Acupuntura – Aula Grátis Sobre Acupuntura

A acupuntura é uma “ferramenta” da Medicina Tradicional Chinesa, ou seja, a Medicina Chinesa é uma filosofia e abrange mais “ferramentas”, como a fitoterapia e algumas técnicas de massagem, além da própria acupuntura.

ESCREVA CORRETAMENTE: A-CU-PUN-TU-RA

Antes de continuar, gostaria de fazer uma correção. Eu acredito que você sabe escrever a palavra corretamente, porém muitos escrevem erroneamente, veja algumas grafias erradas da palavra “Acupuntura”:

[learn_more caption=”Veja como não escrever”]

acompuntura

acomputura

aculpuntura

aculputura

acumpultura

acumpuntura

acumputura

acunpultura

acunpuntura

acunputura

acupultura

acupumtura

acupunctura

acuputura

apucultura

apucuntura

computura

cuputura[/learn_more]

Sei que todos podem errar, isso é normal, mas a partir de agora não vale mais errar 🙂 ! Eu também erro muitas coisas e gosto quando falam que errei, só assim poderei consertar meu erro.

Por isso caso tenha qualquer erro aqui ou em qualquer outro lugar que escrevo, por favor, avise-me!

Caso você seja profissional da área de saúde é mais importante ainda não errar, mesmo que não seja acupunturista.

Imagine seu médico, ele te indica para um cardiologista e escreve errado! O que você irá pensar dele?

Com certeza isso irá quebrar a confiança, tendemos a pensar que ele não é um bom profissional e duvidamos até se ele é médico mesmo.

Com outras áreas da saúde não é diferente!

AULA GRÁTIS DOS 5 ELEMENTOS

A base da Medicina Tradicional Chinesa é a teoria do Yin e do Yang e a teoria dos 5 elementos. A teoria do Yin e Yang é um pouco mais simples, porém a teoria dos 5 elementos é muito complexa e tem muito conteúdo, que acaba confundindo os iniciantes.

Para isso resolvi fazer esse vídeo/áudio sobre a teoria dos cinco elementos (final do artigo). Pode assistir pelo YouTube ou pode fazer o download no SoundCloud e ouvir na academia, no trânsito, indo para o trabalho, na fila de espera do médico ou em qualquer outra situação de ociosidade!

[box type=”bio”] DICA: Eu adoro áudios, compro muitos audiobooks e audiolivros e ouço várias vezes. Também faço download de palestras em sites como o SoundCloud e YouTube.

Eu torço muito para que você também “pegue” esse meu hábito! Com investimento mínimo, eu consigo aprender enquanto estou no carro e ainda até dou mantenho “vivo meu inglês![/box]

TEORIA DOS 5 ELEMENTOS

A civilização chinesa é a única das grandes civilizações que sobreviveu até o século XX, seus grandes eventos e descobertas continuam beneficiando toda a humanidade. A china é o único pais que conseguiu manter-se intacto desde a fundação. Apesar de ter sofrido duas invasões, pelos povos mongóis e manchus, a civilização chinesa sobreviveu e ainda converteu os invasores.

Através da observação da Natureza e do Universo, os chineses notaram que os fenômenos seguem ritmos, ciclos e leis imutáveis ao longo dos anos. Tais descobertas têm sido aplicadas em todas as áreas das atividades humanas com resultados consistentes desde 500 a.C., e constituem a base da filosofia chinesa. Assim surgiram as teorias de Yin Yang e de 5 Elementos.

As teorias de Yin Yang e dos 5 Elementos podem ser aplicadas a qualquer campo das atividades humanas. As leis que regem o macrocosmo devem funcionar igualmente nos microcosmos.

Muitos médicos e acupunturistas com formação ocidental cartesiana renegam tais teorias considerando-as antigas e ultrapassadas. Alguns chegam ao extremo de renegar a própria existência do Qi (energia). Entretanto, esqueceram que tais princípios têm sido utilizados há 2.500 anos, caso sejam realmente inúteis, já teriam sido abandonados há muitos séculos atrás.

