Índice

Auriculoterapia Funciona Mesmo?

Essa é uma das perguntas mais frequentes de pessoas que buscam essa técnica! Auriculoterapia Funciona? Será que é bom mesmo?

Já cansei de dizer dos seus benefícios, porém todos sempre pensam o seguinte. Melhorou FULANO,  melhorou CICLANO, mas para mim acho que não vai funcionar.

Tenho um caso que considero até hoje, um dos mais legais! Esse Caso aconteceu há uns bons anos.

Uma aluna de Auriculoterapia estava toda animada com o curso e aplicando em todos, inclusive em seus colegas da faculdade (ela estudava fisioterapia). Eu sempre prefiro que o atendimento seja feito com a pessoa deitada, por isso essa aluna entrou na sala de um professor para usar a maca.

O professor chegou e fez um certo escândalo, mas estava brincando e ele aproveitou que estavam usando a sala dele e disse, então já que vocÊ está fazendo isso, faça comigo também.

Segundo o professor, ele tinha uma dor na coluna há muitos anos e como ele atendia pacientes neurológicos, como paraplégicos e tetraplégicos por exemplo, sempre sentia essa dor, já tinha feito diversas técnicas todas sem muito sucesso, até porque toda semana ele atendia os pacientes que exigia muita força.

Para ter acesso ao artigo completo, clique no link abaixo:

http://online.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/acu.2014.1025

Como Funciona a Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é uma técnica que funciona sim! Porém seu mecanismo ainda não está 100% provado.

Vou falar um pouco de “clinicamente comprovado” e “baseado em evidências”.

Por exemplo: na área da fisioterapia tem algumas técnicas que os profissionais usam o termo “técnica x baseada em evidências”. Na minha opinião isso significa que existem muitas evidências que funcionam. Normalmente são as evidências clínicas, ou seja, uma pessoa com dor se submente a essa técnica x e a dor diminui. Eu adoro todas essas técnicas e realmente funcionam!

Porém, para se usar o termo cientificamente comprovado. É necessário muita pesquisa científica financiada por algum órgão (normalmente são as universidades) e publicadas em revistas científicas, como o artigo que está acima (assista-o porque esse vídeo está demais!).

Portanto a Auriculoterapia está comprovada cientificamente e clinicamente (veja esse link).

Agora como funciona? Qual o seu mecanismo? Isso eu ainda não encontrei nada que realmente me convencesse. Já achei algumas teorias, porém nenhuma me convenceu. Tá sou um mala, sou chato, mas quando encontrar eu volto aqui e escrevo, pode ter certeza!

Quais situações a Auriculoterapia mais funciona? Auriculoterapia para que serve?

Como a orelha tem projetada todo o corpo, portanto serve para tudo. Certo? Obviamente que não. A Auriculoterapia mais funciona para algumas patologias (ou queixas) do que para outras.

Vale lembrar que nenhuma técnica melhora todo mundo, assim como nenhuma técnica não funciona com ninguém. Eu, pessoalmente, acredito que seja esse o exato problema! Quando queremos colocar toda a população em uma cesta, classificar por qualquer item / raça / estatura etc.

A Auriculoterapia funciona porque ela atende a pessoa e não as doenças. Porém para que serve a auriculoterapia é a pergunta que não quer calar e vou responder abaixo com alguns vídeos dos meus alunos.

E você vai ficar espantado(a) com tanto resultado e vai achar que é a solução do mundo e eu quero te alertar que, infelizmente, não é. Ela realmente vai te dar resultados semelhantes aos que estão nos vídeos abaixo, porém eu não posso e nunca posso garantir o mesmo resultado em um paciente com a mesma doença porque, como expliquei acima, cada organismo é único e responde da sua maneira.

Por exemplo: você vai ao médico e está com uma dor no pescoço simples. Uma famosa cervicalgia. O médico pede um Raio X, ou melhor, um Ressonância Magnética e detecta que não tem nada.

Tenho certeza que esse médico já atendeu centenas, talvez até milhares de pacientes com esse mesmo quadro. Pode até ter atendido uma pessoa que tenha as mesmas características físicas que a sua, a mesma idade, profissão semelhante! E mesmo assim ele não vai garantir a melhora.

Por quê?

Simples! Porque o mesmo remédio que melhorou 1000 pacientes pode não melhorar você!

Veja agora alguns cases de sucesso não meu, que já tenho muitos anos de experiência, mas de meus alunos do Curso Online de Auriculoterapia. Isso é a prova que a Auriculoterapia funciona desde que bem aplicada, seguindo seus princípios.


















Com certeza esses casos conseguiram te mostrar que a auriculoterapia funciona mesmo! E digo mais, se quiser me acompanhar no meu canal no youtube, clique no link abaixo e inscreva-se:

https://www.youtube.com/user/whyithurts

Lá no meu canal no youtube tenho mais casos clínicos de sucesso dos meus alunos (reafirmo)! Uma das coisas que mais me deixa feliz é quando vejo um aluno meu conseguir ter mais resultado do que eu tive! Sei que para muitos isso parece um tanto estranho porque o normal é as pessoas quererem ser as melhores e nunca contar o “pulo do gato”, a “fórmula secreta”, etc.

Mas isso você não vai encontrar aqui porque a minha maior alegria é ver meus alunos me ultrapassando com velocidade! Não tenho medo nem vergonha de “ficar para trás”, porque sei que isso também me deixa mais próximo do meu sonho que é ver um mundo (as pessoas que moram nele, ou seja, nós) sem dor ou com menos dor e que essa dor foi removida pela Auriculoterapia, que é uma técnica extremamente segura, fácil de aplicar e que, por enquanto, qualquer pessoa pode aplicar.

    1 Response to "Auriculoterapia Funciona Mesmo?"

    • Margarida C Abrahao

      Obrigada !

Comentário