Índice

Cuidado com a Auriculoterapia com Sementes

A Auriculoterapia com sementes ou com agulhas é uma das melhores técnicas que já vi na vida! 3 simples motivos: ela é super eficiente, requer pouco conhecimento e logo após o tratamento, você já sabe se fez um bom trabalho ou não!

Porém como em todas as técnicas há o perigo de erros, acidentes, lesões, sequelas…

Isso acontece em todas as profissões, porém em profissões da área da saúde, o perigo é maior! Já falei isso em outro artigo, que você pode pegar hepatite na manicure e pode ir para uma cirurgia de rotina e não voltar mais.

Estou sendo um pouco dramático mas acontece, infelizmente!

Qual o pior cenário que posso viver com a Auriculoterapia?

Você pode inflamar ou infeccionar sua orelha, seja com agulha ou com semente. Nesse artigo, vou comentar só a infecção com a aplicação com as sementes.

Quais são as causas disso?

A causa pode ser qualquer coisa. Pode-se culpar tudo e todos!

Porém, na minha opinião, a principal causa é a desatenção, falta de preparo ou até excesso de confiança do profissional.

Digo isso em relação a 99% dos acidentes, pelo menos comigo, eles sempre acontecem quando estou desatento ou menosprezo a situação.

Exemplo:

Também sou acupunturista e já tive pacientes que disseram, de forma até engraçada, que chegaram em casa e acharam uma agulha na cabeça, que seu acupunturista havia esquecido.

Eu sempre fiz um procedimento mais preventivo. Sempre uso agulhas descartáveis que vem embaladas em pacotes com 10. Uso um ou dois pacotes por sessão.

Meu procedimento de segurança é simples, ao final de cada sessão, conto quantas agulhas tenho.

E, por muitas vezes eu achei que já tivesse tirado todas as agulhas, mas ao contar faltava uma! Então encontrava-a e logo em seguida permitia ao paciente sentar-se na maca.

É um procedimento de segurança!

A Solução?

A solução é que todo terapeuta tenha um procedimento de segurança, um hábito que não o permita errar, como o da agulha citado acima.

O Vídeo

Em relação à Auriculoterapia com sementes, um renomado Fisioterapeuta e Acupunturista citou em seu site (clique aqui) que essa técnica é muito perigosa pois as sementes podem causar danos, entre outras coisas.

Enfim, nesse vídeo demonstro que realmente é necessário ter todos os cuidados possíveis. Também recomendo um procedimento de segurança (como o meu com as agulhas) para que esses erros não aconteçam.

E aí, gostou do vídeo?

Reforço que a Auriculoterapia com sementes não causa lesão. A semente não causa lesão! O que causa a lesão é o procedimento inadequado!

Anote minhas dicas e use-as! Faça da Auriculoterapia com sementes uma técnica mais segura!

CURSO ONLINE DE AURICULOTERAPIA

curso_de_auriculoterapia

Você trabalha com auriculoterapia ou é paciente dessa técnica? Escreva abaixo.

    3 replies to "Cuidado com a Auriculoterapia com Sementes"

    • Ednesia Matos

      MARAVILHSO

    • Gabriela Ferreira Oikawa

      Oi, Thiago! Tudo bem? Eu faço auriculoterapia e, na primeira semana pela manhã, uma sementinha foi parar dentro do meu ouvido. A cera estava bem molinha e retirei com o dedo mesmo. Agora só durmo com um algodãozinho no ouvido. Seria legal dar esse tipo de orientação para galera. Vlw, querido! Obrigada.

      • Thiago Nishida

        Olá Gabriela, muito obrigado pela sua informação. Todas as dicas de segurança do terapeuta e do paciente são dadas no curso e não seria justo com os alunos pagantes dar esse tipo de informação tão preciosa no blog ou no YouTube. Eu consigo ajudar bastante em canais gratuitos, mas o mais relevante é só para os alunos. Tenho certeza que me entende… abraço e sucesso.

Comentário