Dividir todos os objetos do Universo em algumas categorias não foi exclusivo dos chineses. Os gregos e os indianos tiveram suas classificações. Na época de Hipócrates estava vigente a divisão em Quatro Elementos (Água, Fogo, Terra e Ar). O Metal dos chineses corresponde ao Elemento Ar dos gregos.

O quinto Elemento Madeira é conhecido apenas dos chineses e de certas civilizações cujas origens se perderam nos tempos pré-históricos. O nome do quinto Elemento contém em si mesmo o muito discutido e impalpável “elemento da vida”. Os primeiros quatro Elementos se relacionam com substâncias físicas inanimadas e perceptíveis aos nossos sentidos. O quinto elemento (Madeira) está ligado à vida, ao nascer, crescer e desenvolver. A planta (Madeira) possui vida, tem ânimo.

Deve se considerar que este quinto Elemento foi adicionado aos outros quatro, na tentativa de explicar o fenômeno da vida. Os chineses, ao colocar a Madeira na posição de primeiro Elemento, estão considerando a vida como o mais primordial em torno do qual se movimentam os demais Elementos.  É interessante notar certas correlações com Ocidente: na China, a essência da vida (Madeira) era considerada como residente no Fígado, palavra que também representa a vida em inglês (liver e life) e alemão (leber e leben). Como todos sabem, o Fígado é a indústria química do corpo responsável pelo metabolismo que torna a vida possível. Os outros órgãos (Coração, Rim, Pulmão, Baço) têm papéis secundários, no fundo, colaboram com o Fígado, e podem ser transplantados (Coração, Pulmão e Rim) ou retirado (Baço). O Fígado conserva o poder regenerativo, os hepatócitos podem se multiplicar.

Devo esclarecer que os chineses, ao usarem os termos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, não o faziam no sentido físico, real e restrito destas palavras, porém, como sendo o arquétipo de uma idéia, no mesmo sentido usado pelo psicólogo Jung que estudou profundamente a filosofia chinesa. Por exemplo, a “idéia” de casa como espécie, classe, categoria, é oposta a de uma casa “concreta”. Antes que seja possível construir uma casa, é necessária a concepção da idéia correspondente que poderá ser uma cabana, um prédio ou um palácio. A idéia genérica de casa é primaria e cobre um vasto número de possibilidades, enquanto uma casa fisicamente real e individual é apenas secundária.

Assim, quando for dito que Metal destrói Madeira, ou seja, a madeira pode ser cortada por uma serra, não passa da vulgarização material do que é essencialmente uma idéia que se manifesta sob vários aspectos físicos camuflados, com Metal representando Pulmão, nariz, pele, outono, e Madeira significando Fígado, olhos, movimento, primavera.

A teoria dos 5 Elementos é importante para o médico tradicional chinês estudar o diagnóstico, a evolução e o tratamento das doenças!

Para cada Elemento foi atribuído um órgão e uma víscera, Fígado e Vesícula Biliar são Madeira, Coração e Intestino Delgado são Fogo, Baço e Estômago são Terra, Pulmão e Intestino Grosso são Metal, Rim e Bexiga são Água. Alguns estudiosos consideram o ciclo dos cincos Elementos como uma circulação de energia num nível mais profundo do corpo.

CICLO DA GERAÇÃO (SHENG)

Um elemento gera o próximo, como a mãe gera e nutre o filho. Este ciclo é também chamado de Ciclo Shen. É fácil entender tal ciclo:

Madeira gera Fogo – a madeira é combustível para acender o fogo.

Fogo gera Terra – a queimada transforma a madeira em cinzas.

Terra gera Metal – na terra se encontram os minérios.

Metal gera Água – dizem que no ar se encontra o vapor de água, ou que os gases oxigênio e o hidrogênio formam a água. Existe um exemplo também forçado de metal quando derretido muda para o estado líquido.

