Champi – A massagem indiana na cabeça!

Champi ou massagem indiana na cabeça ou champissage

A Champi (também conhecida como Champissage) é feita na face, cabeça, pescoço e ombros, parte superior da coluna e dos membros superiores. O que mais me interessou foi as indicações que estão todas voltada para patologias de cabeça e pescoço, como zumbido, sinusite, rinite, tinido, cefaleias, enxaquecas, etc.

A massagem indiana na cabeça é a forma de massagem que atua na face, cabeça e pescoço, mas fica muito mais tempo na cabeça (couro cabeludo). Essas áreas tem centros de energia importante. É uma massagem muito relaxante e seu efeito no paciente ajuda a aliviar o stress e tensão, criando uma sensação de paz e bem estar. A Champissage é feita com o paciente sentado e o cliente não precisa tirar a roupa. Por essa facilidade pode ser feita em qualquer lugar.

Atenção, ela usa óleo morno, acredito que seu cabelo deve ficar bastante oleoso por alguns dias!

Li duas curiosidades sobre essa técnica de massagem no site naradeva.com.br:

1) Na Índia, a massagem na cabeça é ainda aplicada desde a nascença na cabeça do bebê, com um algodão embebido em óleo.
 
2) Oitenta por cento da população da índia vive em vilas onde esta tradição ainda se mantém viva. Nas áreas rurais, as massagens de rotina são uma cena familiar comum em que todos fazem parte. Nas áreas mais urbanas, devido ao ritmo exigente das cidades, esta tradição tem-se de alguma forma desvanecido, mas de qualquer forma, nas grandes cidades como Nova Dheli, Bombaim, e Calcutá, podem-se ainda observar nas ruas os massagistas, com um pequeno colchão e óleos a praticar a sua arte a troco de umas rupias. 
.
Meu comentário: caso já tenha lido o meu material gratuito “11 dicas para fazer seu cliente BABAR na sua cadeira de massagem” (escreva seu mail abaixo e adquira já, é grátis!) a última dica falo da massagem no couro cabeludo. Não falo muito especificamente, mas a cabeça é composta por muitos pontos de acupuntura e como a Medicina Tradicional Chinesa veio da Medicina Ayurveda, portanto também existem, além dos chacras, inúmeros pontos de energia!

Uma outra coisa importante, agora é o fisioterapeuta falando, fazer massagem na cabeça deitado (ou sentado na cadeira de massagem) tem um risco muito maior de lesão na cervical do que sentado, pois sentado toda a musculatura do cliente está ativa e caso o terapeuta empurre seu pescoço para um lado, ele irá “segurar” não permitindo que aconteça uma lesão.

A Champi está inserida na cultura indiana!

A Champi está inserida na cultura indiana!

Um vídeo MUITO ENGRAÇADO sobre a Champi!

Por favor, ligue o som e ouça a sonoplastia do barbeiro massagista 🙂

Agora um vídeo sério explicando a técnica:

Esse vídeo realmente faz massagem no couro cabeludo, assisti outros 10 aproximadamente e todos focavam no pescoço, ombro e esse mostra só a massagem na cabeça MESMO! Ainda tem um inglês bem fácil!

E você, gostou da Champi, a Massagem Indiana na Cabeça? Comente abaixo

Author: Thiago Nishida

Share This Post On