolo: o torcicolo acontece quando executamos um movimento com o pescoço e o corpo entende que esse movimento vai causar uma lesão na coluna e como prevenção ele faz uma contração muscular muito forte. Essa contração limita o movimento causando muita dor. A solução é colocar calor, um banho quente e ir executando movimentos lentos e de baixa amplitude para todos os lados, sempre respeitando a dor. Isso resolve-se em 2 dias 90% dos casos, mas caso não resolva, procure um médico.

[/box]

A CAUSA DA DOR LOMBAR É DE ORIGEM NERVOSA

A dor nervosa não é dor devido ao stress, mas sim uma dor devido ao estímulo no Sistema Nervoso. Os sintomas são: dor em choque, formigamento, quando agrava, há perda de força, a pessoa derruba objetos, independente do peso. Dor por uma grande extensão, dor imprecisa. Piora com alguns movimentos e alivia com outros. Ex: dor no nervo ciático.

A CAUSA DA DOR LOMBAR É DE ORIGEM VISCERAL

Dor visceral: dor de difícil localização também, mas diferencia-se da nervosa por não ter posição que alivia. Exemplo: dor de cólica renal

Dor de compressão de disco intervertebral: Dor que piora na posição em pé e/ou sentado e sempre alivia quando o paciente deita, ou seja, essa dor piora quando há sobrecarga na coluna vertebral e diminui quando a sobrecarga é retirada.

A CAUSA DA DOR LOMBAR É DE ORIGEM EMOCIONAL

Emocional: quando vai ao médico, faz todos os exames e recebe a notícia de que não é nada! Deve ser psicológico! Pois é muito comum e não exagero dizendo que 90% das dores na coluna tem essa parte emocional como agravante, mesmo que com menor ou maior intensidade. Fácil saber, normalmente essa dor aparece ou piora após alguma discussão com familiar ou quando levou alguma bronca do chefe, etc…

Importante: Raciocínio clínico não é diagnóstico, é um recurso que vai te ajudar, mas só seu médico pode dar o diagnóstico correto!

Movimento Certo

Eu recomendo fortemente que use o APP Movimento Certo. Desenvolvi ele porque queria ajudar as pessoas que não tem acesso e desmistificar a crença que toda dor só pode ser tratata com remédio.

Nesse APP você vai selecionar a sua doença. No seu caso, pode selecionar “Hérnia de Disco”. Vai pedir mais uma pergunta. Preste atenção e responda-a e PRONTO!

Você vai ver 20 dias de exercício. Em cada dia terá uma sequência de movimentos, que incluem: exercício estático, dinâmico, mobilização, alongamento etc. Basta fazer com a maior precisão possível, mas sempre respeitando o seu limite.

Todos os exercícios foram filmados e executados por profissionais (eles estavam sem dor alguma no dia), portanto não tente fazer exatamente como eles fazem no vídeo, siga e respeite o seu limite.

Muito provavelmente vai achar pouco ou até fácil demais os exercícios propostos no primeiro dia, não tem problema, o processo é lento mesmo.

A cada dia, uma nova série mais difícil é implementada, isso acontece porque o nosso corpo precisa se adaptar ao que foi feito anteriormente. Com o tempo vai sentir seu corpo mais flexível e resistente.

É esse o exato objetivo do APP. Eu quero que você faça muito esforço com o APP para que todas a suas atividades da vida diária sejam fáceis. Não acho legal alguém, com menos de 70 anos, ficar se restringindo ao pegar 2 sacolas de compra em cada mão. Sua coluna não foi feita para não doer, mas para movimentar sem restrição! Óbvio que há um limite…

Empreendedorismo Social: O Aplicativo Movimento Certo é uma missão minha de empreendedorismo social, ou seja, é possível auxiliar praticamente todos os brasileiros com um custo acessível para qualquer um, além de ter a possibilidade de testar por 10 dias grátis.

Se você conhece alguém que também pode se beneficiar com APP Movimento Certo, por favor, compartilhe.

Comentário