Água gera Madeira – a água irriga as plantas.

Neste ciclo, cada Elemento é produzido pelo Elemento anterior e ao mesmo tempo, gera o seguinte. A energia nutriente circula nos órgãos segundo este ciclo.

A regra Mãe-Filho pode ser aplicada ao Ciclo de Geração dos Cinco Elementos (Circulação Profunda) ou na Grande Circulação dos Meridianos (Circulação Superficial). A essência da regra diz segundo Zhen Jiu Yi Xue:

“Se um meridiano estiver vazio, tonifique a mãe; se estiver saturado, disperse o filho”.

Num caso de insuficiência de estômago, embora possa tonificá-lo diretamente, a melhor tática é tonificar o antecessor, intestino delgado. Este ao ser tonificado, ficará com mais energia, a seqüência natural é escoa-la para o estômago (filho). E assim, será tonificado o estômago.

CICLO DE CONTROLE (KO)

É também chamado de Ciclo de Dominância ou Ciclo Ko. Os chineses observaram há séculos que em todos os processos do universo, além do gerador, sempre existe um controlador. Isto existe em todos os processos biológicos, o ciclo de controle corresponde ao mecanismo de feed back.

No ciclo de controle ocorrem os seguintes fenômenos:

Madeira domina Terra – as raízes das plantas penetram no solo, parte as rochas e evitam a erosão.

Terra domina Água – os diques contem rios e mares, as margens determinam os cursos das águas, objetos de barro pode conter água.

Água domina Fogo – a água apaga o fogo

Fogo domina Metal – o calor do fogo derrete os metais

Metal domina Madeira – o machado e a faca derrete os metais

Na relação entre os diversos objetos do universo, a geração e o controle são indispensáveis. Sem promover o crescimento não haverá nascimento nem desenvolvimento; sem controle não haverá crescimento ou este seria excessivo de forma que resultaria prejudicial. Por exemplo, se o elemento metal estiver em excesso, para sedá-lo, basta tonificar o elemento fogo, assim diminuirá o excesso de metal.

TABELA DOS 5 ELEMENTOS

Toda a aula que fiz para você é baseada exclusivamente na tabela dos cinco elementos a seguir. Ela é muito maior que isso, porém eu resumi e coloquei só o essencial, porque quero que saiba o todo antes de aprofundar em cada item da Medicina Tradicional Chinesa.

DICA: Após assistir ao vídeo, fique atento e procure os sintomas em amigos, familiares e até mesmo você para perceber que tudo o que estou falando, funciona muito bem na prática!

 

Madeira Fogo Terra Metal Água
Órgão Fígado Coração Baço-pâncreas Pulmão Rim
Víscera Vesícula biliar Intestino delgado Estômago Intestino grosso Bexiga
Sentido Visão/olho Fala/língua Gustação/boca Olfato/nariz Audição/ouvido
Tecido Tendão, Ligamento Vaso Tecido conjuntivo,músculo Pele Osso
Sentimento Reatividade, Ira Alegria, euforia Reflexão, pensamento Tristeza Medo, pavor
Cor Verde Vermelho Amarelo Branco Escuro/preto
Sabor Azedo/ácido Amargo Adocicado Picante Salgado
Clima Vento Calor Umidade Secura Frio
Espírito Hun – alma etérea Shen – atividade mental Yi – inteligência Po – alma corpórea Zhi – força de vontade

 

 

AULA EXPRESS DE CINCO ELEMENTOS (MEDICINA TRADICIONAL CHINESA)

Abaixo terá o vídeo do YouTube para assistir à aula e também tem o link para fazer o download do arquivo MP3 (ao clicar procure o link para fazer o download – DICA: é uma seta para baixo)!

 

SEU COMENTÁRIO

Gosto muito de saber se está gostando ou não do material que estou produzindo e sua opinião é o meu “norte”. Por isso, comente, critique, aponte meus erros e acertos sobre acupuntura! Forte abraço e sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.